Stanley Miller (1930 – 2007)

Stanley Miller (1930 – 2007)

   Considerado pai do estudo da química das origens da vida na terra, Stanley Loyd Miller nasceu na cidade de Oakland na Califórnia no dia 7 de março de 1930. Graduou-se como bacharel em Química pela Universidade da California em Berkeley, no ano de 1951.

   Em busca de ideias para desenvolver seu trabalho de pós-graduação, Stanley participou de um seminário ministrado por Harold Urey, laureado do Nobel de química em 1934. Neste seminário Urey falava sobre as origens do sistema solar, tratando da ideia da síntese de moléculas em uma atmosfera primitiva da terra. Miller então o abordou para iniciar sua pesquisa neste ramo.

   Para este estudo, Stanley simulou a atmosfera primitiva da terra. Dispondo de um ambiente fechado e livre de oxigênio, Miller adicionou água, que ao ser aquecida tornava se gás e interagia com os gases metano, amônia e hidrogênio. No conjunto haviam também dois eletrodos, responsáveis por produzir raios e fornecer energia ao sistema, como apresentado na figura a seguir:


F
igura:  Representação do experimento de Miller – Urey.

(Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Miller–Urey_experiment)  

   Após duas semanas da realização do experimento, observou-se a formação de compostos orgânicos e aminoácidos primitivos, tidos como base de todos os elos nas cadeias de proteínas existentes na terra, dentre eles estavam a Glicina e a Alanina. Os resultados foram publicados na revista Science em 1953 em seu nome, pois Urey achava que Miller foi quem fez todo o trabalho.

Stanley Miller faleceu no dia 20 de maio de 2007, devido a um ataque cardíaco.

Texto por: Luciano Cardoso Dias.

Referências:

[1] Astronoo.com Editors. Stanley Miller (1930 – 2007). Disponível em: <http://www.astronoo.com/en/biographies/stanley-miller.html>; Acesso em 01 de março de 2019.

[2] DNALC Editors. Stanley Lloyd Miller (1930 – ). Disponível em: <https://www.dnalc.org/view/16584-Biography-26-Stanley-Lloyd-Miller-1930-.html>; Acesso em 14 de abril de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *