George Washington Carver: de Escravo a Mestre em Agronomia (1864 – 1943)

Filho de um casal escravizado, George Washington Carver nasceu na propriedade de um senhor de escravos chamado Moses Carver. Como muitas crianças nascidas durante a escravatura, George não tem uma data de nascimento registrada, mas estima-se que seu nascimento foi por volta de 1864 na cidade de Diamond no Missouri, durante a Guerra Civil americana [2].

Com apenas uma semana de vida, George, sua mãe e irmã, foram sequestrados por bandidos e vendidos na cidade de Kentucky. Felizmente, um agente da família Carver conseguiu recuperar George Washington e retornar com ele para o Missouri [2].

Ao final da Guerra Civil em 1865, veio o fim da escravatura no Estado deo Missouri, entretanto, isso não garantia a aceitação de alunos negros nas escolas locais. Como solução, Moses e sua esposa Susan, decidiram criar e educar George, ensinando-o a ler e a escrever [2]. Com doze anos de idade, começou a estudar em uma escola para crianças negras, que ficava a 16 quilômetros de sua casa [2, 3].

Ao longo de sua vida, George nunca abandonou o trabalho, e muito menos os estudos, sempre adquirindo conhecimento e experiência [3]. Aos vinte anos, ingressou no colégio Minneapolis High School, na cidade de  Minneapolis, onde concluiu o equivalente ao ensino médio, enquanto trabalhava como lavrador [2, 3]. Após a conclusão do ensino médio, Carver foi aceito no Highland College em Highland, Kansas, mas teve sua admissão negada por ser negro [2, 3]. Sendo assim, em 1890, ingressou na Simpson College, Indianola, Iowa, onde estudou primeiramente Aartes e piano. Mas, ao realizar pinturas e desenhos de amostras botânicas, desenvolveu certo interesse e matriculou-se no curso de Aagronomia na Iowa State Agricultural College, onde recebeu diploma de bacharel em 1894 e grau de mestre em 1896 [3].

Carver então foi convidado a dirigir o departamento de agricultura do Tuskegee Normal and Industrial Institute, chefiada pelo educador afro-americano Booker T. Washington [3]. Em Tuskegee, Washington buscou melhorar as condições dos afro-americanos por meio da educação e obtenção de habilidades [3].

Carver também foi responsável por uma grande evolução na Aagronomia, na qualonde realizou pesquisas sobreno manejo do solo e produção agrícola, ajudando os agricultores locais a melhorar sua situação econômica [2, 3]. Na pesquisa em questão, Washington percebeu que o excesso de plantio de algodão acarretou na  incapacitação das terras para o plantio. Como solução, eleCarver instruiu os agricultores a plantar amendoim e soja, o que acarretaria na restauração do nitrogênio no solo [2]. Em decorrência, percebeu-se também que esstes solos eram adequados para o plantio de batata- doce,  mas havia pouca demanda para esstes alimentos no mercado. Carver então iniciou pesquisas voltadas à aplicação desstes alimentos, desenvolvendo cerca de 300 produtos derivados como: farinha, tinta, corantes, plásticos, óleos medicinais, entre outros [3].

George permaneceu em Tuskegee até o fim de sua vida, realizando inúmeras pesquisas importantíssimas para sua área [3]. George Carver faleceu em 5 de janeiro de 1943, após uma queda nas escadas de sua casa [2].

Escrito por: Luciano Cardoso Dias

REFERÊNCIAS:

[1] Imagem retirada de: Sipe, N. Science museum brings George Washington Carver to life.  Disponível em: <https://www.montgomerynews.com/entertainment/science-museum-brings-george-washington-carver-to-life/article_7cd38146-953b-5083-bdf5-fa5819ebba17.html> Acesso em 17 de julho de 2020;

[2] Biography.com Editors. George Washington Carver Biography.  Disponível em: <https://www.biography.com/scientist/george-washington-carver#:~:text=George%20Washington%20Carver%20was%20born,including%20dyes%2C%20plastics%20and%20gasoline> Acesso em 16 de junho de 2020;

[3] Tikkanen, A. George Washington Carver. Disponível em: <https://www.britannica.com/biography/George-Washington-Carver> Acesso em 16 de junho de 2020;