Exposição Arte² estreia no Câmpus Cedeteg

A exposição coletiva Arte², promovida pela Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), fez sua estreia no Câmpus Cedeteg da Unicentro nesta quinta-feira (11). A mostra estará aberta ao público até o dia 2 de agosto, no hall de entrada da Direção do Câmpus.

Realizada desde 2016, com a finalidade de democratizar o espaço expositivo e promover a produção artística em dimensões reduzidas, a exposição reúne obras que não ultrapassam 12 centímetros de altura, largura e profundidade, ou 12 segundos, no caso de produções audiovisuais.

Este ano, a exposição aborda a temática “Subjetividades: harmonia e dissonância”. O tema explora as nuances da subjetividade humana, capturando as experiências, emoções e visões de mundo dos artistas expositores, que são docentes, agentes universitários, acadêmicos da Unicentro e membros da comunidade externa.

“É um espaço de exposição coletiva, onde esse tema é extremamente amplo, porque no nosso cotidiano nós vivenciamos muitas situações, tanto de harmonia, quanto de dissonância, e isso permite interpretações das mais subjetivas formas e que o artista possa expressar essa subjetividade. Para nós foi uma alegria muito grande o fato de que estamos expondo 100 obras e, por ser a primeira edição do Cedeteg, foi um número bastante expressivo”, conta a chefe da Divisão de Assuntos Culturais do câmpus, professora Patrícia Carla Giloni de Lima.

Segundo a vice-diretora do câmpus, professora Aline Marques Genú, a exposição traz uma nova dimensão cultural e artística para o ambiente universitário. “Essa foi sempre uma demanda nossa, de trazer mais atividades culturais para o câmpus. A cultura engrandece as pessoas, então em um momento de intervalo de aula, entre professores e alunos, eles podem vir, podem olhar as obras e pensar, se distrair e tirar um pouco o foco dos estudos, das atividades acadêmicas e pensar além disso dentro do espaço da universidade”, comenta a vice-diretora.

Com a recepção da Arte² no Câmpus Cedeteg, a vice-diretora está otimista sobre o futuro e convida a comunidade do câmpus para prestigiar e propor atividade culturais. “A gente está prevendo um espaço no centro de convivência para essas mostras, que é um ponto mais central, mas a gente convida a todos que venham participar, que admirem as obras e que, quem sabe no próximo evento, você se sinta convidado também a participar e trazer a sua obra para ser apresentada. A gente está de portas abertas para receber outras propostas e fazer evoluir ainda mais essas atividades culturais dentro do Câmpus Cedeteg”, disse.

Proposição corroborada pela chefe da Divisão de Assuntos Culturais do câmpus, que inclusive já recebeu comentários positivos sobre o assunto. “A gente percebe que o Cedeteg ficou realmente relegado no quesito arte, então agora a proposta é que nós possamos trazer não só a exposição Arte², mas também trazer outras formas de expressão de arte, como música e do Feteco (Festival de Teatro da Unicentro), trazer algumas atividades também aqui para o Cedeteg. Muitos já me falaram que na próxima edição vão fazer parte da exposição”, conta Patrícia.

Por Giovani Ciquelero

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.