Materiais: Giz/durex, pedra pequena

Descrição: Brincam quantas crianças quiserem e cada uma tem sua pedra. Quando não disputam na fórmula de escolha fala: – Primeira! (será a primeira) na Segunda! Quem falar em segundo lugar será a segunda, assim sucessivamente. 1) joga se a pedra na 1ª quadra, não podendo pular nela. Vai com um pé só, batendo os dois pés no chão, na quarta e quinta casa e no céu sem fim. 2) Chutinho. Vais se chutando a pedra que foi jogada perto, antes da amarelinha, com um pé só. A pedra não pode bater na risca, se errar passa para outra criança até chegar sua vez novamente. 3) Na terceira etapa, joga-se sem pedra. Com os olhos vendados diz – Pisei? As outras respondem: – Não. Assim casa por casa até sua vez. Também na terceira casa é com um pé só. E os dois pés na 4ª e 5ª casas. 4) tirar casa – de costas joga-se a pedra para trás, onde cair, essa Casa será excluída. Risca-se com giz a mesma, podendo pisar nela com os dois pés. Amarelinha: uma das mais famosas atividades de educação física infantil

Em alguns lugares ela é chamada de maré, em outros locais é chamada de macaca. Independente do nome dado, é uma brincadeira que não pode faltar em sua lista de atividades.

Para brincar, você pode desenhar no chão quadrados que vão de um a nove. Os números 1, 4, 7 e 10 são desenhados isoladamente, enquanto os números 2, 3, 5, 6, 8 e 9 são desenhados lado a lado. Acima do número 10 tem um semicírculo com a palavra “céu”, que é onde os brincantes devem chegar. Cada jogador tem uma pequena pedrinha e arremessa ela partindo da casa 1. Só se pode pôr um pé em cada casa, em casas que estão lado a lado pode-se pôr os dois pés.

Ganha a brincadeira quem terminar todas as casas primeiro.

Fonte: Labrinp (Laboratório de Brinquedos e Materiais) http://www.labrimp.fe.usp.br/?action=brincadeira