Prêmio Nobel em Física – 1933

Erwin Schrödinger, Paul Adrien Maurice Dirac; Fonte: site Nobel Prize.

Os laureados com o Prêmio Nobel de Física 1933 foram Erwin Schrödinger e Paul Adrien Maurice Dirac, premiados conjuntamente pelas descobertas de novas formas significativas para a teoria atômica.

Schrödinger propôs que seria possível encontrar uma equação de onda para os movimentos dos elétrons, as quais definiriam essas ondas da mesma maneira que a equação de onda determinava a propagação da luz. A partir da solução desta equação de onda, deve-se poder selecionar as oscilações que eram viáveis ​​para os movimentos dentro dos átomos. Ele também teve sucesso na determinação da equação de onda para uma série de movimentos diferentes do elétron, e verificou-se que essas equações deram soluções finitas somente quando a energia do sistema possuía valores discretos específicos, determinados pela constante de Planck. Na teoria de Bohr, esses valores discretos de energia dos caminhos dos elétrons eram apenas hipotéticos, mas, na teoria de Schrödinger, eles apareceram completamente determinados pela forma da equação de onda. O próprio Schrödinger, e outros depois dele, aplicaram a teoria das ondas em vários problemas ópticos, incluindo as investigações sobre o comportamento dos átomos nos campos elétricos e magnéticos e a difração dos raios de luz. A equação de onda de Schrödinger forneceu um método conveniente e simples para lidar com problemas relacionados aos espectros de luz e tornou-se uma ferramenta indispensável para a atualidade.

Dirac criou uma mecânica de ondas que parte das condições mais gerais. Desde o início, apresentou a exigência de que o postulado da teoria da relatividade seja cumprido. Visto que a partir desta formulação geral dos problemas, concluiu-se que a auto rotação do elétron que antes havia entrado na teoria como uma hipótese estipulada por fatos experimentais, agora aparece como resultado da teoria geral de Dirac.

Dirac dividiu a equação de onda inicial em duas mais simples, cada uma fornecendo soluções independentes. Parecia que um dos sistemas de solução exigia a existência de elétrons positivos com a mesma massa e carga que os elétrons negativos conhecidos. Isto inicialmente representou uma dificuldade considerável para sua teoria, uma vez que as partículas positivamente carregadas eram conhecidas apenas inseridas no núcleo do átomo pesado. Essa dificuldade que, a princípio, se opôs à teoria tornou-se uma brilhante confirmação de sua validade quando, por experiência, foram encontrados os pósitrons, antes chamados de “elétrons positivos” na investigação teórica de Dirac.

Erwin Schrödinger nasceu no dia 12 de agosto de 1887, em Viena, na Áustria, e morreu dia 4 de janeiro de 1961, também em Viena, na Áustria. Na época em que recebeu o Prêmio Nobel, trabalhava na Berlin University. Paul A.M. Dirac nasceu no dia 8 de agosto de 1902, em Bristol, no Reino Unido, e morreu dia 20 de outubro de 1984, em Tallahassee, Flórida, EUA. Na época em que foi laureado com o Prêmio Nobel, trabalhava na University of Cambridge.

Autor do texto: Desconhecido

Revisão: Felipe Leria Stefenon