Sob iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir de 2013 o projeto-piloto “Doutorado-Acadêmico Industrial” oferecia aos alunos de doutorado a oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa mais aplicados à realidade e à necessidade do setor industrial brasileiro, como também oferecer às indústrias os benefícios da pesquisa e do desenvolvimento em alto nível (https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programa-mai-dai).

Em 2019, com a inclusão das modalidades de Mestrado e Iniciação Tecnológica e Industrial, o projeto adquire nova roupagem, e em 9 de abril de 2020, por meio da Resolução CNPq nº 7, é criado o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI) sob a finalidade de fortalecer o desenvolvimento científico e tecnológico, o empreendedorismo e a inovação no País, com o envolvimento de alunos de mestrado e doutorado em projetos de interesse de empresas, órgãos de governo e/ou entidades do terceiro setor.

Em 2020, o CNPq lança a Chamada CNPq nº 12/2020 – Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação – MAI/DAI, com o objetivo de fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICT), tendo sido aprovada a concessão de 2.102 bolsas no País, nas modalidades Doutorado, Mestrado e Iniciação Tecnológica Industrial, com investimento total de R$ 50,91 milhões por parte do CNPq.

Nesta Chamada, a Unicentro obteve a aprovação de proposta que conta o apoio das seguintes empresas-parceiras:

Instituto para Pesquisa do Câncer Sumitomo Chemical do Brasil Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa) Viveiros Pitol Klabin S.A.

Por meio desta proposta institucional, que envolve os Programas de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA), Ciências Farmacêuticas (PPGCF) e Ciências Florestais (PPGF), em Processo Seletivo foram selecionados 5 bolsistas de Doutorado pelo período de 48 meses, 1 bolsista de Mestrado pelo período de 24 meses e 3 bolsistas de Iniciação Tecnológica e Industrial pelo período de 12 meses.

Estes bolsistas estão atuando nos seguintes projetos:

PPG

Supervisor(a)

Projeto de Pesquisa

Área de Tecnologia Prioritária e respectivo setor

Empresa-Parceira

Bolsistas

DR

MS

ITI

Cacilda Márcia Duarte Rios Faria

Desenvolvimento de produto à base de Trichoderma para manejo alternativo de doenças de plantas em sistemas agrícolas sustentáveis

Sumitomo Chemical do Brasil

Ciências Florestais (PPGF)

Flávio Augusto de Oliveira Garcia

Modelos matemáticos para previsão de surtos de Glycaspis brimblecombei para aumentar a eficiência do manejo integrado de pragas em Eucalyptus spp

Klabin S.A.

Jackson Kawakami

Desenvolvimento e pesquisa em bioinsumos para o manejo de doenças da soja.

(Setor do Agronegócio)

Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA)

Ciências Farmacêuticas (PPGCF)

Najeh Maissar Khalil

Desenvolvimento de um sistema nanoestruturado em uma plataforma escalonável, com o intuito de diminuir a toxicidade e manutenção da atividade sobre tumores.

Tecnologias Habilitadoras

(Setor de Nanotecnologia)

Instituto para Pesquisa do Câncer

Renato Vasconcelos Botelho

Desenvolvimento de tecnologia de cultivo de nogueira Pecã em sistema orgânico visando atender as demandas do mercado nacional e internacional

Viveiros Pitol

* DR (Doutorado); MS (Mestrado) e ITI (Iniciação Tecnológica e Industrial).

A proposta ainda possui outras 27 bolsas de Iniciação Tecnológica e Industrial em processo de implantação, pelo período de 12 meses de duração.