O Lançamento de Martelo das Olímpiadas e a Física

O Lançamento de Martelo das Olímpiadas e a Física


   Os Jogos Olímpicos iniciaram na Grécia Antiga e estão presentes até os dias de hoje. Nesse evento, ocorre a competição de atletas de todas as nacionalidades nos diversos esportes que fazem parte das Olimpíadas [1]. 

   Atualmente, esse evento é realizado a cada dois anos, com alternância entre as modalidades de verão e inverno. Cada ano, os Jogos são sediados em países diferentes, dando a oportunidade de crescimento ao país.  

   Um dos esportes que está presente nos Jogos Olímpicos é o Lançamento de Martelo. O intuito é atingir a maior distância possível após o lançamento e o recorde atual olímpico masculino é de 84,40 metros [1]. 

   Mas, primeiramente, esse equipamento não tem o formato de um “martelo”, como o de construção, ele é constituído por uma esfera de metal que pesa 4kg na modalidade feminina e 8kg na masculina. Essa esfera é presa na extremidade de um cabo de aço e uma manopla, tendo o conjunto completo um comprimento de 1,2 metros, aproximadamente [2]. 

   Para atingir o objetivo dessa modalidade, alguns conceitos físicos são utilizados, que auxiliam no melhor desempenho do atleta e do lançamento [1]. 

   Assim, a Física por trás desse esporte começa com o movimento circular, realizado pelo atleta ao girar o martelo de quatro a seis vezes, por um tempo de cinco a seis segundos, ou seja, um movimento não muito longo, mas que possibilita atingir uma maior velocidade tangencial no lançamento, sem gerar perdas extremas na qualidade física do atleta, para prosseguir nos próximos lançamentos [1,3].  

   Também por meio do movimento circular, pode-se utilizar o aumento do impulso gerado pelo movimento que o atleta realiza ao girar o equipamento e a inércia do martelo, que tenderá a manter o movimento, a favor do participante, conseguindo atingir uma aceleração alta [5].  

   Já quando o martelo é lançado até chegar ao chão, o movimento observado é o de uma parábola, ou seja, descreve uma trajetória oblíqua. Assim, o ângulo com o qual ocorre o lançamento também influencia no desempenho da prova, pois considerando que o corpo é lançado a uma certa altura da superfície, o ângulo indicado para melhor desempenho é de 43º, para auxiliar no alcance da maior distância [2,3]. 

   A explicação Física acerca do movimento do Lançamento de Martelo traz possibilidade de melhorar a qualidade dos lançamentos para os participantes dessa modalidade, pois o treinador e o atleta podem corrigir e aprimorar possíveis falhas no desenvolvimento, assim como também em diversos outros esportes. 

Autora: Gabriela Folmer Miss.

Referências:  

[1] Olimpíadas todo dia. Lançamento de martelo. Disponível em: https://www.olimpiadatododia.com.br/toquio-2020/jogos-olimpicos/atletismo/lancamento-de-martelo-feminino/. Acesso em: 04/08/2021. 

[2]BRESSAN, J. C. M. A Técnica do Lançamento do Martelo e suas variações utilizadas por diferentes atletas. Disponível em: https://www.cbat.org.br/desenvolvimento/artigo\textunderscore.pdf. Acesso em: 05/08/2021. 

[3] HALLIDAY, D; RESNICK, R.; KRANE, K. S. Física 1. 5a. ed. v. 1. Rio de Janeiro: LTC, 2017 

[4] Meu Cosmos. Lançamento de Projéteis. Disponível em: https://meu-cosmos.blogspot.com/2018/11/alcance-de-um-projetil-em-funcao-do.html. Acesso em: 03/08/2021. 

[5] BERNARDES, Júlio. Cientistas desvendam a física por trás da performance dos atletas. Jornal da USP. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/cientistas-desvendam-a-fisica-por-tras-da-performance-dos-atletas/. Acesso em: 04/08/2021. 

Referência da imagem:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/esportes/olimpiada/noticia/2016/08/wagner-domingos-se-classifica-para-final-do-lancamento-de-martelo-7286949.html.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *