Juno, Uma Odisseia em Júpiter

Juno, Uma Odisseia em Júpiter

 Mais um feriado de Independência dos Estados Unidos da América estava passando como outro ano qualquer, mas não no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, pois neste dia 4 de Julho de 2016, as 8h53 da noite a sonda Juno entra com sucesso em uma órbita ao redor de Júpiter.

 Lançado em Agosto de 2011, Juno é a segunda espaçonave a estudar o gigante do Sistema Solar (a primeira foi Galileo em 1995). Seu objetivo é conhecer as profundezas desse planeta, saber do que ele é formado, quais mistérios guarda em seu interior.

 Para isso utilizará vários instrumentos diferentes, com destaque para os sensores de infravermelho e ultravioleta. A sonde deve descobrir, também, se há a presença de um núcleo denso dentro dele, o que pode confirmar as atuais teorias sobre sua formação.

 Sua órbita inicial é uma elipse que ela cobrirá em 53 dias. Depois de duas voltas, será feito um novo ajuste para reduzir o período orbital para 14 dias. No início, os instrumentos científicos permaneceram desligados, por poucas horas cinco deles foram acionados para verificar seu funcionamento, mas as imagens verdadeiramente interessantes começarão a ser enviadas apenas a partir de 27 de agosto.

 Ao todo, a sonda percorrerá 37 órbitas e então cairá em um mergulho na atmosfera de Júpiter em fevereiro de 2018 o que fará com que seus componentes deixem de funcionar devido à alta pressão atmosférica, mas não antes de coletar mais informações.

 Se o leitor ainda não conhece muito sobre esse gigante gasoso provavelmente vai gostar de ler o texto “O Maior de Todos” e, se quiser ficar por dentro das descobertas de Juno acesse: “Juno/NASA“.

Texto por: Bárbara de Almeida S.

 Referências:

Após longa jornada, sonda Juno entra na órbita de Júpiter com sucesso. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2016/07/1788598-apos-longa-jornada-sonda-juno-entra-na-orbita-de-jupiter-com-sucesso.shtml >. Acessado em: 12 de Julho.

Team Begins Powering up Science Instruments. Disponível em: < http://www.nasa.gov/feature/team-begins-powering-up-science-instruments >. Acessado em: 12 de Julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *