John Douglas Cockcroft (1897-1967)

John Douglas Cockcroft nasceu em Todmorden, na Inglaterra, em 27 de maio de 1897. Advindo de uma família de fabricantes de algodão, foi educado na Escola Secundária Todmorden e posteriormente estudou matemática na Universidade de Manchester com Horace Lamb em 1914-1915. Serviu na Primeira Guerra Mundial na Artilharia de Campanha Real. Após servir, retornou a Manchester, dedicou-se ao estudo de engenharia elétrica na Faculdade de Tecnologia com Miles Walker. Dois anos depois, ele ingressou no St. John’s College, em Cambridge, e fez o Mathematical Tripos (curso de matemática) em 1924. Nesse tempo, ele trabalhou com Lord Rutherford no Laboratório Cavendish [1,2].

Em 1928, Cockcroft iniciou suas pesquisas com aceleradores de prótons de altas tensões, juntamente com Ernest Walton. Em 1932, alcançaram o feito de transmutar átomos de lítio e boro utilizando prótons de alta energia. Em 1933, produziram radioatividade por prótons e executaram muitas transmutações produzidas por prótons e dêuterons [1,3].

Em 1929, ele foi selecionado para uma bolsa no St. John’s College e tornou-se demonstrador universitário, conferencista. Em 1939, assumiu o cargo de Diretor Adjunto de Pesquisa Científica no Ministério do Abastecimento durante a Segunda Guerra Mundial e começou a trabalhar na aplicação de radar em problemas de defesa costeira e aérea. Em 1944, foi para o Canadá para assumir o comando do projeto Canadense de Energia Atômica e tornou-se Diretor dos Laboratórios de Montreal e Chalk River até 1946, que retornou à Inglaterra como Diretor do Estabelecimento de Pesquisa de Energia Atômica, Harwell [2,3].

No ano de 1951, dividiu o prêmio nobel  com Ernest Rutherford, em reconhecimento aos seus trabalhos sobre a transmutação artificial dos núcleos atômicos por partículas atômicas aceleradas. Suas descobertas tiveram importância decisiva para a obtenção de uma nova visão sobre as propriedades dos núcleos atômicos [2,3].

Entre 1954 e 1959, foi membro de investigação científica da Autoridade de Energia Atómica do Reino Unido e, desde então, continuou nessa função a tempo parcial. Além disso, foi Chanceler da Universidade Nacional Australiana, Canberra, e foi ex-presidente do Instituto de Física, da Sociedade Física (1960 a 1962) e da Associação Britânica para o Avanço da Ciência (1961 a 1963).

Além disso, recebeu doutorados honorários de 19 universidades e é membro honorário de muitas das principais sociedades científicas. Inúmeras homenagens e prêmios foram concedidos a ele [1-3].

Autora: Ana Flavia Gomes.

Referências

[1] Sem autor. John Cockcroft. The Nobel Prize. Disponível em: https://www.nobelprize.org/prizes/physics/1951/cockcroft/biographical/. Acesso em: 08 de jan de 2024.

[2] Atomic Heritage Foundation. John Douglas Cockcroft. Disponível em: https://ahf.nuclearmuseum.org/ahf/profile/john-douglas-cockcroft/. Acesso em: 08 de jan de 2024.

[3] SANTOS, B. B. Prêmio Nobel em Física – 1951. Gpet Física – Unicentro, 2017. Disponível em: https://www3.unicentro.br/petfisica/2017/11/15/premio-nobel-em-fisica-1951-2/. Acesso em: 08 de jan de 2024.