Peixes nascem esperando água e humanos nascem esperando cultura.

Peixes nascem esperando água e humanos nascem esperando cultura.

   


 

Imagem I

            Os seres humanos em geral gostam de pensar que somos a espécie mais inteligente do Universo, mas nunca ninguém listou especificamente o conceito de inteligência. Talvez porque não há um protótipo de inteligência, ela deriva de varias categorias. Como por exemplo, pássaros e esquilos são inteligentes pela qualidade de memorização, uma vez que comparados a nós eles tem mais domínio de onde deixaram seus alimentos; Primatas são bons em entender espaço físicos, a noção que eles tem sobre lugar por exemplo não se deixa passar muito longe da noção que crianças humanas tem sobre o mesmo. Imagine que uma criança nasce e é criada como um humano normal, na sua família, frequentando coisas sociais, tendo sim uma cultura e se por um acaso uma segunda criança fosse para uma ilha sem civilização ao seu redor, e assim deixada… anos depois, já na idade adulta se fossemos “checar” como elas estarão concluiríamos que os comportamentos serão diferentes, uma vez que a criança da ilha teria comportamento mais parecido com o de um primata, enquanto que a criança deixada em sociedade cresceu desenvolveu seu processo social, tendo em vista novos recursos que sozinha não teria, ela teria realmente alcançando uma vida mais pratica que a da pessoa da ilha. Ou seja o ser humano precisa de uma cultura, ferramentas de linguagem, pois se a cultura não houver a “inteligência natural humana” não se desenvolve. O ser humano, longe de qualquer tipo de questões biológicas apenas filosóficas se difere dos animais pela capacidade de transformar a própria natureza, de tal modo de transformá-la que assim transforma a si mesmo. O homem é por si só único, e o que nos diferencia é o nosso processo de que conseguimos trabalhar em grupo, assim tendo novos recursos que não teríamos sozinhos, tendo uma cultura!

            Agora imagine que para nos ser humanos é ter cultura, mas as culturas se diferem… as maneiras de conviver mudam de grupos para grupos conforme a tradição se modifica, mas é bobeira achar que sua cultura é mais favorecida que de outros grupos com diferentes tradições. Uma vez que para qualquer marca de cultura encontramos humanos pois é na nossa essência onde achamos a cultura, algo que anda lado a lado com nossa habilidade para cooperar.

            Em questões biológicas os seres humanos tem mostrado como são especiais, pois há 50.000 anos tínhamos os mesmos corpos e cérebros que hoje em dia temos. Mas ainda não tínhamos algo que pudesse ser chamado de arte e nossos artefatos estavam limitados aos funcionais — ferramentas de pedra para a caça e abate, por exemplo. Tudo mudara em torno de 40 mil anos atrás, quando o registro arqueológico mostra um florescimento magnífico e repentino de arte, incluindo até mesmo instrumentos musicais.  Foi a evolução cultural o que nos superou em ordens de magnitude a evolução genética! Em seguida, veio a transição do caçador/coletor para o desenvolvimento da agricultura, e em seguida sugiram as cidades, mercados, governos, religião e guerra. A Revolução Industrial expandiu as cidades em megalópoles, impulsionando a nossa espécie para todo o mundo (e potencialmente desastroso) dominação, até mesmo para chegar à Lua e rumo aos planetas. E aos poucos a mente humano tem se estendido para o universo mais amplo, e muito além das limitações de tempo de uma vida humana. Temos noção hoje do quão pequenos somos em questões de universo, e que o mundo é uma minúscula partícula orbitando uma pequena estrela entre algumas centenas de bilhões de estrelas, em uma galáxia média entre algumas centenas de bilhões de galáxias. Sabemos que o mundo começou a 4,6 bilhões de anos, e o universo 13,8 bilhões. Entendemos o processo de nossa evolução e que vida tem como base o DNA.

            Há muitas coisas que ainda não compreendemos, mas estamos trabalhando nisso. E o desejo de fazê-lo é talvez a mais inspiradora de todas as qualidades únicas que nos tornam humanos. Até por que em algum lugar, há em algum lugar algo incrível está esperando para ser descoberto.

Imagem II

           Outras culturas, outros meios de viver, outras formas de vida; Já que na síntese da descrição o que nos torna humanos é ter um cultura solida, seriam eles não-humanos?!

Texto por: Gabriele Chomen Costa

Referências:

http://www.paulopes.com.br/2014/01/dawkins-escreve-sobre-o-que-nos-torna-humanos.html#.Vb1KurNVikp

http://www.momentumsaga.com/2012/09/o-que-nos-torna-humanos.html

https://www.facebook.com/UniversoRacionalista/videos/820028368114055/?pnref=story

Fonte da imagem de destaque: Site Enpositivo. Disponível em: https://enpositivo.com/2014/04/la-cultura-humana-y-nuestra-composicion-genetica/. Acesso em: 11/06/2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *