Em 1809, a Suécia instituiu a figura do Ombudsman, uma pessoa eleita pelo Parlamento, com a função de atuar como elemento de ligação entre o Governo e a população. Desta iniciativa surgiram as instituições coordenadas por este, representante legal, que atuava como defensor do povo.
Vários países, como: Dinamarca, França, Inglaterra e Alemanha, seguiram o modelo sueco, criando suas instituições que tinham por premissa básica ouvir a população, com relação aos seus pedidos, reivindicações e sugestões.
A Unicentro, na perspectiva de atender aos interesse da comunidade acadêmica institui sua Ouvidoria em 2001. Basicamente, compete à Ouvidoria a assistência direta e imediata à Reitoria da Universidade, nos assuntos e providências que no âmbito universitário, sejam atinentes a defesa do patrimônio público e dos interesses dos cidadãos.
Para tanto, objetivando satisfazer a finalidade a que se destina, a Ouvidoria, por meio de seus programas de atendimento, oferece diversos canais de comunicação com a Reitoria, tornando real a possibilidade da comunidade acadêmica reclamar, solicitar, denunciar, sugerir ou elogiar qualquer atividade ligada à Universidade, promovendo assim, a defesa dos direitos e interesses da população acadêmica contra quaisquer atos e possíveis omissões que venham a afetar a dinâmica e trabalho nos setores desta Instituição de Ensino Superior.
Com relação ao seu funcionamento, a Ouvidoria buscando ampliar cada vez mais a sua atuação instituiu o atendimento via Internet, permitindo assim, que todos os setores da Universidade e a comunidade em geral, possam exercitar seu direito de cidadão, sugerindo ações que visem o aperfeiçoamento do serviço universitário em geral.
As ações da Ouvidoria estão previstas no Estatuto que rege a Unicentro, aprovado pela Resolução nº 026/2001- COU e é coordenada pelo Profº. Cláudio Cesar de Andrade (Defil), o qual exerce também a função de Ouvidor da Casa, cargo este vinculado à Controladoria Geral do Estado do Paraná e Ouvidoria Geral do Estado do Paraná. Também faz parte de nossa equipe, Ana Laura Pletsch Caldas, que atua como Agente Universitária.
A Ouvidoria encontra-se na Sede Central da Unicentro (Guarapuava), na sala 139, Bloco D, Térreo, atendendo presencialmente nos períodos vespertino e noturno.
O contato também poderá ser feito pelo email ouvidoria@unicentro.br
Entre em contato pelo WhatsApp da ouvidoria – (42) 3621-1063 (Somente mensagens)
@ouvidoriadaunicentro