PROGRAMA DE DOUTORADO-SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE)

O Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi instituído em 2011, em substituição ao Doutorado Sanduíche Balcão e ao Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE). A alteração visou dar maior agilidade no processo de implementação das bolsas de estágio de doutorando no exterior.

O Programa oferece bolsas de estágio em pesquisa de doutorado no exterior, alinhadas com o Plano de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior, de forma a complementar os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros de excelência na formação de recursos humanos de alto nível para inserção nos meios acadêmicos, de ensino e de pesquisa no país. Discentes regularmente matriculados em cursos de doutorado no Brasil podem realizar parte do curso em instituição no exterior, com a obrigação de retornar ao Brasil após a finalização da bolsa, para integralização de créditos e a defesa da tese (https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/multinacional/programa-de-doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse).

Na atual edição do Programa, ofertada pelo Edital nº 10/2022-PDSE, a Capes está financiando até 1.400 (mil e quatrocentas) bolsas com duração de, no mínimo, seis meses e, no máximo, dez meses.

Após a realização de Processo Seletivo Interno para participação de discentes da instituição no PDSE 2022, quatro doutorandos foram aprovados e realizarão estágio no exterior:

 

Discente

PPG

IES de Destino

Período

Felipe Soares

Letras (PPGL)

Université de Lorraine (França)

Setembro de 2022 a Junho de 2023

Fernanda Priscila Carraro

Letras (PPGL)

Universidad Autónoma de Madrid (Espanha)

Setembro de 2022 a Junho de 2023

Luiz Henrique Natalli

Ciências Florestais (PPGF)

Universidade de Santiago de Compostela (Espanha)

Outubro de 2022 a Maio de 2023

Solange Francieli Vieira

Geografia (PPGG)

Universidad de Valencia (Espanha)

Setembro de 2022 a Junho de 2023


A participação dos discentes no PDSE 2022 está alinhada à Política de Internacionalização da Unicentro, e os mesmos estarão desenvolvendo estudos relacionados aos seus projetos de Tese, conforme segue:

Discente

Projeto de Pesquisa

Felipe Soares

Título: A experiência da carne: a fabricação arquegenealógica de si no discurso drag

Resumo: Frente aos embates discursivos que confiscam verdades, como aquelas ligadas à experiência da carne (cristã e drag), analiso, sob o viés arquegenealógico da Análise do Discurso filiada sobremodo ao pensamento de Michel Foucault, a incongruência semiótica deste signo a partir de discursos que o fabricam problematizando os atravessamentos de sentidos que, consequentemente, objetivam/subjetivam tais corpos designados “drag”, conjurados aqui – na persona da Drag Queen Rita Von Hunty – como complexa expressão de arte e também posicionamento político à deriva em/com sua “relação indissociável entre a língua, o sujeito, a história e a cultura” (GREGOLIN, 2011). Máscara dispersa no contexto socio histórico brasileiro, sendo signo que gravita próximo à LGBTfobia, é imperativo às ciências humanas a verticalização de estudos a respeito dos funcionamentos sociais que envolvem esse fenômeno, tomando-o em suas estruturas internas e externas da língua. Com essa tese, a partir de seu desenvolvimento no Laboratório de pesquisa CREM (Université de Lorraine, Metz, FR), centrado no imaginário da cultura e teoria queer pelo viés da sociolinguística, pretendo desenvolver uma ferramenta teórica para (re)interpretá-lo em sua atualidade fragmentada mirando tanto os imbricamentos que lhe atravessam hierarquizando-o segundo determinadas práticas, como o fazem os discursos clínico, jurídico, religioso, artístico, político; bem como a urgência de compreendê-lo frente sua arriscada e perigosa circulação no cerne de nossa sociedade. Nesse sentido, pergunto: o que é drag, hoje?

Orientadora na Unicentro: Profª Dra. Denise Gabriel Witzel

Supervisor na Université de Lorraine (França): Prof. Dr. Luca Greco

Fernanda Priscila Carraro

Título: Crenças e atitudes linguísticas: um estudo sobre falantes de espanhol como língua materna

Orientadora na Unicentro: Profª Loremi Loregian Penkal

Supervisor na Universidad Autónoma de Madrid (Espanha): Profª Dra. Beatriz Méndez Guerrero

Luiz Henrique Natalli

Título: Avaliação da qualidade do substrato com a adição de Biochar

Resumo: A pesquisa relaciona-se ao reaproveitamento de resíduos florestais, mais especificamente dos resíduos provenientes da colheita florestal do Pinus spp. Uma das formas de reaproveitamento deste material que é gerado em grandes quantidades, é a conversão termoquímica, utilizando-se da técnica de Pirólise, para obtenção do Biochar. O Biochar é um produto poroso, rico em carbono, que apresenta diversas funcionalidades, tais como a reciclagem de resíduos, uma vez que este pode ser produzido com diferentes fontes de biomassa (resíduos), melhorias no solo, mitigação das mudanças climáticas, remediação da poluição de solos e águas. Neste projeto, é produzido o Biochar dos resíduos gerados na colheita, sendo eles: madeira (galhos e ponteiros); casca e; acículas; com o objetivo de incorporar este material na composição de substratos para produção de mudas florestais. E para avaliar as características finais deste substrato, é necessária uma série de análises, isto é, a caracterização deste material. Toda esta caracterização e análises serão realizadas no Programa de Doutorado em Meio Ambiente e Recursos Naturais, da Universidade de Santiago de Compostela, na cidade de Santiago de Compostela, Espanha, utilizando de toda infraestrutura, tecnologia e equipamentos lá disponibilizados.

Orientadora na Unicentro: Prof. Dr. Everton Hillig

Supervisor na Universidad Autónoma de Madrid (Espanha): Prof. Dr. Remigio Paradelo Núñez

Solange Francieli Vieira

Título: Uso de jogos de simulação para ensino de cidade – análise comparativa entre Brasil e Espanha

Orientadora na Unicentro: Profª Dra. Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes

Supervisor na Universidad Autónoma de Madrid (Espanha): Prof. Dr. Diego García Monteagudo