APOIO À FORMAÇÃO DE DOUTORES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS

O Programa de Apoio à formação de doutores em áreas estratégicas, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), visa apoiar propostas institucionais que buscam o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica por meio do intercâmbio e cooperação entre Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu consolidados e não consolidados, de Instituições de Ensino Superior (IES) e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) para a formação de recursos humanos na pesquisa científica e tecnológica em áreas estratégicas com a concessão de bolsas de doutorado no país.

Orientando-se por este objetivo, a Chamada CNPq nº 01/2019 selecionou projetos enquadrados em um ou mais dos temas alinhados à Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2022 , a saber:

• Aeroespacial e Defesa;
  • Água;
  • Alimentos;
  • Biomas e Bioeconomia;
  • Ciências e Tecnologias Sociais;
  • Clima;
  • Economia e Sociedade Digital;
  • Energia;
  • Minerais Estratégicos;
  • Nuclear;
  • Saúde;
  • Tecnologias Convergentes e Habilitadoras.

Com a aprovação do projeto “Apoio à formação de doutores em áreas estratégicas para o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica na Unicentro”, na Unicentro estão sendo concedidas 10 bolsas de Doutorado, pelo período de 48 meses, para 5 discentes do Programas de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA) e 5 discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), conforme segue:

PPG

Cooperação

Supervisão

Bolsistas

Agronomia (PPGA)

Caracterização química dos feromônios e desenvolvimento de armadilhas visando o manejo integrado de percevejos raspadores (Hemiptera: MIridae) em cereais de inverno e pastagens

Programa de Pós-Graduação em Entomologia e Acarologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo (ESALQ/USP)

Prof. Dr. Jackson Kawakami (Unicentro); Profª Dra. Cristiane Nardi, Prof. Dr. José Maurício Simões Bento e Prof. Dr. José Roberto Postali Parra (ESALQ/USP)

Anderson Hideo Yokoyama

Luana Karolline Ribeiro

(01/09/2020 a 31/08/2024)

Sistemas de manejo de conservação de solo e água (com e sem terraço e práticas Unicentro/FAPA) na produção sustentável de alimentos

Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Prof. Dr. Cristiano André Pott, Prof. Dr. Leandro Rampim e Prof. Dr. Marcelo Marques Lopes Müller (Unicentro); Prof. Dr. Cássio Antônio Tormena e Prof. Dr. Marcos Rafael Nanni (UEM)

Ernani Garcia Neto

01/03/2020 a 29/02/2024)

Caio Ericles Kolling

(cancelado)

Compostos bioativos de extratos de plantas e extratos de fungos no manejo de doenças, na indução de resistência e no desenvolvimento de plantas de tomate

Profª Dra. Cacilda Márcia Duarte Rios Faria (Unicentro); Prof. Dr. João Domingos Rodrigues, Profª Dra. Elizabeth Orika Ono; Profª Dra. Katia Regina Freitas Schwan-Estrada e Prof. Dr. Dauri José Tessmann (UEM)

Amanda Felchak de Morais

Ciências Farmacêuticas (PPGCF)

Desenvolvimento e avaliação de sistemas de liberação controlada de compostos bioativos, em modelos in vitro e in vivo

Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp, Campus Araraquara)

Prof. Dr. Najeh Maissar Khalil (Unicentro)

Daniele Fernanda Renzi

Laís de Almeida Campos

01/03/2020 a 29/02/2024

Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP, Campus Araraquara)

Profª Dr. Rubiana Mainardes e Prof. Dr. Paulo Renato de Oliveira (Unicentro)

Jeferson Ziebarth

(01/08/2021 a 31/07/2024)*

Margani Taise Fin

(01/02/2020 a 31/01/2023)

Sarah Jáuregui Zela

(01/04/2020 a 31/03/2024)

*Subsitituiu Christiane Menezes Romão Rampim, que atuou como bolsista no período de 01/02/2020 a 31/01/2023.