Plano de Aula

Trem Eletromagnético

Resumo:
O trabalho a ser realizado propõe o uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo grupo PET-Física como metodologia de ensino. O experimento denominado “Trem Eletromagnético” visa a demonstração de fenômenos aplicados ao eletromagnetismo. E aconselhável, para um melhor aproveitamento deste experimento, que os alunos possuam conhecimento prévio sobre eletromagnetismo, para que apenas sejam aprofundados. Entre eles estão: Campo Magnético, Corrente Elétrica e a Lei de Indução de Faraday-Lenz. Com este experimento pode-se estimular a curiosidade e gerar debates quanto ao funcionamento do equipamento, o que fará com que o aluno compreenda algo que devido aos avanços tecnológicos encontram-se com a tendência de estarem cada vez mais presentes em nosso cotidiano.

Autor: Matheus Vieira Camargo Ramos.

Para obter material completo clique em Download:


Plano de Aula

Holograma 3D

Resumo:

O trabalho a seguir propõe o uso de uma atividade prática baseada em um roteiro experimental desenvolvido pelo Grupo PET-Física como metodologia de ensino. O assunto abordado é a construção de um holograma 3D realizada pelos alunos. Para um melhor entendimento, sugere-se a realização de pré e pós testes, além de questionamentos durante a realização da produção do experimento. Os conceitos principais envolvidos já deverão ter sido trabalhados em aulas anteriores, buscando, assim, instigar explicações aos fenômenos por trás da prática que será trabalhado. O método de avaliação sugerido concerne-se desde o pré-teste até o pós-teste, na qual o professor deve verificar se a atividade pôde constituir uma aprendizagem significativa ao aluno, melhorando assim a visualização dos fenômenos físicos.

Autor: Matheus Vieira Camargo

Para obter material completo clique em Download: 


Plano de Aula

Transmissor FM

Resumo:

O trabalho a ser realizado propõe o uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo grupo PET-Física como metodologia de ensino. O experimento denominado “Transmissor FM” visa a demonstração de fenômenos aplicados ao eletromagnetismo. É aconselhável, para um melhor aproveitamento deste experimento, que os grupos de alunos possuam conhecimento prévio sobre eletromagnetismo, para que apenas sejam aprofundados. Entre eles estão: Resistores, Capacitores, Transistores e Espectro Eletromagnético. Com este experimento visa-se estimular a prática experimental, o trabalho em equipe e incentivar a curiosidade dos alunos para os fenômenos.

Autor: Lhonidas de Senna Junior.

Para obter material completo clique em Download:


Plano de Aula

Vitrola

Resumo:

O trabalho a ser realizado propõe o uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo grupo PET-Física como metodologia de ensino. O experimento denominado “Vitrola” visa a demonstração de fenômenos de Oscilação do Movimento Harmônico Simples. Para o melhor aproveitamento deste experimento é aconselhável que os alunos possuam conhecimento prévio sobre ondas e MHS. Entre eles estão: Ressonância e as propriedades de oscilação. Com este experimento pode-se estimular a curiosidade e gerar debates quanto ao funcionamento do equipamento, o que fará com que o aluno compreenda algo que está diretamente ligado ao seu cotidiano de forma mais agradável.

Autor: Luciano Cardoso Dias.

Para obter material completo clique em Download:


Plano de Aula

Princípio de Pascal

Resumo:

O trabalho a ser realizado diz respeito ao uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo GPET-Física como metodologia de ensino. O experimento denominado “Princípio de Pascal – A prensa hidráulica” visa a demonstração de fenômenos presentes em fluidos. É aconselhável, para um melhor aproveitamento deste experimento, que os alunos possuam conhecimento prévio sobre hidrostática, para que apenas sejam aprofundados. Entre eles estão: Teorema de Stevin, Princípio de Pascal e definições de conceitos como fluido e densidade. Com este experimento pode-se estimular a curiosidade e gerar debates quanto ao funcionamento de máquinas hidráulicas, que estão presentes em nosso dia-a-dia.

Autor: Matheus Meoquior da Fonseca.

Para obter material completo clique em Download:


Plano de Aula

Microfone de Caixa de Fósforo

Resumo:

O trabalho a ser realizado propõe o uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo grupo PET-Física como metodologia de ensino. O experimento denominado “Microfone de Caixa de Fósforo” visa a demonstração de fenômenos ondulatórios aplicados ao eletromagnetismo. Para o melhor aproveitamento deste experimento é aconselhável que os alunos possuam conhecimento prévio sobre ondas e, se possível, de eletromagnetismo. Entre eles estão: Ressonância e a lei de indução de Faraday – Lenz. Com este experimento pode-se estimular a curiosidade e gerar debates quanto ao funcionamento do equipamento, o que fará com que o aluno compreenda algo que está diretamente ligado ao seu cotidiano de forma mais agradável.

Autor: Luciano Cardoso Dias.

Para obter material completo clique em Download:


Plano de Aula

Periscópio

Resumo:

O trabalho a ser realizado diz respeito ao uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo GPET-Física como metodologia de ensino. O experimento denominado “Periscópio” visa a demonstração de fenômenos ópticos. É aconselhável, para um melhor aproveitamento deste experimento, que os alunos possuam conhecimento prévio sobre alguns conceitos sobre óptica física e geométrica, mesmo que o professor as revise, para que durante a realização do experimento estas sejam apenas aprofundadas. Entre eles estão: Reflexão e Refração. Com este experimento pode-se estimular a curiosidade e gerar debates quanto ao funcionamento de instrumentos ópticos, que estão presentes em nosso dia-a-dia.

Autor: Matheus Meoquior da Fonseca.

Para obter material completo clique em Download:


Plano de Aula

Ondas Mecânicas e Ressonância

Resumo:

Neste plano de aula, serão trabalhadas as formas de propagação de ondas mecânicas nos diferentes meios materiais, mostrando os tipos diferentes de ondas e quais fenômenos estão relacionados a cada uma, bem como a forma e resultados das interações entre as mesmas. Por meio da demonstração experimental, os alunos devem ser instigados a realizarem uma investigação sobre os fenômenos observados, utilizando seus próprios métodos, sendo guiados pelo professor, apresentando seus resultados ao final para serem discutidos, com a finalização da aula sendo uma explicação mais formal pelo professor, clareando os conceitos já construídos informalmente pelos alunos, de modo a estimular o método de análise científico nos discentes. Esta atividade está prevista para ser realizada numa turma de 2º ano do ensino médio, após ter sido feito um tratamento introdutório sobre Ondulatória, destacando os diferentes tipos de ondas e suas principais características. Apesar da previsão do período letivo ser outra, esta aula pode ser parcialmente realizada numa turma de Ensino Fundamental II, de forma a familiarizar os alunos com o objeto de estudo da Física e com um fenômeno muito comum na vida cotidiana. A avaliação basear-se-á na participação dos alunos nas discussões de seus resultados observacionais e durante os experimentos e na resolução de uma lista de questões referentes aos assuntos desta aula.

Autor: Bruno Henrique Lisenko Ribeiro.

Para obter material completo clique em Download:


Plano de Aula

Lançamento de Projéteis

Resumo:

O trabalho a ser realizado propõe o uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo GPET-Física como metodologia de ensino. Os experimentos denominados “Canhão Explosivo” e a “Catapulta de Borracha” visa a demonstração de fenômenos aplicado ao lançamento de projéteis. É aconselhável, para um melhor aproveitamento destes experimentos, que os alunos possuam conhecimento prévio sobre lançamento de projéteis, para que apenas sejam aprofundados. Entre eles estão: Lançamento Vertical, Lançamento Horizontal e a Gravidade. Com estes experimentos pode-se estimular a curiosidade e gerar debates quanto ao funcionamento dos equipamentos, o que fará com que os alunos compreendam que esses fenômenos estão desde as guerras na idade média e cada vez mais estarão em nosso cotidiano.

Autor: Lhonidas de Senna Junior.

Para obter material completo clique em Download: