Neil Alden Armstrong (1930 – 2012)

Há 50 anos; o nosso satélite natural ganhava as suas primeiras “pegadas humanas”. Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua. Comandante da nave Apollo 11, ele deixou as suas pegadas no solo lunar no dia 20 de julho de 1969.

Neil Alden Armstrong nasceu em Wapakoneta, no Estado de Ohio, nos Estados Unidos, no dia 5 de agosto de 1930. Seus pais foram Stephen Koenig Armstrong e Viola Louise Engel, sendo que seu pai era um auditor que trabalhava no governo do Estado de Ohio e sua mãe, dona de casa. Era o filho mais velho do casal e teve dois irmãos, June Armstrong e Dean Armstrong.

Por ter tido uma vida discreta, pouco se sabe sobre ela antes de se tornar internacionalmente conhecido. Estudou no colégio Blume High School e lá, em Wapakoneta, teve suas primeiras lições de aviação. Com dezesseis anos de idade, já possuía licença para pilotar, e aos dezessete anos ingressou na Purdue University, localizada em West Lafayette, Indiana, no curso de Engenharia Aeroespacial, com uma bolsa de estudos da Marinha dos EUA.

Por conta desse sistema de bolsas, Armstrong teve que prestar serviço para a Marinha durante três anos, e nesse período foi enviado para atuar na Guerra da Coreia, conflito que aconteceu entre 1950 e 1953. Em 1949, Armstrong treinou como piloto na Marinha e sua primeira missão na guerra só aconteceu em agosto de 1951. Ele voou em 78 missões de combate durante esse conflito militar, recebendo algumas condecorações por sua atuação.

Em 1952, Armstrong foi dispensado do serviço militar. Depois disso, retornou à universidade, concluindo os seus estudos em 1955. Ao longo de sua vida, Neil também concluiu um mestrado na mesma área e conquistou diversos doutorados honorários.

Depois de concluir seu curso, tornou-se piloto de testes para a National Advisory Committee for Aeronautics (NACA) e, nessa época, atuou como piloto de testes em diversas aeronaves, entre elas a X–15, um avião experimental que chegava a alcançar Mach 5, lançado por foguetes nos quais ocorreram as primeiras tentativas americanas de chegar aos limites da atmosfera, para estimativas de padrões para o voo espacial.

Em 1962, Armstrong resolveu aplicar-se para ingressar na NASA  (National Aeronautics and Space Administration), a recém formada agência espacial dos Estados Unidos. A sua inscrição chegou uma semana depois do prazo final estipulado, mas uma pessoa que havia trabalhado com Armstrong, chamada Dick Day, percebeu o formulário de seu amigo e o colocou junto dos formulários que haviam chegado no tempo certo. Desta forma, foi convocado posteriormente para formar a segunda turma de astronautas da NASA. Esse segundo grupo ficou conhecido como “New Nine”. Enquanto esteve na agência, Armstrong trabalhou nos programas Gemini e Apollo.

Em 1961, a NASA deu início ao Projeto Apollo com o objetivo de explorar a Lua. Foram diversas missões até chegar ao momento máximo dos testes quando, no dia 16 de julho de 1969, a nave Apollo 11 foi lançada do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida. O astronauta Neil Armstrong desceu nove degraus e se tornou o primeiro homem a pisar na Lua: “Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade.”

As pegadas no solo lunar de Armstrong e, pouco depois, de seu colega de façanha Buzz Aldrin pareciam anunciar que, dali para frente, o homem seria capaz de qualquer conquista. Por cerca de duas horas e meia, Armstrong e Aldrin coletaram amostras e conduziram experimentos. Eles também tiraram fotos, incluindo suas próprias pegadas.

Retornando em 24 de julho de 1969, a nave Apollo 11 desceu no Oceano Pacífico a oeste do Havaí. Armstrong recebeu inúmeros prêmios por seus esforços, incluindo a Medalha da Liberdade e a Medalha de Honra do Congresso.

Em 1970, concluiu o mestrado em Engenharia Aeroespacial da Universidade do Sul da Califórnia. Em 1971, quando deixou a NASA fez parte da diretoria de algumas empresas americanas. Lecionou Engenharia Espacial na Universidade de Cincinnati até 1980. Em 1986 foi convidado pelo presidente Ronald Reagan para participar das investigações do acidente do ônibus espacial Challenger.

Depois da Apollo 11, Neil Armstrong virou um herói americano e passou a ser tratado como celebridade. Apesar disso, fez o que fosse possível para manter sua vida privada. Procurou evitar, sobretudo, a exposição de sua família nos anos seguintes. Casou-se duas vezes ao longo de sua vida. Sua primeira esposa foi Janet Shearon, no período entre 1956 e 1994. Desse casamento, nasceram os três filhos de Armstrong: Karen, que faleceu com pouco mais de dois anos, vítima de um tumor cerebral, Eric e Mark. Sua segunda esposa foi Carol Knight, e seu casamento com ela estendeu-se até o ano de sua morte.

Neil Alden Armstrong faleceu em 25 de agosto de 2012 por complicações no seu estado de saúde depois de ter passado por uma cirurgia cardiovascular para desentupir suas artérias. Seu corpo foi cremado e as cinzas foram lançadas no Oceano Atlântico.

Texto por: Bruno Belin Dal Santos.

Referências:

[1]. Editores da Biography.com. Biografia de Neil Armstrong. Disponível em:<https://www.biography.com/astronaut/neil-armstrong>. Data de acesso: 20/07/2019

[2].    Silva, N. D.. Neil Armstrong. Disponível em:<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/neil-armstrong.htm>. Data de acesso: 20/07/2019.

[3]. Frazão, D.. Neil Armstrong. Disponível em:<https://www.ebiografia.com/neil_armstrong/>. Data de acesso: 20/07/2019.