Medida de Radônio e Filhos com Eletroscópio: Uma Proposta de Sequência Didática
Orientanda: Ana Flavia Gomes;
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Oliveira Bastos;
Resumo:
As aulas de Física Moderna ainda são um desafio para professores na educação básica, a falta de materiais experimentais atrativos nessa área culmina em pouca prática desenvolvida pelos docentes com seus alunos. Baseando no trabalho de (GOMES, 2022) e (STEFFENS, 2022), será realizado e aplicado uma sequência didática sobre medida de radônio e filhos com eletroscópio, como uma proposta para o ensino de radioatividade. O método aplicado nessa sequência é o dos 5E’s, engajar, explorar, explicar, elaborar e examinar. O objetivo do trabalho é validar e encontrar possíveis falhas na aplicação dessa nova sequência didática. Essas atividades serão aplicadas em uma turma no departamento de Física – Licenciatura da UNICENTRO, como uma proposta para abordar esse tema em sala de aula e também em uma turma de Ensino Médio.
Medida de Be-7 em Amostras de Solo do Campus Cedeteg
Orientanda: Angelo Zanona Neto;
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Oliveira Bastos;
Resumo:
O Be-7 é um isótopo radioativo cosmogênico formado por espalação na atmosfera pelos raios cósmicos. Esse elemento possui aplicações em estudos atmosféricos e em estudos de solo: por exemplo, pode ser utilizado em análises de erosão, por meio de medidas de sua concentração realizadas em diferentes pontos de uma determinada região. A detecção é feita pela técnica de espectrometria de raios gama, e usualmente é feita com detectores de alta resolução (germânio hiper-puro), que acarretam custos operacionais elevados quando comparados com detectores de baixa resolução. O trabalho tem como objetivo estabelecer uma técnica de medidas de concentração de Be-7 em solos utilizando um detector de baixa resolução (iodeto de sódio ativado com tálio), e utilizar a técnica para analisar concentrações do elemento em diferentes pontos do campus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
Taxa de Escape em Sistemas Fractais
Orientanda: Cassandra Trentin;
Orientador: Prof. Dr. Eduardo Vicentini;
Resumo:
Fractais são estruturas que exibem uma característica fundamental chamada autosimilaridade (como galhos de árvores), o que significa que partes menores da estrutura se assemelham ao todo em diferentes escalas. A taxa de escape é uma medida da probabilidade de um ponto ou partícula escapar de uma região específica do fractal e entrar em uma região externa. Sistemas fractais com diferentes taxas de escape podem exibir comportamentos diversos, como a sensibilidade às condições iniciais, o que é uma característica central do caos determinístico. Diante dessa perspectiva, o propósito é estudar a dinâmica de movimento de partículas em um sistema bidimensional com paredes definidas por um dos fractais de Júlia e o processo de escape do sistema. Bem como desenvolver códigos computacionais para a simulação para determinar a taxa de escape do sistema.
Estudo de Mecânica Quântica via fótons polarizados: uma sequência didática para o ensino de Teletransporte Quântico
Orientando: Cristhian Gean Batista Guimarães;
Orientador: Prof. Dr. Paulo José dos Reis;
Resumo:
A informação quântica é processada e transmitida utilizando-se as leis da Mecânica Quântica (MQ), a qual descreve o comportamento de sistemas em escalas atômicas e moleculares. O teletransporte quântico é um processo no qual a informação quântica de um sistema é transmitida para outro sistema sem que eles estejam fisicamente conectados. Este fenômeno é um dos exemplos mais impressionantes das propriedades não locais da MQ, e tem potenciais aplicações em criptografia quântica e computação quântica. Este trabalho visará a elaboração de uma sequência didática para o ensino de informação quântica e teletransporte quântico, onde os princípios da MQ serão abordados através de fótons polarizados.
Utilização da cronoamperometria para a produção de eletrodos FTO/Pt aplicados em células solares.
Orientanda: Eloise R. Granville;
Orientador: Prof. Dr. Everson do P. Banczek;
Resumo:
O avanço das células fotovoltaicas sensibilizadas com o corante N719 visa aprimorar a eficiência das células solares, utilizando esse composto sensibilizador para absorver a luz solar e gerar corrente elétrica. Estas células representam uma abordagem inovadora em comparação com os materiais convencionais, como o silício, proporcionando uma alternativa na conversão de energia solar. A pesquisa abrange a otimização da impregnação do corante N719, a exploração de novos materiais e técnicas de desenvolvimento para aprimorar a construção da célula fotovoltaica. Além disso, inclui a investigação da eficiência em diferentes tempos de eletrodeposição de platina utilizando cronoamperometria, visando aumentar a eficiência da conversão fotovoltaica e a otimização no processo de montagem da célula. Medidas eletroquímicas serão empregadas para determinar as condições ideais de eletrodeposição de platina que resultem em maior eficiência para as células.
Dinâmica de Bilhares Clássicos
Orientando: Gabriel Vinicius Mufatto;
Orientador: Prof. Dr. Eduardo Vicentini;
Resumo:
Bilhares são sistemas que apresentam uma grande variedade de propriedades dinâmicas e podem ser usados como modelo de sistema físicos. Dessa forma, o presente projeto visa desenvolver códigos computacionais para bilhares e investigar suas propriedades dinâmicas e físicas, correlacionando as características geométricas de um sistema com suas propriedades dinâmicas, como a difusão e relaxamento.
Gás de Lorentz Periódico Oscilante
Orientando: Gian Carlos Bedreski do Prado;
Orientador: Prof. Dr. Eduardo Vicentini;
Resumo:
Os bilhares são modelos de sistemas físicos utilizados para o estudo de mecanismos microscópicos que influenciam grandezas macroscópicas. Eles apresentam diversas propriedades dinâmicas que dependem da sua geometria. O bilhar de Sinai consiste em um quadrado com um disco espalhador em seu centro, representa uma célula unitária de um sistema conhecido como gás de Lorentz periódico, criado para representar o movimento de um gás de elétrons em um condutor. Pretende-se neste trabalho analisar as propriedades dinâmicas e termodinâmicas de um gás de Lorentz com espalhadores oscilantes, desenvolver códigos computacionais para realizar simulações e determinar grandezas do sistema como coeficiente de difusão e capacidade calorífica.