Novembro Azul

Novembro Azul

   O câncer de próstata é uma das doenças mais temidas entre os homens e vem sendo uma crescente preocupação de saúde pública. Embora já houvesse registros médicos sobre essa doença desde o século XIX, foi apenas no século XX que ela passou a ser extensamente estudada e tratada como um problema prioritário. Nesse contexto, campanhas de conscientização, como o Novembro Azul, têm desempenhado um papel importante na promoção da prevenção e do diagnóstico precoce, buscando reduzir a mortalidade e estimular uma atitude proativa em relação à saúde masculina [1]

   O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro, está diretamente ligado à campanha Novembro Azul, que teve sua origem na Austrália em 2003. Desde então, essa iniciativa se espalhou rapidamente pelo mundo, reforçando a importância da conscientização e prevenção desse tipo de câncer. No Brasil, a campanha ganhou força e apoio de instituições de saúde como o Instituto Nacional de Câncer (INCA), que ressaltam a importância de exames preventivos, especialmente para homens acima de 50 anos ou a partir dos 45 anos, caso haja histórico familiar. Durante o mês de novembro, monumentos são iluminados em azul, e diversas ações são realizadas para informar sobre o câncer de próstata e promover a realização de exames como o PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal, ambos fundamentais para o diagnóstico precoce [2].

   O câncer de próstata surge a partir do crescimento desordenado de células na glândula prostática, localizada abaixo da bexiga e responsável pela produção de parte do sêmen. Embora as causas exatas não sejam totalmente compreendidas, os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar, obesidade; além disso alguns estudos têm mostrado uma maior incidência entre homens negros. A doença pode se desenvolver de forma lenta ou agressiva, com sintomas que frequentemente só aparecem em estágios avançados, como dor ou dificuldade ao urinar, ou até mesmo sangue na urina [2].

   Segundo o INCA, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, com cerca de 65 mil novos casos estimados a cada ano. No entanto, com o diagnóstico precoce, as chances de sucesso no tratamento aumentam significativamente, podendo incluir cirurgia, radioterapia e, em alguns casos, terapia hormonal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a mortalidade associada ao câncer de próstata ainda é elevada em muitas regiões, especialmente onde a informação e o acesso a exames preventivos são limitados [1,2].

   Além do impacto físico, o câncer de próstata pode afetar a autoestima e o bem-estar emocional, especialmente em casos que envolvem efeitos colaterais do tratamento, como disfunção erétil e incontinência urinária. A campanha Novembro Azul também busca desmistificar o toque retal e estimular o diálogo sobre  saúde masculina, promovendo apoio e acompanhamento psicológico para os pacientes [3].

   Para que mais homens possam ter acesso a esses cuidados e evitar complicações graves, a conscientização é fundamental. Quanto mais cedo a doença é identificada, melhores são as chances de tratamento e cura.

Autor: Sérgio Nunes de Oliveira Netto.

Referências:

[1] Instituto Nacional de Câncer – INCA, Disponível em:  https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/prostata. Acesso em 04/11/2024.

[2] Biblioteca Virtual em Saúde, MINISTÉRIO DA SAÚDE, Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/17-dia-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata-novembro-azul/#:~:text=Em%2017%2F11%20%C3%A9%20comemorado,que%20atingem%20a%20popula%C3%A7%C3%A3o%20masculina. Acesso em 04/11/2024.

[3] O câncer de próstata e a infertilidade masculina – Projeto Girassol, Medicina Reprodutiva. Disponível em: https://projetogirassol.med.br/o-cancer-de-prostata-e-infertilidade-masculina/?keyword=&creative=&gad_source=1&gclid=Cj0KCQiA_qG5BhDTARIsAA0UHSKmXvHU1J1Fb4hDUUVTyC9JfE4h-M_XGbBN8ug8Ommi4jwO35UVtw0aAstQEALw_wcB. Acesso em: 04/11/2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *