Um novo dragão em minha garagem

Um novo dragão em minha garagem


Nos dias de hoje, a facilidade de comunicação tem possibilitado a disseminação de notícias com origem duvidosa; infelizmente, a desinformação e a informação falsificada assolam o mundo contemporâneo, dominado pelas mídias digitais, pelas redes sociais e pela circulação de notícias em escala global e em tempo real. As Fake News invadiram o noticiário científico em uma época que hipóteses como a da Terra plana ou a da criação de espécies biologicamente imutáveis, refutadas por séculos de estudos criteriosos e bem fundamentados, voltaram a circular na internet como se fossem novas. Porém, dessa vez não estamos falando apenas de pobres ETs que só queriam ficar em paz fazendo círculos em plantações; nos dias atuais, as Fake News passaram a ter um caráter bem mais importante, chegando ao ponto de interferir na aceitação por parte da população em decisões políticas tomadas pelo governo. Esse conjunto de pseudociências e notícias falsas tem algo que colabora para sua disseminação, além da facilidade de comunicação: a ausência de um olhar cético.

Quando denominamos a palavra cético, queremos dizer que adotamos a famosa dúvida metodológica (ou metódica) defendida por Descartes, o fundador da filosofia moderna. Dúvida metódica se baseia na premissa de desconfiar com cuidado sobre o que nos dizem, bem quanto ao que percebemos e pensamos, por meio de testes a partir de novas experiências e pensamentos. A dúvida metódica se opõe à credulidade ou à aceitação ingênua pela primeira coisa que vemos ou pensamos e constitui o núcleo do método científico.

A procura pela verdade sempre foi um dos maiores pilares da ciência, pois esta sempre buscou encontrar representações verdadeiras do mundo e, a partir dessas representações, obter enunciados que correspondam aos fatos. Essa busca por um conhecimento mais “polido” da realidade deve ser aberta a questionamentos e ao ceticismo rigoroso. O ceticismo deve servir para autocrítica, inclusive. Além disso, não nos convém buscarmos a verdade se apresentamos uma postura fechada em arrogância, defendendo nossas crenças como se fossem dogmas. Se assim o fizermos, estaremos cometendo os mesmos erros que tendemos a criticar.

Diante desse contexto, a ciência é mais que um conjunto de conhecimentos: é uma forma de pensar, uma visão cética do universo com um conhecimento profundo das falhas humanas. Se nós não formos capazes de fazer perguntas céticas, de interrogar aqueles que nos dizem que algo é verdade, então estamos à disposição do próximo charlatão político ou religioso que aparecer.

Assim como dois mais dois pode ser cinco, se o partido quiser, como escreveu George Orwell em seu livro 1984, o aquecimento global pode “não existir”, se os dados oficiais sobre a poluição e temperatura forem alterados ou manipulados, da mesma forma que uma população pode ser condicionada a criar ódio irracional a uma minoria ou etnia diferente, ou a sociedade pode ser bombardeada com um mar de informação inútil e superficial diariamente e simplesmente não se importar com filosofia ou política…  para isso, basta a ausência de ceticismo.

Texto por: Ricardo Gonzatto Rodrigues.

Referências:

[1] Carlos Germano, Disponível em: <https://universoracionalista.org/o-ceticismo-do-cetico/>. Acessado em 04/06/19.

[2] Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Disponível em: <https://universoracionalista.org/fake-news-na-ciencia/>. Acessado em 04/06/19.

[3] Douglas Rodrigues Aguiar de Oliveira, Disponível em: <https://universoracionalista.org/o-valor-da-verdade/>. Acessado em 04/06/19.

[4] Douglas Ferrari, Disponível em: <https://universoracionalista.org/a-busca-pela-verdade/>. Acessado em 04/06/19.

[5] Glauber Frota, Disponível em: <https://universoracionalista.org/ceticismo-cientifico-ou-metodologico/2/>. Acessado em 04/06/19.

[6] Carl Sagan fala sobre Ceticismo e Ensino da Ciência. 2015. (2m33s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4ospfVNKZDQ> Acessado em 04/06/19.

[7] RAMOS, Otavio.  Distopias | 1984, Fahrenheit 451 e Admirável Mundo Novo. 2017. (6m52s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3wSTQF4AIw0>. Acessado em 04/06/19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *