
Bernhard Riemann (1826-1866)
Georg Friedrich Bernhard Riemann nasceu no dia 17 de setembro de 1826 em Breselenz, Reino de Hanôver (atualmente território da Alemanha). Filho do pastor luterano Friedrich Riemann com Charlotte Ebell, Bernhard foi ensinado em casa pelo pai, juntamente com seus cinco irmãos, até quando tinha 10 anos de idade. A partir daí, passou a ter aulas com um professor de uma escola local [1].
A família de Riemann viveu em condições financeiras precárias. Seu pai havia lutado nas Guerras Napoleônicas, e sua mãe morreu ainda durante a sua juventude. Durante a infância, ele foi muito tímido e sofreu de ansiedade, tendo múltiplos colapsos nervosos; no entanto, já apresentava muita aptidão para a matemática [2].
Riemann mudou-se para a casa de sua avó em 1840, para estudar no Lyceum em Hannover. Em 1842 sua avó faleceu, e ele se mudou para Lüneburg para estudar no Gymnasium Johanneum. Apesar de não se destacar como brilhante, Riemann era um bom aluno, e dedicava-se ao estudo de hebraico e teologia, com interesse em seguir os passos do pai e tornar-se pastor. Ao mesmo tempo, o interesse pela matemática aumentava gradualmente, e já chamava a atenção de seus professores [1].
Em 1846, Riemann ingressou na Universidade de Göttingen para estudar teologia. No entanto, na Universidade, o interesse pela matemática cresceu, e ele transferiu-se para a faculdade de filosofia para estudar matemática. Dentre os professores que ensinaram Riemann nesse período, estão os grandes matemáticos alemães Moritz Stern (1807-1894) e Carl Friedrich Gauss (1777-1855) [1]. Na primavera de 1847, Riemann passou a estudar na Universidade de Berlim, onde permaneceu até o ano de 1849, quando retornou a Göttingen para finalizar a sua formação, com a submissão de sua tese de doutorado em 1851 sob a orientação de Gauss [1, 3].
A partir de 1854, Riemann passou a ministrar palestras na Universidade de Göttingen, tornando-se professor titular apenas em 1859, quando assumiu a cadeira de Lejeune Dirichlet (1805-1859), falecido no mesmo ano. Durante esse período, Riemann estabeleceu as bases da geometria que levaria seu nome, a geometria Riemanniana, a qual mais tarde possibilitou a formulação da teoria da relatividade geral de Albert Einstein (1879-1955) [2]. Até então, ele ocupava cargos de baixa remuneração, e somente ao se tornar professor titular alcançou estabilidade financeira pela primeira vez em sua vida [3].
Em 1862, Riemann casou-se com Elise Koch, com quem teve uma filha. No outono desse mesmo ano, foi acometido por tuberculose e mudou-se para a Itália em busca de tratamento. Ao longo dos anos seguintes, viajou pelo país e retornou algumas vezes a Göttingen. No entanto, em sua terceira estadia na Itália, veio a falecer em 1866 [1, 2]. Riemann enfrentou problemas de saúde ao longo de toda a sua vida, e a tuberculose agravou seu estado rapidamente [1].
Bernhard Riemann é uma das figuras muito importantes da história da matemática, e o seu legado é vasto. Além da geometria Riemanniana que possibilitou tantos avanços na física através da relatividade geral, o matemático também foi muito influente no desenvolvimento de assuntos como equações diferenciais parciais, teoria das variáveis complexas e teoria do número analítico [4]. Ele também é muito lembrado pela famosa hipótese de Riemann, que diz respeito à localização das soluções da função zeta de Riemann. Essa hipótese possui implicações importantes para a distribuição dos números primos, e até hoje não foi provada: trata-se de um dos problemas ainda sem solução da matemática [3].
Autor: Angelo Zanona Neto
Referências:
[1] O’CONNOR, J. J.; ROBERTSON, E. F. Georg Friedrich Bernhard Riemann. MacTutor, 1998. Disponível em: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Riemann/. Acesso em jan 2025.
[2] Bernhard Riemann. Famous Mathematicians, 2019. Disponível em: https://www.famousmathematicians.net/bernhard-riemann/. Acesso em jan 2025.
[3] GRAY, J. J. Bernhard Riemann – German mathematician. Britannica, 2024. Disponível em: https://www.britannica.com/science/topology/History-of-topology. Acesso em jan 2025.
[4] Bernhard Riemann. Só Matemática. Disponível em: https://www.somatematica.com.br/biograf/riemann.php. Acesso em jan 2025.