Prêmio Nobel em Física – 1957

Chen Ning Yang, Tung-Dao; Fonte: site Nobel Prize.

O Prêmio Nobel de Física em 1957 foi atribuído em conjunto para Chen Ning Yang e Tsung-Dao (T.D.) Lee “pelas suas investigações das chamadas leis de paridade que levaram a importantes descobertas sobre as partículas elementares”.

Durante muito tempo, os físicos assumiram que várias simetrias caracterizavam a natureza. Em uma espécie de “mundo espelhado” onde a direita e à esquerda eram invertidas e a matéria era substituída pela antimatéria, as mesmas leis físicas se aplicariam, postulavam. No entanto, a igualdade dessas leis foi questionada sobre o decaimento de certas partículas elementares. Em 1956, Chen Ning Yang e Tsung Dao Lee formularam uma teoria de que a lei de simetria esquerda-direita é violada pela interação fraca. As medições da direção de movimento dos elétrons durante a deterioração beta do isótopo de cobalto confirmaram isso.

Chen Ning Yang nasceu em 22 de setembro de 1922, em Hofei, Anwhei, China, foi criado na atmosfera pacífica e acadêmica do campus da Universidade de Tsinghua. Recebeu sua educação universitária na National Southwest Associated University, na qual completou o seu bacharel em 1942. Seu mestrado foi recebido em 1944 da Universidade Tsinghua. Ele foi para os EUA no final da guerra com uma bolsa da Universidade Tsinghua e entrou na Universidade de Chicago em janeiro de 1946 onde recebeu seu doutorado em 1948. Lá, ficou sob a forte influência do professor E. Fermi. Yang trabalhou em vários assuntos em Física, mas teve seu principal interesse em dois campos: mecânica estatística e princípios de simetria.

Tsung-Dao (T.D.) Lee nasceu em Xangai, na China, em 24 de novembro de 1926, recebeu a maior parte de sua educação secundária em Xangai. Em 1945, participou da National Southwest Associated University. Lee recebeu uma bolsa do governo chinês para estudos de pós-graduação nos Estados Unidos. De 1946-50 estudou na Universidade de Chicago, onde Enrico Fermi o selecionou para ser seu aluno de doutorado. Lee foi rapidamente se tornando um cientista amplamente conhecido, especialmente por seu trabalho em partículas elementares, mecânica estatística, teoria de campo, astrofísica, física da matéria condensada e turbulência, tendo resolvido vários problemas de longa data e grande complexidade. O Dr. J. Robert Oppenheimer elogiou-o como um dos físicos teóricos os mais brilhantes então conhecidos. Aos 29 anos, Lee era então o mais jovem professor da história da Universidade de Columbia. Em 1957, quando recebeu o Prêmio Nobel com apenas 31 anos de idade, Lee tornou-se o segundo cientista mais jovem a receber essa distinção.

Autor do texto: Diego Henrique Witchemichen

Revisão: Lhonidas de Senna Junior

Referências:

[1] DESCONHECIDO. The Nobel Prize in Physics 1957. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1957/>. Acesso em: 21 mar. 2017.