Nossas mensagens espaciais

Nossas mensagens espaciais


   Há muitas controvérsias referentes à vida alienígena, muitos defendem que com o tamanho do Universo é muito provável que em algum lugar há um planeta semelhante à Terra, o qual carrega vida. Outros defendem que essa é uma visão romantizada do Universo.

   Bem, como disse o escritor de ficção científica Arthur C. Clarke:

“Existem duas possibilidades…Ou estamos sozinhos no universo ou não estamos. Ambas são igualmente aterrorizantes”

   Mas, partindo do pressuposto que possa ter vida em algum lugar, muitos especulam que, caso ela exista e componha uma civilização avançada, não deveríamos tentar contato, pois, como disse Stephen Hawking, “Pode ser como o encontro entre Colombo e os índios” [1].

   Por outro lado temos Douglas Vakoch, presidente da SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), o qual defende que anunciemos a nossa presença com a invenção do rádio e televisão, emitindo ondas eletromagnéticas. Além disso, que já foram enviadas mensagens para o espaço com o intuito de se comunicar, com vida extraterrestre; dentre elas, podemos citar as mensagens de Arecibo, placa Pioneer, entre outras [2].

   Porém, toda a linguagem que conhecemos está limitada à nossa vida terrestre, então, em que linguagem deveríamos nos comunicar? Como nós escreveríamos essa mensagem?

  Pois bem, os pesquisadores acreditam que a única linguagem universal é a Matemática, e que a vida extraterrestre deveria ser inteligente o suficiente para compreender a mensagem. 

   A mensagem da Placa Pioneer, idealizada por Carl Sagan, Frank Drake e desenhada por Linda Salzman Sagan, foi enviada ao espaço na nave Pioneer 1 em 1972.  Na placa é apresentada a transição hiperfina do hidrogênio, dando uma referência de tempo e comprimento. Além disso é apresentado como os seres humanos são e seu tamanho, onde está localizado o Sol (a partir de pulsares) e então onde está o planeta Terra (indicado por uma seta) no Sistema Solar. Porém, para compreender essa mensagem, a vida extraterrestre deve ter conhecimento de conceitos como átomo, pulsares e vetores (representados por seta). Mas, nada garante que eles conheçam vetores como setas, ou simplesmente não conheçam vetores [3,4].

   Alguns anos mais tarde, em 1974, a SETI utilizou do radiotelescópio Arecibo para transmitir mensagens codificadas de forma binária para o Aglomerado Globular de Hércules. A transmissão foi feita em 1679 pulsos e ficou conhecida como mensagem de Arecibo. Para decodificá-la, é necessário anotar todos os pulsos, perceber que 1679 é um semiprimo, que só pode ser fatorado por 23*73 e, então, colocar os pulsos de forma binária, dividindo por cores, em uma imagem de 23 pulsos por 73, para finalmente obter a mensagem de Arecibo [4, 5].

   Caso alguém receba a mensagem, deve ser capaz de compreender as informações contidas. Entre elas há os números (de 1 a 10) de forma binária, os elementos primários para a constituição da vida na Terra (todos organizados de acordo com o seu número atômico em forma binária), os nucleotídeos do DNA, entre outras. O sinal enviado foi de 20 terawatts de potência, o que possibilita um radiotelescópio do mesmo porte do Arecibo, detectar a mensagem em qualquer ponto da Via Láctea [4].

   Por outro lado, temos mensagens como a que foi enviada na Voyager 1, em 1977,  chamada Voyager Golden Record, que ficou conhecida como uma cápsula do tempo, trazendo imagens e sons que remetem à humanidade. Na capa dela estão as instruções de como faz para tocar e nela foram adicionados fotos de rios, pessoas comendo, bebendo, indo ao supermercado, entre outras. Também foram adicionados sons terrestres, como chuva, batimentos cardíacos, risada, beijos, entre outros. Também foram inclusas saudações em diversos idiomas terrestres e músicas. Entre as músicas há a canção de casamento típica do Peru, a 5ª sinfonia de Beethoven, Melancholy Blues de Louis Armstrong, entre outras. Como citado anteriormente, essa mensagem é vista com uma cápsula do tempo, que preserva a Terra da humanidade pelo Universo (clique aqui caso queira descobrir esta mensagem) [5,6]. 

   Não sabemos se essas mensagens serão encontradas. Pois bem, elas vão viajar por muitos anos até encontrar algum paradeiro, e, caso sejam encontradas, demorarão anos para serem respondidas, isso se forem compreendidas.

   Fazendo com que não se tenha nenhuma resposta de se há vida extraterrestre, e se as mensagens enviadas serão compreendidas. Pode ser que a Terra tenha recebido mensagens extraterrestres, mas não obtemos sucesso em compreendê-la.

   Pois bem, qual é a sua opinião sobre tentar se comunicar com vida extraterrestre, seria algo perigoso? Você conseguiria decifrar alguma dessas mensagens? Comente a sua opinião e não se esqueça de curtir o texto.

Texto por: Vinicius Andrade de Oliveira        

Referências:

[1] GRESHKO, Michael. Stephen Hawking’s Most Provocative Moments, From Evil Aliens to Black Hole Wagers. National Geographic. Disponível em: https://www.nationalgeographic.com/news/2018/03/stephen-hawking-controversial-physics-black-holes-bets-science/. Acesso em 29 de Agosto de 2020.

[2] How to talk to Aliens. 2019. (26:06). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xna-kdXZQHQ. Acessado em 30/08/2020.

[3] Pioneer Plaque. NASA Science. https://solarsystem.nasa.gov/resources/706/pioneer-plaque/. Acessado em 30/08/2020

[4] SAGAN, Carl; SAGAN, Linda Salzman; DRAKE, Frank. A message from Earth. Science, v. 175, n. 4024, p. 881-884, 1972.

[5]Arecibo Message. SETI Institute. https://www.seti.org/seti-institute/project/details/arecibo-message. Acessado em 30/08/2020

[6] Voyager Golden Record. Disponível em: https://goldenrecord.org/ Acessado em 30/08/2020

[7] The Golden Record. Jet Propulsion Laboratory (NASA). https://voyager.jpl.nasa.gov/golden-record/. Acessado em 30/08/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *