Todos Campus Avançado Multi campi Cedeteg Santa Cruz Irati

Produção de Conhecimento x Conservadorismo: como sobreviver na pesquisa de temas “sensíveis”

Free

No dia 19 de setembro às 9h, no auditório Denise Stoklos a Prof. Dra. Melvina Afra Mendes Araújo, Professora associada do Departamento de Ciências Sociais da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, fará uma palestra sobre a produção de conhecimento em pesquisas com temas sensíveis e sua relação com o ultraconservadorismo. As inscrições são gratuitas e serão realizadas no local do evento. O convite se estende a toda comunidade, estudantes de graduação e pós-graduação. Evento promovido pelo Laboratório Mulheres, Discursividades e Resistência-DEPSI e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário-PPGDC.

Em 09:00
Auditório Denise Stoklos

XIII Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação

Free

O XXXIII EAIC, IV EAICI, XII EAIC-JR e II ITI são eventos promovidos pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual do Centro-Oeste, que visam integrar professores orientadores, alunos de graduação, alunos de ensino médio e ouvintes. Os eventos de Iniciação Científica da UNICENTRO têm a função de disseminar resultados de pesquisas desenvolvidas na modalidade Iniciação Científica e Iniciação Científica Júnior nas diferentes áreas de conhecimento, estreitar o intercâmbio entre os pesquisadores envolvidos; fortalecer grupos de pesquisa dos diferentes centros de estudos envolvidos; estimular a participação de estudantes da graduação em projetos de pesquisa, além de promover a troca de experiências entre estudantes de iniciação científica, pós-graduandos e docentes. O programa de iniciação Científica da UNICENTRO visa, além de despertar a vocação científica, contribuir para a construção de um espírito crítico nos estudantes, preparando-os para o exercício da profissão de forma ética e conscientizando-os do seu papel como vetor de desenvolvimento da região e, consequentemente do País. Os Eventos são realizados de forma presencial com palestras e apresentações orais e painéis do trabalho realizados pelos estudantes de Iniciação Científica.

Free

O Projeto de Extensão Sábados Literários, em sua 12ª edição, tem como objetivo principal fomentar o gosto pelo texto literário. Fruto de parcerias entre várias Instituições, como a Prefeitura Municipal de Irati, Academia de Letras e Artes do Centro-Sul do Paraná - ALAC'S - e Fundação e Cineclube Denise Stoklos, terá como tema em 2024: DRAMATURGIAS. Toda arte possui a sua história, e com o teatro não poderia ser diferente. Tomando-se como baliza o teatro grego, normalmente apontado como a matriz do teatro ocidental – ainda que se trate de uma interpretação discutível – estamos tratando de uma arte que já possuiria, aproximadamente, 2.500 anos de existência. Historiar um período tão prolongado de tempo, que se desdobra por inúmeros espaços geográficos, não é tarefa das mais fáceis. Dessa forma, os encontros, dez no total, abrirão veredas para se discutir a dramaturgia desde os latinos e os gregos até nossa contemporaneidade.

14º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação – EAITI

Free

As universidades públicas desempenham um papel crucial no progresso socioeconômico das regiões onde estão situadas. No Estado do Paraná, essas instituições de ensino superior não apenas capacitam profissionais qualificados, mas também fomentam o desenvolvimento econômico, tecnológico e cultural local. Ao formar cidadãos com habilidades técnicas avançadas e uma mentalidade empreendedora, as universidades públicas promovem a […]

Câmpus Cedeteg