Literatura Nordestina

A região nordestina é conhecida internacionalmente pela literatura em geral, principalmente pelos cordéis, a literatura nordestina começou a ganhar identidade no século XVII através da linguagem barroca. Na escrita estão expressas a ficção regionalista do Nordeste brasileiro, retrata as dificuldades da região como a seca, características da população como a força e persistência tomam grande visibilidade. Não podemos deixar de observar que apesar dos obstáculos enfrentados sua marca colorida e alegre não deixa de se fazer presente em todas as manifestações culturais. Vamos contemplar a linda diversidade cultural brasileira e conhecer um pouquinho de seus traços literários?

Alguns escritores que marcaram a história literária do Nordeste:
Ariano Suassuna-Parahyba do Norte
Jorge Amado – Bahia
Tobias Barreto – Sergipe
Lêdo Ivo – Alagoas
João Cabral de Melo Neto – Pernambuco
Augusto dos Anjos – Paraíba
Nísia Floresta – Rio Grande do Norte
Rachel de Queiroz – Ceará

 

 

 

Para mergulharmos ainda mais na cultura nordestina trazemos como sugestão de leitura  a clássica literatura de cordel “A pedra do meio dia ou Arthur e Isadora” de Braulio Tavares que consta em nosso acervo para empréstimo.

 

 

 

 

 

 

Também disponibilizamos o PDF do cordel  “A vida de Pedro Cem “ de João Martins de Athayde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que melhor que umas receitas “de lamber os dedos” para se aprofundar ainda mais na cultura nordestina? A culinária é um grande destaque dentro dessa cultura, não poderia passar sem ao menos ser citada neste mês aqui no perfil. Como estamos explorando a encantadora literatura do nordeste brasileiro, trouxemos algumas receitas em cordel. Você pode se divertir fazendo e o melhor se deliciar com elas!
Sugestão de um encantador cordel em receitas: https://issuu.com/cimsal/docs/cordel_de_receitas