
Brook Taylor (1685 – 1731)
Nascido em Middlesex, Inglaterra, em 18 de agosto de 1685, Brook Taylor era filho de John Taylor e de Olivia Tempest. Sua família era moderadamente rica e estava ligada à baixa nobreza. John Taylor era um pai severo e rigoroso: expulsou Brook de casa em 1721, quando ele decidiu se casar com uma mulher que, embora pertencesse a uma boa família, não era muito rica. Em 1723, Brook voltou à sua antiga casa após a morte de sua esposa durante o parto. Ele se casou novamente em 1725, desta vez com a aprovação e benção de seu pai, mas infelizmente sua segunda esposa também morreu durante o parto em 1730. Sua filha, entretanto, conseguiu sobreviver.
A sua vida pessoal parece ter influenciado seu trabalho em diversas formas. Duas das suas maiores contribuições científicas lidam com vibrações e desenho em perspectiva. Os arquivos da família contêm pinturas de Taylor e também um manuscrito não publicado chamado On Musick, que foi encontrado entre seus papéis.
Ele teve aulas particulares em casa antes de entrar para a Saint John’s College, em 1701. Recebeu seu diploma de Bacharelado em 1709. Foi eleito para a Royal Society of london em 1712, quando participou do comitê formado para o julgamento da questão da prioridade na invenção do Cálculo, entre Newton e Leibniz. Em 1714, recebeu o diploma de Doutorado; nesse ano, também foi eleito secretário da Royal Society of london, mas se demitiu em outubro de 1718, em virtude de sua saúde.
Publicou o seu primeiro artigo importante na Philosophical Transactions em 1714, que, na verdade, já havia sido escrito em 1708.
O período entre 1714 e 1719 foi, para ele, o mais produtivo matematicamente. As primeiras edições de seus dois livros matemáticos, Methodus incrementorum directa et inversa e Linear Perspective saíram em 1715. Nos últimos anos de sua vida, voltou-se para escritos religiosos e filosóficos. Seu terceiro livro, Comtemplatio philosophica, foi impresso postumamente pelo seu neto em 1793.
Taylor é conhecido pelo teorema ou processo de se expandir funções em séries infinitas. Seu primeiro relatório, deste conteúdo, foi escrito em uma carta para John Machin no dia 26 de julho de 1712, e reescrito por H. Bateman. Nele, Taylor conta que a sua descoberta surgiu após uma “dica” de Machin durante uma palestra no Child’s Coffeehouse sobre a “utilização da série de Sir Isaac Newton, para a resolução do problema de Kepler” e sobre o “método do Dr. Halley para se achar as raízes de equações polinomiais”, que fora publicado na Philosophical Transactions em 1694. Isto demonstra sua honestidade e cuidado em relação à publicação de artigos matemáticos. Ele usou sua fórmula para expandir funções em séries e para resolver equações diferenciais, mas não conseguiu prever sua função mais importante; esta só foi descoberta mais tarde por Lagrange, que a proclamou como o princípio básico do cálculo diferencial. A ele também é dado o crédito do processo de integração por partes.
Taylor faleceu em Londres, Inglaterra, em 29 de dezembro de 1731. Um estudo mais detalhado e profundo sobre sua vida revela que a sua contribuição para o desenvolvimento da matemática foi substancialmente maior do que a simples ligação do seu nome a um teorema. Seu trabalho era conciso, difícil de ser seguido e estudado. O surpreendente número de conceitos importantes que ele citou e tentou desenvolver, mas infelizmente não pode finalizar, mostra que a saúde, problemas e preocupações familiares, e outros fatores como riqueza e repressão dos pais, conseguiram restringir o período produtivo de sua relativamente curta vida; apesar disso, ele terá seu nome marcado para sempre na história da Ciência.
Texto por: Ricardo Gonzatto Rodrigues.
Referências:
[1] Imagem retirada de: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Brook_Taylor>.
[2] Diederichsen J. Disponível em: <http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/person/taylor.htm>. Acessado em 06/10/19
[3] “Brook Taylor” em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2019. Consultado em 05/10/2019 às 23:32. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/biograf/taylor.php