Wang Zhenyi (1768-1797)

Wang Zhenyi (1768-1797)


   Wang Zhenyi nasceu no ano de 1768, na cidade de Shuxiangmendi, na China, ela foi uma astrônoma, matemática e poeta. Sua família na época possuía boas condições financeiras e era rodeada de estudiosos, o que serviu de inspiração para Zhenyi seguir a carreira científica. Wang Zhefu, avô dela, foi proficiente em cálculo de calendário e, por conta disso, foi o seu primeiro professor de Astronomia [1,2]. 

   Os estudos relacionados à área da Astronomia realizados por Zhenyi, sobre os fenômenos celestes, foram publicados em um artigo intitulado “Disputa da procissão dos equinócios” que explicava e provava como os equinócios funcionavam e como calcular os movimentos que acarretavam esse fenômeno. Ademais, Zhenyi publicou outros diversos artigos sobre eclipses lunares e solares, a direção do movimento de rotação do Sol, da Lua e dos planetas Vênus, Júpiter, Marte, Mercúrio e Saturno [3]. 

   A cientista também realizou diversos trabalhos relacionados à Matemática, dentre eles o livro “A Explicação do Teorema de Pitágoras e a Trigonometria”, que descreve o teorema de modo acessível à população que na época possuía dificuldades para entender tal assunto. No entanto, Zhenyi não se dedicava somente à Astronomia e à Matemática, como também cavalgava, treinava arco e flecha e escrevia poesias [2]. 

   As poesias escritas pela cientista, tinham um grande cunho político, exaltando as injustiças sofridas pelas mulheres na sociedade feudal, dando ênfase à falta de oportunidades para aprender ciência e cultura. Zhenyi lutava constantemente para que a sociedade entendesse que as mulheres podiam fazer ciência, indo contra as superstições e a ética feudal, como demonstra a sua poesia abaixo [1,2]: 

  “É feito para acreditar que as 

mulheres são iguais aos homens; 

Você não está convencido de que as 

filhas também podem ser heroicas?” 

                                      – Wang Zhenyi 

   Wang Zhenyi faleceu no ano de 1797, com apenas vinte e nove anos, antes de sua morte ela deu as suas obras e anotações para sua amiga Kuai que, antes de falecer anos depois, passou seus estudos para seu sobrinho Qian Yip, um grande estudioso da época. Então, Yip acabou fazendo um compilado com os estudos de Zhenyi em um livro chamado “Princípios simples de cálculo” [3,4]. 

Autora: Rafaela Choqueti Camargo de Meira.

Referências:

[1] AUTOR DESCONHECIDO. Uma famosa cientista do sexo feminino na Dinastia Qing, com exelentes resultados, até asteróides recebem o nome dela. Disponível em: https://gutx.com.br/item/jFddejpo4kdl.html. Acesso em: 18/08/2021. 

[2] BECKER, C. Wang Zhenyi. Disponível em: https://www.parquecientec.usp.br/publicacoes/wang-zhenyi. Acesso em: 18/08/2021. 

[3] MONITORA. Dia 10 – Wang Zhenyi. https://lapsiudesc.wordpress.com/2021/03/10/dia-10-wang-zhenyi/. Acesso em: 24/08/2021. 

[4] AUTOR DESCONHECIDO. Wang Zhenyi. Disponível em: https://scientificwomen.net/women/zhenyi-wang-98. Acesso em: 24/08/2021. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *