A Medicina é uma ciência que engloba a prevenção, tratamento e atenuação das doenças e condições e distúrbios que afetam o organismo Humano. Atualmente tem ao seu lado a mais alta tecnologia na área de equipamentos e recursos terapêuticos, mas ao médico não cabe esquecer-se do conceito ampliado de saúde, que é o bem estar físico, psico e social, estando a medicina atual comprometida com a humanização dos serviços e com atenção integral ao cidadão. A atividade médica é ampla em todos os segmentos envolvidos na promoção da saúde, diagnóstico e tratamento de pessoas enfermas, assim como a prevenção, manutenção e reabilitação em saúde. Pode exercer essas atividades tanto na rede pública de saúde do país, nos convênios médicos, em consultório particular, em empresas privadas e indústrias ou em estabelecimentos de pesquisa e ensino superior como Universidades.

O curso de Medicina da Unicentro inicia suas atividades em 2019, com admissão anual de 40 alunos.  O perfil do profissional médico que a instituição espera formar é, de acordo com as diretrizes do conselho nacional de educação (CNE), um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Deve estar capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano com domínio de conhecimentos, habilidades, competências e atitudes essenciais para o exercício adequado da profissão, com postura ética e preparo para lidar com a diversidade cultural, social e econômica de indivíduos e grupos.  O desafio do Curso de Medicina da Unicentro encontra-se na tarefa de, através da pesquisa, do ensino e da extensão, formar o ser humano completo, não apenas o técnico e o especialista, mas o profissional-cidadão, preparado para atuar com conhecimento, ética e visão da realidade regional, estadual e nacional, totalmente inserido na comunidade, e com ela assumindo um compromisso de melhoria da sua qualidade de vida. Como disse Paul Tournier, o objetivo principal deve ser o “Devolver à medicina moderna, excessivamente técnica, todo o seu caráter humano” (Medecine de Ia personae. 11. ed. Neuchatel: Ed. Delachaux, 1963).

 

Como está estruturado o curso de Medicina na Unicentro

Etapa Básica – 2 anos dedicados ao estudo da estrutura macroscópica e microscópica do corpo humano, do seu desenvolvimento e funcionamento, pertinentes às ciências biológicas importantes para o médico. A proposta é de um curso que possibilitará ao corpo discente a aquisição de uma somatória de conhecimentos, adquiridos de forma gradativa e crescente, em complexidade, durante seis anos. A disposição do currículo apresenta as disciplinas de forma sequencial, em oferta seriada semestral, de forma a facilitar a integração de conhecimentos considerados básicos com aqueles de aplicação clínica imediata.  Já no primeiro semestre o currículo contempla a disciplina de História da Medicina, visando uma formação ampla e humanística.

No terceiro semestre, quando o aluno já terá estudado o ser humano não patológico (anatomia, histologia, embriologia, bioquímica, fisiologia), a disciplina Suporte Básico de Vida permitirá assimilar conhecimentos, proficiência e técnicas de suporte avançado em primeiros socorros e ressuscitação cardio-pulmonar (RCP), através de ensinamentos teóricos e de treinamentos práticos realizados com materiais e equipamentos especializados. Proporcionará, também, a capacitação quanto à realização de medidas iniciais de suporte básico de vida em situações extra-hospitalares. O estudante será inserido precocemente em cenários da atuação médica no nível primário de atenção a saúde.

Etapa Clínica – 2 anos com ênfase no aprendizado das ciências médicas, permitindo a compreensão de processos que levam à doença, sua prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação para a criança, adolescente, adulto, mulher e idoso. O estudante terá contato com a Semiologia Geral e Especializada, Ciências das Imagens, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia, Saúde Mental, Genética Médica, Anestesiologia, Medicina Legal; disciplinas dos sistemas Cardiovascular, Respiratório, Digestivo, Gênito-urinário, Nervoso, Endócrino, Osteomuscular, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, dentre outras, e com prática intensiva e plantões em ambientes de atendimento nas áreas gerais da medicina na disciplina de Treinamento em Serviço.

Internato – 2 anos. Etapa final do curso visa o treinamento supervisionado para o exercício profissional, nas áreas de prática geral da Medicina, em ambientes de atenção à saúde nos níveis primário, secundário e terciário.

O aluno ainda terá disciplinas que o instrumentalize para o estudo adequado e exercício da prática profissional, como Direito médico, Gestão em saúde, Metodologia Científica e Leitura Crítica da Literatura Médica, Informática Médica, Inglês Instrumental, entre outras.

 

Diferencial 

A formação médica, do início do primeiro ano ao final do sexto ano, é um processo educacional extremamente complexo. Em consequência da crescente e incontrolável sobrecarga de informações que envolvem o ensino médico, não é possível ensinar todos os conteúdos. Por outro lado, muitos dos conhecimentos básicos e clínicos em pouco tempo estão ultrapassados. Nesse sentido, A filosofia educacional que norteia a implantação do curso de Medicina da Unicentro baseia-se também no fato de que os alunos deveriam “aprender a aprender sozinhos”.  Este deveria ser o objetivo de todo curso de Medicina: ensinar o aluno a aprender por si só, a ler, entender, analisar, aplicar conscientemente tudo aquilo que se sabe e aquilo que ainda estamos por saber, aquilo que está sendo publicado esta semana no mundo.

À esta formação complexa e a necessidade de educação continuada, soma-se a alta prevalência de suicídio, depressão, uso de drogas, disfunções profissionais em médicos e estudantes de medicina e a natureza estressante da formação médica e do exercício profissional.

Com os objetivos de ensinar o aluno a “aprender por si só”, ou seja; educar-se continuamente, e apoiá-lo nas suas dificuldades psicológicas a Unicentro instituiu no seu projeto pedagógico o Programa de Tutoria.

Este programa busca fornecer apoio psicológico e emocional ao estudante frente às diversas situações que enfrentará durante sua formação médica e no exercício da profissão, além de auxiliar na formação de um médico com uma visão madura e crítica do conhecimento médico e uma capacidade de se atualizar continuamente sem, no entanto, perder a visão humanística de compromisso com seus pacientes e responsabilidade social, sensibilidade ao sofrimento humano e capacidade de se relacionar de forma adequada com seus pacientes e colegas de profissão.

“O Programa de Tutoria do Curso de Medicina da Unicentro baseia-se no “Mentoring Programmes”. Este modelo conceitual apresenta uma visão holística, pois se preocupa em reunir três componentes clássicos: suporte pessoal; educação permanente e desenvolvimento profissional do estudante sem separar os aspectos acadêmicos profissionais dos pessoais. Sendo assim, sua proposta atenta para o desenvolvimento global dos estudantes, permitindo seu acompanhamento, criando espaço para ações preventivas e promovendo a melhoria das interações interpessoais.

Assim, o programa de tutorias contribuirá para a construção da identidade médica dos alunos, bem como terá um caráter de prevenção de dificuldades emocionais e de adaptação a partir de atividades como trabalhar as motivações do aluno para a profissão; refletir sobre a natureza da tarefa médica real e a idealizada; promover a melhoria do contexto interpessoal no período inicial do curso, favorecer discussões sobre a vida acadêmica do aluno, de modo a proporcionar suporte e facilitar o caminho para as ações do presente acadêmico e do futuro profissional. Além disso, este programa poderá contribuir no sentido de favorecer o bom desenvolvimento das relações entre pessoas e entre as categorias discente e docente dentro da unidade como um todo. A tutoria propiciará espaços importantes para tratar questões institucionais, tais como carga horária, bem como para a incorporação de novos valores e de uma visão multiprofissional no trabalho.