Prêmio Nobel em Física – 1980
James Watson Cronin, Val Logsdon Fitch; Fonte: site Nobel Prize.
O prêmio Nobel em física de 1980 foi dividido entre James Watson Cronin e Val Logsdon Fitch “pela descoberta de violações dos princípios fundamentais de simetria no decaimento dos mésons-K neutros”.
James Watson Cronin fez sua graduação na Southern Methodist University em 1951, em seguida ingressou na Universidade de Chicago onde despertou seu interesse pelo novo campo de física de partículas e em 1955 recebeu seu Ph.D.
Val Logsdon Fitch graduou-se na Gordon High School, foi convocado para o exército dos EUA, em 1943. Após isso fez bacharelado em engenharia elétrica na McGill University e completou seu doutorado em física em 1954, na Universidade de Columbia surgiu seu interesse nas partículas mésons-K.
Cronin conheceu Val Fitch no Laboratório de Brookhaven em 1964 enquanto trabalhavam estudando matéria e antimatéria e descobriram que o tempo de desintegração dos mésons-K é diferente do tempo do antiméson-K mostrando assim uma diferença no comportamento entre partículas e antipartículas.
Autor do texto: Diego H. Witchemichen.
Revisão: Mariana Gabriela Fabiani.
Referências:
NOBELPRIZE.ORG. The Nobel Prize in Physics 1980. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1980/>. Acesso em: 19 de julho de 2016.
FERRARO, Nicolau Gilberto. Ganhadores do Prêmio Nobel de Física. Disponível em: <http://osfundamentosdafisica.blogspot.com.br/2012/11/especial-de-sabado_24.html>. Acesso em: 19 de julho de 2016.