Olga Alexandrovna Ladyzhenskaya (1922 – 2004)

Olga Alexandrovna Ladyzhenskaya nasceu no ano de 1922, em Kolorgriv, uma província de Kostroma, na Rússia. Olga morava com seus pais e suas duas irmãs, as quais foram ensinadas por seu pai sobre noções básicas de geometria quando Olga tinha oito anos de idade. Os ensinamentos de seu pai serviram como motivação a seguir a área da matemática, pois Olga possuía um laço tão grande com seu pai que chegaram a aprender Cálculo juntos.

Quando Olga tinha quinze anos, seu pai foi considerado inimigo da nação soviética, sendo preso pelas autoridades stalinistas e executado sem julgamento pela NKVD, precursora da KGB (organização de serviços secretos da União Soviética). Por esse motivo, as autoridades soviéticas impediram suas irmãs de continuarem os estudos, mas Olga conseguiu completá-los.

Em 1939, apesar de ter se formado no ensino médio com notas excelentes, Ladyzhenskaya foi proibida de ingressar na Universidade Estadual de Leningrado, por ser filha de um inimigo. Olga ingressou, então, na Faculdade de Treinamento para Professores de Pokrovski, onde estudou até o início da Segunda Guerra Mundial, quando se mudou para Kologriv com sua família.

No ano de 1943, ela ingressou na Universidade Estadual de Moscou por intervenção da mãe de um de seus alunos ao reitor da Universidade, que o convenceu a aceitar Olga como estudante. Neste momento, Ladyzhenskaya teve seu primeiro contato com a Álgebra, Teoria dos números e equações diferenciais parciais.

Após se formar em 1947, voltou com sua família para Leningrado onde se tornou pós-graduanda da Universidade Estadual de Leningrado, agora com recomendação da Universidade Estadual de Moscou. Nessa etapa de sua vida, Olga foi fortemente influenciada a estudar equações da Física Matemática

Em 1949, Olga defendeu sua dissertação de doutorado sobre o desenvolvimento de métodos de diferenças finitas para sistemas hiperbólicos lineares e quase-lineares de equações diferenciais parciais. Em 1954, ela se tornou professora na Universidade Estadual de Leningrado e inicialmente tornou-se pesquisadora do Instituto de Matemática Steklov da Academia de Ciências da URSS.

Olga Ladyzhenskaya teve dois livros publicados, um em 1953, “Problemas mistos para uma equação hiperbólica” e outro em 1960 com o título: A Teoria Matemática do Fluxo Incompressível Viscoso. Ambos os livros tiveram grande reconhecimento na área da Física Matemática, e este último tornou-se um clássico da área.

Olga Alexandrovna Ladyzhenskaya esboçava um artigo sobre alguns aspectos computacionais da Hidrodinâmica em São Petersburgo, quando viajou para Flórida e faleceu no dia 12 de janeiro de 2004 durante o sono.

Texto por: Luciano Cardoso Dias.

Referências:

J, J, O’Connor and E, F, Robertson. Olga Alexandrovna Ladyzhenskaya. Disponível em < https://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk/Biographies/Ladyzhenskaya.html> Acesso em 25 de julho de 2019.