II Encontro Nacional de Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem

A proposta para 2018 tem dois eixos : (1) aprofundamento com estudos nos fundamentos da Clínica de Linguagem no formato de minicursos; (2) atualização com apresentação das pesquisas dos mestres e doutores articulados à rede de pesquisa.

18 de agosto de 2018 - 00:00

Término

21 de agosto de 2018 - 00:00

PR 153, Km 7, s/n - Riozinho, Irati - PR, 84500-000   Ver mapa

Este evento irá reunir pesquisadores renomados da área da Linguística, Aquisição de Linguagem e Fonoaudiologia, articulados em uma rede de pesquisa, filiada à perspectiva teórica e clínica denominada Clínica de Linguagem. A Clínica de Linguagem inaugurou sua reflexão no campo das patologias de linguagem problematizando os limites dos aportes teórico-clínicos da Fonoaudiologia no atendimento de pacientes com quadros sintomáticos de linguagem e, por isso, se diferencia das propostas de cunho biológico, cognitivo, social. Essa reflexão é encaminhada a partir da aproximação ao Estruturalismo Europeu, na Linguística, e à Psicanálise – um movimento teórico iniciado pelo Interacionismo na área de Aquisição da Linguagem por Cláudia de Lemos, em 1976, no Departamento de Linguística da Universidade Estadual de Campinas (IEL-UNICAMP), o qual ganhou reconhecimento internacional pela sua originalidade e por oferecer explicações linguísticas consistentes acerca das mudanças que ocorrem na fala da criança na trajetória de sua constituição enquanto falante de uma língua. O grupo de Pesquisa “Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem” é atuante na formação clínica de fonoaudiólogos e psicólogos e, ainda, na de linguistas e pedagogos, constituindo-se como principal articulador de uma rede de pesquisadores de diversas universidades (UNICENTRO, UFBA, UNICAP, Universidade Nacional de Rosario). O I Encontro Nacional de Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem ocorreu em dezembro de 2016 e, no seu fechamento, indicou-se a importância e valorização destes encontros e, também, a necessidade de aprofundar os conceitos que inauguram a perspectiva denominada “Clínica de Linguagem”. Estudar as bases e articulações teóricas é um passo inicial para solidificar o polo de formação que está sendo construído no Campus de Irati, ora vinculado ao curso de Fonoaudiologia e ao Laboratório de Estudos da Linguagem (LALINGUA). Por esse motivo, a partir da demanda dos próprios participantes, o II ENAP-CL e o I EIAP-CL, tem um formato com ênfase em minicursos.

Câmpus Cedeteg
Alameda Élio Antonio Dalla Vecchia, 838