Inicia-se na década de 70, em Guarapuava, a preocupação com a preservação de documentos de valor histórico em arquivos.
Na Unicentro esta preocupação deu-se com a participação dos professores do Departamento de História, bem como na Prefeitura Municipal de Guarapuava. A partir dessas preocupações, dá-se naUnicentro a institucionalização do Arquivo Histórico e na Prefeitura Municipal é em maio de 1989 que o então Exmo. Sr. Fernando Ribas Carli sanciona a Lei 67/89 de 1989, que cria o Arquivo Histórico Municipal. A Unicentro passa então a ser tutora dos documentos pertencentes ao Arquivo Histórico Municipal, consolidando-se assim os movimentos para a preservação de acervos relativos a documentos históricos.
O Arquivo Histórico de Guarapuava está localizado na Unicentro e é um órgão aberto a toda a comunidade que tem por finalidade garantir a eficácia dos procedimentos de produção, manutenção e disponibilização desses documentos arquivísticos, pois estes fornecem as evidências de ações, contribuindo para a ampliação da memória registrada de uma comunidade ou sociedade, ao manterem informações culturais, históricas, científicas, técnicas, econômicas e administrativas.
Por essas atividades e pela qualidade do seu acervo, é que o Arquivo Histórico de Guarapuava já é reconhecido nacionalmente e tem cada vez mais recebido a atenção de pessoas das mais diferentes regiões do país na busca de sua documentação.

ACERVO

O seu acervo é formado por documentação produzida nos séculos XIX e XX, tanto na região de Guarapuava, como também por instituições nacionais. Podem ser destacados no acervo os seguintes documentos arquivísticos: correspondências do poder judiciário, documentos contábeis, documentos eleitorais, plantas arquitetônicas, coleção de leis do império, correspondência da prefeitura municipal, fundos individuais, fotografias, jornais, revistas, processos da 1ª e 2ª Vara Cível e da 2ª Vara Criminal, documentação diversa doada pela comunidade.

INSTALAÇÕES

Arquivo dispõe de instalações que respeitam os critérios internacionais de Arquivologia, possibilitando a correta conservação e disponibilização para a comunidade do seu acervo.

DIVISÃO DE GUARDA E PRESERVAÇÃO

Equipe especializada na conservação da documentação, atuando nas áreas de limpeza, indexação, adequação e conservação do acervo.

CLIENTELA

O Arquivo também é parte essencial no processo de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela Unicentro em prol de sua região. Através dele é possível o acesso ao material necessário para instrumentalizar a prática docente, ou para que os acadêmicos e pesquisadores em geral desenvolvam suas pesquisas e, principalmente, para que a própria comunidade encontre os subsídios para a construção da sua memória.

ATENDIMENTO

segunda a sexta, pela manhã das 8h às 11h30, à tarde das 13h às 17h e no período da noite das 19h às 21h30.

LOCALIZAÇÃO

Rua Presidente zacarias, 875 Cx. Postal 3010
CEP 85.015-430
Guarapuava/PR

CONTATOS: Fone: (42) 3621.1320

Catálogos

Disponibilizamos, no Cedoc/G para pesquisa os processos crimes de 1835 a 1972, tipificados como: termos de bem viver, cartas precatórias, furto, roubo, sedução, estupro, promessa de casamento não cumprida, defloramento, incesto, suicídio, assassinato, sequestro, linchamento, escravo que assassinou o patrão, assassinato de escravos, infanticídio, lesões corporais, ataques indígenas, assassinato de índios, fuga de presos, homicídio, disparo de arma de fogo, solicitação de habeas corpus, bigamia, poligamia, falsidade ideológica, afogamento, curandeirismo, charlatanismo, prática ilegal da medicina, morte acidental, calunia e difamação, abuso de autoridade, mandato de prisão, incêndio criminoso, falsificação de moeda, falsificação de dinheiro, briga em baile, termo de sujeição, estelionato, desordem, embargo de obras, dano a propriedade, ameaça de morte, emboscada, porte ilegal de arma, arrombamento, resistência a prisão, extorsão, suborno, desacato, solicitação de registro civil, adultério, envenenamento, registro de apreensão e cedência de armas, desvio de madeira para solo estrangeiro, acidente aéreo, vadiagem.