Prêmio Nobel em Física – 1968

Luis Álvarez; Fonte: site Nobel Prize.

O Prêmio Nobel de Física 1968 foi atribuído a Luis Alvarez “por suas contribuições decisivas para a física de partículas elementares, em particular tornou possível a descoberta de um grande número de estados de ressonância, através da técnica desenvolvida por ele, no uso da câmara de bolhas de hidrogênio e análise de dados”.

Luis W. Alvarez nasceu em 13 de junho de 1911 em San Francisco, Calif.. Ele fez seu bacharelado na Universidade de Chicago em 1932, o mestrado em 1934, e seu doutorado. em 1936. Dr. Alvarez entrou para o Laboratório de Radiação da Universidade da Califórnia, como pesquisador em 1936 onde mais tarde se tornou professor. Durante a guerra (quando estava no MIT), ele foi responsável por três sistemas de radar importantes – o sistema de microondas de alerta precoce, o sistema bombardeio de grande altitude Eagle, e um sistema de pouso cego de civis, bem como valor militar. Enquanto no Laboratório de Los Alamos, Professor Alvarez desenvolveu os detonadores para deflagrar a bomba de plutônio. Ele voou como um observador científico em ambas as explosões de Alamagordo e Hiroshima.

Oportunidades para investigar menores componentes do nosso mundo foram revolucionadas por C.T.R Wilson com a invenção da câmara de nuvens e invenção da câmara de bolhas de Donald Glaser. Nestes dispositivos, partículas eletricamente carregadas deixam rastros para trás. Na última parte da década de 1950, Luis Alvarez desenvolveu ainda mais a câmara de bolhas usando hidrogênio líquido. Ele também desenvolveu novos sistemas de medição e métodos baseados em computador para analisar grandes quantidades de dados. Isto levou à descoberta de um número de partículas anteriormente desconhecidos.

Autor do texto: Diego H. Witchemichen

Revisado por: Luciano Cardoso Duas

Referências:

NOBELPRIZE.ORG. Luis Alvarez – Biographical. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1968/alvarez-bio.html>. Acesso em: 18 de outubro de 2016.