
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional criado em 2013, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de reduzir os acidentes de trânsito. A campanha busca chamar a atenção para os alarmantes índices de mortes e feridos em ocorrências de trânsito ao redor do mundo [1]. Somente no Brasil, em 2021, foram registradas 33.813 mortes em acidentes viários [2].
O nascimento da campanha remonta ao ano de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) determinou que a década que se iniciava seria a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Assim, em 2013, foi organizada a primeira campanha, como iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), uma instituição social sem fins lucrativos que tem como objetivo reduzir a violência no trânsito no Brasil. O mês de maio foi escolhido porque o decreto da ONU foi feito no dia 11 de maio de 2011, e o símbolo escolhido foi um laço amarelo: cor que simboliza a ideia de atenção, alerta, além de ser uma cor utilizada na sinalização de trânsito [3].
Os esforços não eram sem motivação: no início da década passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) havia constatado que, em 2010, cerca de 1,25 milhão de pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito no planeta. Além disso, os estudos projetavam aumentos significativos desse número ao longo dos anos, motivando preocupação em todo o mundo acerca do tema [4].
De 2014 para cá, todos os anos tiveram um tema escolhido para o Maio Amarelo, funcionando como um slogan para a campanha, e chamando atenção para diversos aspectos da segurança no trânsito, buscando disseminar conhecimento necessário para reduzir lesões e mortes. Os temas escolhidos entre 2014 e 2024 foram: “Atenção pela vida”, “Seja você a mudança”, “Eu sou mais um por um trânsito mais humano”, “Minha escolha faz a diferença”, “Nós somos o trânsito”, “No trânsito o sentido é a vida”, “Perceba o risco, proteja a vida”, “Respeito e responsabilidade – Pratique no trânsito”, “Juntos salvamos vidas”, “No trânsito, escolha a vida” e “Paz no trânsito começa por você” [5].
Em 2025, o tema escolhido foi “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, refletindo a crescente adoção do termo “mobilidade humana” em substituição a “mobilidade urbana”, já que os deslocamentos são realizados por pessoas. Somos convidados a refletir sobre como o trânsito é formado por humanos, e nossas ações impactam na vida de todos ao redor [5].
É verdade que a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito” já terminou, mas os esforços continuam, e não devem parar. Os resultados foram positivos até aqui: dados divulgados pela OMS mostram que entre 2010 e 2021 houve uma diminuição de 5% em números absolutos de mortes no trânsito no planeta, mesmo com os significativos aumentos na população e no número de veículos. Quando analisados os números relativos (número de mortes a cada 100 000 veículos), a redução foi de 41% [4]. Atualmente, a meta é reduzir em até 50% o número de lesões e mortes no trânsito até o ano de 2030 [3]. É importante manter o assunto em constante discussão, e disseminar cada vez mais conhecimento sobre a responsabilidade no trânsito. Afinal, pequenas ações individuais podem gerar grandes impactos coletivos, promovendo uma cultura de respeito e cultivo à vida no trânsito.
Autor: Angelo Zanona Neto
Referências:
[1] Maio Amarelo – 2023. Ministério dos Transportes. Disponível em: https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/transito/maio-amarelo-2023. Acesso em 27 de abril de 2025.
[2] Relatório Anual de 2023. Observatório Nacional de Segurança Viária. Disponível em: https://www.onsv.org.br/institucional#relatoriosanuais. Acesso em 29 de abril de 2025.
[3] SILVA, D. N. Maio Amarelo. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/maio-amarelo.htm. Acesso em 27 de abril de 2025.
[4] Global status report on road safety 2023. World Health Organization. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240086517. Acesso em 27 de abril de 2025.
[5] Maio Amarelo. Organização Nacional de Segurança Viária. Disponível em: https://www.onsv.org.br/maioamarelo/conheca-o-movimento. Acesso em 27 de abril de 2025.
[6] Maio Amarelo: Conheça a campanha de conscientização para redução de acidentes de trânsito de 2024. Zignet. Disponível em: https://blog.zignet.com.br/maio-amarelo-conheca-a-campanha-de-conscientizacao-para-reducao-de-acidentes-de-transito-de-2024/. Acesso em 27 de abril de 2025.