A Universidade Aberta à Terceira Idade – Unati é um Programa de Extensão que, desde o ano de 2000, atende anualmente cerca de 100 pessoas idosas, visando agregar boa qualidade de vida aos participantes.

Constitui um espaço de interação das pessoas da Terceira Idade no âmbito universitário entre professores, pesquisadores, funcionários e acadêmicos de diversas áreas do conhecimento humano, oferecendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, promovendo sua inserção efetiva na comunidade universitária e na comunidade em geral.

O Programa acolhe pessoas com idade superior a 55 anos de idade, sem necessidade de comprovação escolar, bastando ser alfabetizado.

Atividades: As atividades desenvolvidas são de cunho acadêmico-extensionista com reflexões sobre o envelhecimento nos aspectos biopsicossociais, culturais, filosóficos, políticos, jurídicos, religiosos, econômicos, entre outros. Estão em constante reformulação, visando atender às expectativas e condições de oferta em cada ano letivo.

A programação semanal, neste ano de 2017, envolve várias áreas do conhecimento, buscando-se um equilíbrio entre atividades cognitivas e físicas: dança, tai-chi, hidroterapia, canto, alongamento, fortalecimento, jogos esportivos e de tabuleiro, nutrição, informática, espanhol, inglês, cinema, psicologia, dança do ventre e projetos diversos propostos pela comunidade acadêmica.

Atividades Extras:

Delícias de tortas, Grupo de danças Outono Dourado, Grupo de Dança do Ventre, Passeios e Viagens, Eventos e Projetos Acadêmicos e Campo de Estágio para cursos de Graduação.

O unatiano pode frequentar todas as atividades oferecidas ou fazer escolhas, conforme sua disponibilidade ou afinidade. Sendo sempre orientado a escolher pelo menos uma atividade cognitiva e uma física.

No projeto da Unati no Campus Avançado de Chopinzinho, as atividades são oferecidas às segundas e quintas-feiras, com programação definida entre coordenação do Projeto e Secretaria Municipal de Educação.

UNATI: UM ESPAÇO DE REALIZAÇÃO NO TEMPO DA MATURIDADE