Projeto Escolha Certo, Escolha Unicentro fecha primeiro semestre com mais de 1.900 inscrições efetivadas

Em 2024, o projeto “Escolha Certo, Escolha Unicentro” se consolidou como uma iniciativa essencial para aproximar a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) dos alunos do Ensino Médio das escolas de Guarapuava e região. Coordenado por Bárbara Canali Dalla Corte, o projeto tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre o Ensino Superior e incentivar as inscrições para os programas da universidade, como o Vestibular e o Programa de Avaliação Continuada (PAC).

Este ano, o projeto ampliou seu alcance, passando a incluir escolas públicas e privadas de Guarapuava, Turvo, Candói, Pinhão e Irati, chegando a 13.200 alunos. Nos meses de junho e julho, a atuação do projeto teve como foco o PAC I. A equipe, que é composta por docentes, alunos e agentes universitários voluntários, já efetivou 1.950 inscrições, número que deve crescer com a continuidade das ações e com a abertura das inscrições para o Vestibular, em agosto.

A receptividade nas escolas tem sido positiva. De acordo com Bárbara, a gestão das escolas agradece pela presença da Unicentro, destacando a importância da universidade pública e gratuita para a comunidade. A coordenadora ressalta, ainda, a importância de levar a universidade pública para dentro das escolas. “Muitos pensam que não conseguem fazer um curso superior porque precisarão trabalhar após a conclusão do Ensino Médio, mas é nesse momento que mostramos para eles as opções dentro da universidade que, além de aprimorar o currículo deles, podem remunerá-los desde o início do curso”, afirma.

Gilmar Garcia de Almeida, diretor do Colégio Estadual do Campo Professora Lisandra Andrade, que fica na comunidade de Passa Quatro, interior de Turvo, reforça essa percepção. Ele destaca que a presença da Unicentro nas escolas tem mostrado aos alunos, especialmente aqueles de localidades distantes, que a universidade é uma realidade acessível. “A universidade não está tão distante. É um primeiro passo para a ascensão social, e a educação é uma forma de acesso à mobilidade social no Brasil”, observa Gilmar.

A interação direta com os estudantes nas escolas tem sido um diferencial do projeto. Ao visitar os ambientes onde os alunos se sentem à vontade, a equipe do Escolha Certo consegue estabelecer um diálogo aberto e esclarecedor. “Eles buscam informações e tiram suas dúvidas. Ir até eles faz com que se sintam mais confortáveis para conversar conosco”, explica Bárbara.

As principais dúvidas dos alunos giram em torno de remuneração e pagamento de taxas de inscrição. Muitos acreditam que não poderão cursar o Ensino Superior devido à necessidade de trabalhar após o Ensino Médio. No entanto, a equipe do projeto divulga as diversas oportunidades de bolsas de estudo e programas de apoio financeiro disponíveis na Unicentro.

O impacto positivo do projeto também pode ser medido por meio de relatos pessoais. Bárbara conta a história de uma aluna que mudou de ideia sobre cursar o ensino superior após uma visita do projeto. “Ela disse: ‘achava que não ia conseguir fazer o curso que eu tanto queria, mas agora decidi que vou sim’. Esse tipo de feedback mostra que nossas ações estão sendo efetivas”, relata.

Sucesso contínuo – Desde o início em 2022, o “Escolha Certo, Escolha Unicentro” vem crescendo a cada edição. Em 2022, um projeto piloto em Guarapuava atendeu 11 alunos. Em 2023, a expansão para todas as escolas públicas de Guarapuava e Irati resultou em 626 inscrições de um universo de 2.500 alunos, uma conquista para a equipe. Agora, em 2024, com mais de 1.950 inscrições já realizadas, o projeto demonstra um crescimento consistente e uma influência significativa na escolha dos alunos pelo Ensino Superior.

As metas futuras incluem a expansão para mais escolas e cidades, levando a educação pública, gratuita e de qualidade a um número ainda maior de estudantes. “O sucesso do projeto reflete a importância da universidade pública como um agente de transformação social e destaca a Unicentro como uma instituição comprometida com a inclusão e o desenvolvimento educacional das comunidades que atende”, finaliza Bárbara.

Por Caroline Albertini

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.