Pode-se chamar de literatura Indígena todos os escritos oficializados por escritores de etnia indígena, também descritos como; Literatura Nativa, Literatura das Origens, Literatura Ameríndia e Literatura Indígena de Tradição Oral.
A cultura da etnia em questão é linda e demarca o berço brasileiro, com certeza vale a pena conhecer e notar as diversidades culturais em nosso país que é reconhecido pela mescla de identidades.
O Laboratório de Educação Infantil propõe neste mês de agosto, que você conheça um pouco mais desta cultura através de varias atividades, incluindo algumas obras literárias disponíveis no acervo da sala de leitura UNICENTRO (LABRINQUEI) e Laboratório de Educação do Campo e Indígena UNICENTRO (LAECI).

 

A primeira sugestão de literatura Indígena é o livro DESCOBRINDO O XINGU.
Nesse livro, você vai conhecer um pouquinho sobre o parque indígena do Xingu! Divirta-se encontrando, em cada página, os moradores dos diferentes povos e descobrindo os hábitos e práticas dessa rica cultura. Onde fica o Xingu? Quem mora lá? Como as pessoas vivem nesse local? Como as crianças brincam por lá?

 

 

 

 

 

Nossa segunda indicação de literatura indígena é o livro DIZ A LENDA.

Esse livro nos conta sobre um tempo em que os índios ainda não sabiam plantar roças e para se alimentar, eles caçavam, pescavam e colhiam frutos silvestres. Por causa disso, não podiam parar muito tempo em um lugar. Era isso que acontecia com a tribo do velho índio Auati e de sua neta Maiara. Mas daquela vez, Auati sentiu-se sem forças para acompanhar o grupo e decidiu ficar. Vem conhecer o resto dessa história lendo o livro Diz a lenda.

 

 

 

 

 

A última indicação de literatura indígena é o livro KABÁ DAREBU.

Kabá Darebu é um menino indígena que conta com sabedoria e poesia o jeito de ser da sua gente os Munduruku.

Esse livro está disponível para empréstimo no Laboratório de Educação do Campo e Indígena (LAECI).

 

 

 

E você conhece alguma literatura Indígena?