Ser especial não é tão importante como viver uma vida normal

Ao longo da história surgiram vários gênios e seus elevados QI’s, alguns muito famosos como Albert Einstein, Isaac Newton, Leonardo da Vinci, Galileu Galilei, Stephen Hawking e, entre outros. Todos ganharam notoriedade mundial principalmente por contribuições que trouxeram para a sociedade, porém muitos gênios não conquistaram seu espaço nos livros de história por preferirem manter um anonimato de seus dons.

Uma dessas pessoas é Kim Ung-Yong, engenheiro civil da Coréia do Sul e ex-criança prodígio que exibiu proezas de inteligência logo após seu nascimento. Ele foi listado no Guinness Book of World Records com o homem de “QI mais alto”. No entanto, Kim diz que ter o QI mais alto do mundo não o faz ter a fonte da felicidade.

Nascido em Hang Yang, Coreia do Sul no dia 7 de março de 1963, Kim começou a falar com a idade de 6 meses e entendeu álgebra aos 8 meses de idade. Quando completou um ano já possuía um vocabulário fluente e foi capaz de ler japonês, coreano, alemão e inglês em seu terceiro ano de vida. Seu QI era de 210, quando ele tinha apenas dois anos. Em 2 de novembro de 1967, com quatro anos de idade ele resolveu complexos problemas de cálculo integral na televisão japonesa.

Algum tempo depois, demonstrou também em um programa para a televisão japonesa, sua habilidade para compreender os idiomas chinês, espanhol, vietnamita, tagalo, alemão, inglês, japonês e coreano. Sendo ainda um garoto, Kim também se dedicou a escrever poesia, sendo também um excepcional pintor.

Kim foi um estudante convidado de física na Universidade Hang Yang dos 4 aos 5 anos de idade, sendo aos 8, convidado pela NASA para terminar seus estudos nos Estados Unidos. Aos 9 anos recebeu o título de doutor Honoris Causa em Matemática Espacial e Cálculo Diferencial e aos 12 anos também recebeu o título em Física Nuclear e foi considerado o gênio mais completo da história da humanidade.

Terminou seus estudos universitários, conseguindo um doutorado em física na Universidade Estadual de Colorado, antes de completar os 16 anos. Em 1974, durante seu período universitário, começou seu trabalho de investigação na NASA, até 1978, quando voltou a Coréia do Sul.

No entanto, em seu interior, Kim sentia que isso não estava certo e começou a se sentir vazio e incompleto. Ele diz que ficou muitos anos sentindo-se um robô, “Naquela época, levava minha vida como uma máquina – acordava, resolvia a equação diária, comia, dormia e assim por diante. Eu realmente não sabia o que estava fazendo, estava solitário e não tinha amigos”, diz ele.

Em 1978, com 16 anos Kim voltou para Coréia do Sul e lá foi apelidado de “gênio defeituoso” e era criticado a todo momento. Decidiu mudar de física para engenharia civil onde recebeu um doutorado nessa área, mudando também seu campo de trabalho. Ele acabou publicando cerca de 90 trabalhos em hidráulica, em revistas científicas. A partir de 2007, ele também passou a trabalhar como professor adjunto da Universidade Nacional Chungbuk. Em 14 de março de 2014, ele se tornou professor associado na Universidade Shinhan, e tornou-se vice-presidente da North Kyeong-gi Development Research Center.

Kim Ung-Yong não mostrou ter um QI alto somente perante os livros, um exemplo disso é que ele nunca aproveitou de sua inteligência pra adquirir ganhos financeiros exorbitantes, tanto que até hoje nunca se tornou rico, passou a vida toda fazendo aquilo que mais amava. Com 15 anos, Kim passou por uma “crise existencial” onde ele começou a refletir sobre sua infância perdida e experiências que muitas crianças comuns viveram e ele não.

Ter um alto QI não é sempre um presente. Kim perdeu muitas experiências com as crianças comuns, sua infância foi perdida. Insistiu que a vida sem relacionamentos humanos é sem propósito baseado em sua experiência e acredita que o caminho para a felicidade é viver uma vida normal.

“As pessoas sempre tentam ser alguém especial por negligenciar a sua felicidade comum. Mas elas devem conhecer a felicidade, o que significa coisas comuns que nós todos conhecemos, como amizades nutritivas, compartilhar momentos inesquecíveis com os amigos na escola e assim por diante… Eu não poderia ter estas coisas mesmo se eu quisesse. É por isso que eu sei que o que estou dizendo é importante”, disse Kim.

Sua mensagem é simples e clara: “Ser especial não é tão importante como viver uma vida normal.”

Texto por: Bruno Belim dal Santos.

Referências:

[1]. Fletcher, Luiza; O homem com o QI mais alto tem uma mensagem transformadora para sua vida! Disponível em:https://osegredo.com.br/o-homem-com-o-qi-mais-alto-do-mundo-tem-uma-mensagem-transformadora-para-sua-vida/.  Data de acesso: 15/04/2019.

[2]. Desconhecido; Kim Ung-Yong – O homem com QI mais alto do mundo deixa uma mensagem impactante a todas as pessoas do mundo. Disponível em:http://www.semprequestione.com/2016/05/kim-ung-yong-o-homem-com-qi-mais-alto.html  Data de acesso: 15/04/2019

[3]. Justo, Álisson; Kim Ung-Yong, o Engenheiro Civil mais inteligente do mundo! Disponível em:http://www.republicadaengenharia.com.br/2016/12/kim-ung-yong-o-engenheiro-civil-mais.html Data de acesso: 15/04/2019.

[4]. Desconhecido; O outro lado da moeda. Disponível em:http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com/2013/07/o-outro-lado-da-moeda.html  Data de acesso: 16/04/2019.