Prêmio Nobel em Física – 2004

David Gross, H. David Politzer, Frank Wilczek; Fonte: site Nobel Pryze.

O prêmio Nobel em Física de 2004 foi concedido à David Gross da Universidade da Califórnia, H. David Politzer do Instituto de Tecnologia da Califórnia e Frank Wilczek do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, pela descoberta da liberdade assintótica na teoria das interações fortes.

São quatro as forças fundamentais da natureza: a força forte, a força eletromagnética, a força fraca (relacionada a processos de decaimento radioativo) e a força gravitacional. A força forte, também conhecida em inglês como colour force (força colorida), predomina no núcleo atômico e atua entre os quarks. Contradizendo a maioria dos fenômenos físicos Gross, Politzer e Wilczek descobriram, durante a década de 70, que quanto mais próximos dois quarks estão menor é a força de interação entre eles e quando estão muito pertos a força de interação entre os quarks é tão fraca que estes se comportam como partículas livres. Este fenômeno recebeu, então, o nome de liberdade assintótica.

A descoberta dele além de render aos três cientistas o prêmio Nobel de 2004, possibilitou o surgimento de uma nova teoria, a cromodinâmica quântica. Que, por sua vez, contribuiu de forma muito importante para o Modelo Padrão. Este modelo tenta unificar as quatro forças fundamentais da natureza, ou seja, neste momento falta apenas relacionar a força gravitacional para que ele se complete.