Educação Física / Guarapuava

O curso de Educação Física Bacharelado funciona no período da manhã, das 7h40 às 11h40 e no período da tarde, das 13h às 17h no campus Cedeteg em Guarapuava.

Matriz curricular e Ementas

DURAÇÃO:
4 anos
VAGAS DE ACESSO:
Vestibular 26
PAC 4
Sisu 10

PROFESSORES:

Angélica Miki Stein
Angélica Miki Stein
Professor de Ensino Superior
Foto do professor
Bruno Sergio Portela
Professor de Ensino Superior
Angélica Miki Stein
Carlos Ricardo Maneck Malfatti
Professor de Ensino Superior
Foto do professor
Deoclecio Rocco Gruppi
Professor de Ensino Superior
Angélica Miki Stein
Fabio Ricardo Hilgenberg Gomes
Professor de Ensino Superior
Angélica Miki Stein
Larissa Bobroff Daros
Professor de Ensino Superior
Foto do professor
Marcos Roberto Queiroga
Professor de Ensino Superior
Foto do professor
Marcos Vinicius Soares Martins
Professor de Ensino Superior
Foto do professor
Marcus Peikriszwili Tartaruga
Professor de Ensino Superior
Angélica Miki Stein
Poliana Piovezana dos Santos
Professor de Ensino Superior
Angélica Miki Stein
Sandra Aires Ferreira
Professor de Ensino Superior
Angélica Miki Stein
Timothy Gustavo Cavazzotto
Professor de Ensino Superior
Foto do professor
Verônica Volski
Professor de Ensino Superior

Endereço

Unicentro - Cedeteg   Ver mapa

Categorias

Saúde

Você está visitando o site do Departamento de Educação Física (EF) de Guarapuava, Paraná, do Campus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro. O curso de EF (Bacharelado) foi classificou em 9º lugar, entre todos os cursos de EF do Brasil, na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho na Educação (Enade). Guarapuava está localizada entre os municípios de Foz do Iguaçu (300 km) e Curitiba (250 km) pela BR277, encontra-se no alto do terceiro planalto Paranaense e possui diversas belezas naturais.

Apresentação

O Departamento de Educação Física de Guarapuava (Deduf/G) foi criado em de 30 de outubro de 2003 e integra o Setor de Ciências da Saúde (SES). A partir de 2021, o curso de Educação Física será orientado por um novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) que permitirá ao estudante obter tanto o título de Bacharelado quanto de Licenciatura, o que caracteriza uma formação em “Y” (Resolução CNE/CES n° 6/2018). O novo PPC conta com entrada única no vestibular e prevê um núcleo comum de formação na primeira metade do Curso (dois primeiros anos). Para a sequência, o(a) acadêmico(a) escolhe a habilitação (Bacharelado ou Licenciatura) para a etapa específica seguinte, correspondente a segunda metade do curso (3º e 4º anos). Uma vez finalizada uma habilitação (4 anos), se desejar, poderá retornar de forma imediata (1 a 2 anos) para a complementação da outra habilitação. Neste formato, é possível obter ambas habilitações no prazo de 5 a 6 anos.

Todos os docentes do Departamento de Educação Física de Guarapuava possuem título de Doutor. Na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade-2019), o curso de Educação Física de Guarapuava recebeu nota máxima (5) e foi classificado entre os 10 melhores cursos de Educação Física do Brasil. O curso possui estrutura física que inclui um ginásio poliesportivo, um campo de futebol, uma pista de atletismo (não oficial), uma academia de ginástica, uma Clínica e sete laboratórios que são utilizados para o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. Durante a graduação os acadêmicos(as) podem concorrer a bolsas para programas de Iniciação Científica e de Extensão e realizar estágio não obrigatório nas áreas afins como, academias, clínicas e escolas do município. Após a graduação, o departamento oferece ainda a possibilidade do profissional cursar residência em Educação Física, no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica com Ênfase em Saúde da Família e, de realizar um Mestrado ou Doutorado em Educação Física, uma vez que os docentes integram programas de pós graduação na Unicentro, na UEL, na UFPR e na UNI-Guairacá.

Habilitação em Bacharel em Educação Física

O(a) estudante do curso de Bacharelado em Educação Física de Guarapuava terá na grade curricular disciplinas de formação geral nos dois primeiros anos (núcleo comum) e disciplinas de formação específica na segunda metade do curso (etapa específica). A área de conhecimento e de intervenção acadêmico-profissional do Bacharel em Educação Física tem como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano com foco na prevenção de agravos, promoção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

Mercado de trabalho do Bacharel em Educação Física

A formação do Bacharel em Educação Física fornece amplas possibilidades de atuação no mercado. A habilitação é voltada para aqueles profissionais que desejam trabalhar com à prática esportiva ou atividades físicas em estabelecimentos como clubes, academias, clínicas e centros de recuperação, associações, hotéis e universidades ligados prevenção, promoção e reabilitação da saúde, prática esportiva, condicionamento físico e alto rendimento, lazer e recreação, populações especiais, ensino e pesquisa.

Habilitação em Licenciatura em Educação Física

O(a) estudante do curso de Licenciatura em Educação Física de Guarapuava terá na grade curricular disciplinas de formação geral nos dois primeiros anos (núcleo comum) e disciplinas de formação específica na segunda metade do curso (etapa específica). Serão disciplinas de formação profissional para a atuação com estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Mercado de trabalho do licenciado em Educação Física

O educador físico com habilitação em licenciatura poderá atuar na área da Educação Física escolar do ensino infantil ao médio, em escolas públicas e privadas.


Telefones úteis:

  • Departamento de Educação Física- Deduf: 3629-8132
  • Ginásio de esportes, Academia e Clínica: 3629-8148
  • Laboratório de Fisiologia Experimental e Aplicada a Atividade Física-Lafeaf: 3629-8157
  • Laboratório de Estudo do Corpo nas Sociedades – Lescorps: 3629-8342
  • Laboratório de Biomecânica e Energética do Movimento Humano: 3629-8161
  • Laboratório de Fisiologia do Exercício e Ergoespirometria–Lafee: 3629-8148
  • Laboratório de Estudos do Trabalho
  • Laboratório de Neurocirurgia e Comportamento
  • Laboratório de Bioquímica do Exercício e Neurociências

  Programa das disciplinas e Planos de Ensino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *