Núcleo de Estudos de Gênero – UFPR
Docentes Envolvidos: Nadia Maria Guariza
Descrição do Grupo (resumo) O Núcleo de Estudos de Gênero da Universidade Federal do Paraná foi criado com o objetivo de estimular os estudos e as discussões sobre questões de gênero, promovendo seminários, palestras, projetos e eventos de extensão. Com a criação do Núcleo abrimos um espaço interdisciplinar e interinstitucional no qual participam professores e alunos de graduação e pós-graduação. Como resultado deste trabalho destacamos a realização de dois encontros nacionais de estudos de gênero que consolidou a nossa participação na rede nacional de grupos de pesquisa sobre gênero. Publicamos os livros “Gênero Plural” (2002) e “Mulheres, homens, olhares e cenas” (2011), ambos pela Editora da Universidade Federal do Paraná. Destacamos a realização de um convênio internacional com a Universidade de Holguín, Cuba, financiado pela CAPES, iniciado em 2009 e concluído em 2011. O convênio foi renovado em 2012 e se encontra ativo.
Cultura, Etnias, Identificações – UNICENTRO
Docentes Envolvidos: Beatriz Anselmo Olinto (Líder)
Oséias de Oliveira
Ana Maria Rufino Gillies
Odinei Fabiano Ramos
Descrição do Grupo (resumo) Problematização das práticas e produções culturais, a reflexão sobre a produção de História Cultural, a pesquisa em torno das construções identitárias, étnicas e de migrações de grupos humanos. Público alvo: comunidade acadêmica. DO CAMPO DE PESQUISA E RELEVÂNCIA DO GRUPO O GPCEI está inscrito no CNPQ desde 2000 e, desde então, é certificado pela instituição. O grupo foi composto através das pesquisas existentes no Departamento de História da UNICENTRO naquele primeiro momento. Porém, durante esse longo período, auxiliou na formação acadêmica de muitos pesquisadores que hoje compõem uma rede de pesquisa integrada a partir de docentes e pós graduandos de várias instituições ( UNIOESTE, UNESPAR, UFS, FIOCRUZ, UNESP, UFF, UFSC, entre outras). O grupo mantém o seu foco central nas reflexões sobre as construções identitárias, para isso dialoga tanto com a Historiografia, quanto com as áreas da História Rural, a História das Doenças e a História do Brasil
NÚCLEO DE HISTÓRIA RURAL – UFF
Docentes Envolvidos: Beatriz Anselmo Olinto
Descrição do Grupo (resumo) Desde sua criação, em 1999, o Núcleo tem se destacado na realização de estudos sobre a questão agrária e dos movimentos rurais no Brasil, participando de vários simpósios nacionais e internacionais, sempre apresentando os resultados de suas pesquisas. O grupo ainda tem buscado refletir sobre a dimensão do direito a terra, construindo uma metodologia de investigação acerca da historicidades dos conflitos agrários no país, em seus múltiplos e complexos desdobramentos. A partir de 2012, o Núcleo de História Rural passou a integrar a REDE PROPRIETAS. Com financiamento da FAPERJ e do CNPq, a rede aglutina os pesquisadores que estudam a construção históricas das propriedades e os direitos de acesso.
Cultura, religiosidade e saberes locais – UCDB
Docentes Envolvidos: Oséias de Oliveira
Descrição do Grupo (resumo) Cultura, religiosidade e saberes locais.
História e ensino de História – UEL
Docentes Envolvidos: Geyso Dongley Germinari
Descrição do Grupo (resumo) Participam do grupo História e ensino de história pesquisadores que desenvolvem pesquisa relacionadas ao ensino de história e a educação histórica. Entre as pesquisas desenvolvidas estão a pesquisa: Educação Histórica: iniciando crianças na arte do conhecimento histórico. Coordenada pela Professora Marlene Cainelli, a pesquisa conta com alunos bolsistas de iniciação cientifica e mestrado. No ambito do grupo de pesquisa também é desenvolvida a Pesquisa His-cola: ação e pesquisa no ensino de história e cotidiano escolar coordenado pela professora Sandra Regina Ferreira de Oliveira. O grupo de História e ensino publica anualmente a Revista História e Ensino. A Revista tem financiamento da Fundação Araucária. Está credenciada no Qualis da área de História e Educação. O Grupo História e Ensino prestou acessoria a formação do Laboratório de Ensino de História da faculdade Estadual de Jacarezinho. O grupo História e Ensino participa da orientação de professores de História do Estado do Paraná no Programa de Desenvolvimento Educacional. No Grupo História e Ensino de História já foram defendidas 4 especializações e duas dissertações de Mestrado. Atualmente participam do Grupo 3 Mestrandos em Educação , duas alunas em iniciação científica com financiamento do Cnpq e duas alunas de especialização. O grupo História e Ensino publica trimestralmente o Boletim Informativo do Laboratório de Ensino de História que articula ensino, pesquisa e extensão na elaboração de textos didáticos pelos alunos do curso de História para utilização em sala de aula pelos professores de História do ensino fundamental e médio. A tiragem do Boletim Informativo é 2000 exemplares que são distribuídos gratuitamente aos professores através dos Núcleos de Educação.
Estudos em História Cultural – UNICENTRO
Docentes Envolvidos: José Adilçon Campigoto (Líder)
Oséias de Oliveira (Líder)
Alexandra Lourenço
Ana Maria Rufino Gillies
Ancelmo Schörner
Nadia Maria Guariza
Descrição do Grupo (resumo) Tendo como base de atuação o curso de História da UNICENTRO – Campus de Irati, o grupo procura ser um elo entre a pesquisa e o ensino e consolidar a ambos. Para tanto, procura estimular a pesquisa na graduação em suas várias modalidades, bem como na pós-graduação. As linhas de pesquisa promovem encontros periódicos para discussões acerca dos objetos e das abordagens a fim de promover uma integração fina entre as pesquisas. Além dos encontros bianuais, onde se quer cultivar uma cultura agonística, o grupo tem em seu horizonte a promoção de eventos que reúnam outros pesquisadores que possam contribuir para o aprofundamento e consolidação dos seus trabalhos. Externamente, o grupo divulga seus trabalhos através de conferências, mesas redondas e participação em eventos na área de história com incidência aos assuntos abordados pelas linhas de pesquisa. De igual importância são as publicações de artigos em revistas especializadas e em anais de eventos.
Estudos Literários: teoria, crítica e ensino – UNICENTRO
Docentes Envolvidos: Davi Silva Gonçalves
Descrição do Grupo (resumo) Estudos Literários: teoria, crítica e ensino.
Intelectuais, Ciência e Nação – UNICENTRO
Docentes Envolvidos: Vanderlei Sebastião de Souza (Líder)
Paulo Rodrigo Andrade Haiduke
Rosemeri Moreira
Descrição do Grupo (resumo) O grupo tem por objetivo realizar pesquisas sobre a atuação de intelectuais e cientistas na produção de ideias, representações e imagens do Brasil promovidas a partir de discursos e teorias científicas. Com ênfase no período que se estende do final do século XIX até primeira metade do século XX, o grupo reúne pesquisas voltadas ao estudo de cientistas e intelectuais que tiveram suas trajetórias associadas ao campo da medicina, das ciências naturais, da literatura e do pensamento social. Neste contexto, trata-se de analisar desde as interpretações científicas e literárias em torno das relações entre raça, diversidade humana, natureza e cultura, até questões sobre imigração e povoamento do país, discussões sobre nação, sertão e a construção de identidades. O grupo também prioriza estudos de biografias e trajetórias intelectuais; a formação dos campos científicos; a circulação de ideias e o diálogo internacional; as formas de apropriação, os usos políticos e a resignificação de ideias.
Conversas Latinas em Comunicação (CLC) – UNICENTRO
Docentes Envolvidos: Ariane Carla Pereira Fernandes (Líder)
Descrição do Grupo (resumo) O grupo de pesquisa Conversas Latinas em Comunicação (CLC), criado em 2009, atua no fomento às investigações em Ciências da Comunicação envolvendo sobretudo temas transnacionais, como identidades de fronteira, Poder & Mídia e história dos meios de Comunicação, dentre outros, abrangendo também investigadores dos demais campos das Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes. O CLC estimula ainda ampla gama de cooperações com o espaço ibero-americano, incluindo mobilidades discentes e docentes, publicações conjuntas, capacitações, co-organização de eventos e outros modos de aproximação entre os tecidos sociais desse espaço latino-europeu. Entre seus parceiros, em distintas estâncias, estão UNJu Argentina, Unsa Argentina, UNA Paraguai, Usal Espanha, UL Portugal, UC Portugal, UCES Argentina, UNPA Argentina, UNP Argentina, UHo Cuba, UFSM Brasil, UFSC Brasil, UFJF Brasil, UCSE Argentina, UNE Paraguai, Ulbra Brasil, Unam Argentina e Unemat Brasil.
Educação Histórica: Consciência Histórica e Cultura – UNICENTRO
Docentes Envolvidos: Geyso Dongley Germinari (Líder)
Carlos Eduardo França de Oliveira
Danilo Ferreira da Fonseca
Nadia Maria Guariza
Descrição do Grupo (resumo) Criado em 2014, este grupo de pesquisa investiga as ideias históricas de professores e estudantes no contexto da cultura escolar, tendo como referência a teoria da consciência histórica. Nessa direção, analisa as relações entre os processos de escolarização, formação da consciência histórica e identidade histórica. Os investigadores desse grupo estão vinculados à diferentes laboratórios de pesquisa, como o Laboratório de Ensino de História (LEHIS/DEHISI/UNICENTRO) e o Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH/PPGE/UFPR). Os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo grupo têm sido apresentados em eventos nacionais e internacionais, e também publicados em anais, periódicos científicos, livros acadêmicos e capítulos de livros. Ademais, os pesquisadores do grupo são referência para assessoramentos pedagógicos e formação de professores de História, nos âmbitos nacional e regional.
Grupo de Trabalho em História Política – UEL
Docentes Envolvidos: José Miguel Arias Neto
Descrição do Grupo (resumo) Grupo de Trabalho em História Política.
História da Filosofia – UNICENTRO
Docentes Envolvidos: Helio Sochodolak
Descrição do Grupo (resumo) O GPI “História da Filosofia” investiga os temas centrais da Filosofia em seu desenvolvimento histórico e sua articulação sistemática.
Núcleo de Pesquisas em História da Violência (NUHVI) – UNICENTRO
Docentes Envolvidos: Helio Sochodolak (Líder)
Alexandra Lourenço
Carlos Eduardo França de Oliveira
José Miguel Arias Neto
Rosemeri Moreira
Descrição do Grupo (resumo) O Núcleo de Pesquisas em História da Violência (Nuhvi) tem por objetivo desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão em História da Violência. Promove oficinas de leituras e debates de textos com periodicidade regular. Ao menos um evento anual na forma de Jornada e prevê uma publicação coletiva anual (coletânea, dossiê) como forma de divulgar suas pesquisas. Além disso, através de seu laboratório o LaNuhvi (sediado no campus de Irati da UNICENTRO-PR e vinculado ao Programa de Pós-graduação em História), estabelece uma interface com a comunidade interessada em discutir as temáticas que propõe. Os objetivos específicos do LaNuhvi são: I. organizar e promover eventos na área de pesquisa, extensão e ensino; II. constituir e resguardar acervos documentais, audiovisuais, iconográficos e bibliográficos de forma a dispor de uma gama variada de fontes para o desenvolvimento de pesquisas em seu próprio espaço.
Estudos Culturais, Política e Mídia – UEL
Docentes Envolvidos: José Miguel Arias Neto (Líder)
Helio Sochodolak
Descrição do Grupo (resumo) Este grupo trabalha em perspectiva multidisciplinar dos Estudos Culturais que envolve história, comunicação e cultura. Assim, volta-se para pesquisas que se referem à escrita histórica em sua relação com a escrita midiática; a memória e o esquecimento a partir dos meios de comunicação; o passado como objeto dos meios de comunicação; a trajetória histórica dos meios de comunicação; a cultura midiática e a produção de identidades. O grupo tem sistematicamente participado de atividades eventos no Brasil e no Exterior e no anos de 2016 e 2017 participou na organização do I e do II Simpósio Nacional de História Militar, em 2016, do II Seminário Internacional Brasil no Século XIX, , além da conclusão de várias dissertações. Para o ano de 2018 estão programados Seminários com a UNICENTRO-PR e o III S. Nac. Hist. Militar. Em 2019 integrou a organização do IV Simpósio Nacional de História Militar e do XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História Social.
Laboratório discursividades, mulheres e resistência – UNICENTRO
Docentes Envolvidos: Alexandra Lourenço
Descrição do Grupo (resumo) Laboratório discursividades, mulheres e resistência.
Democracia, Militares e a Esquerda Militar – UNESP
Docentes Envolvidos: José Miguel Arias Neto
Descrição do Grupo (resumo) A proposta em questão reflete o amadurecimento teórico de um coletivo de estudos vinculado a FFC/Unesp e atuante desde 2012 intitulado ¿Militares e a Esquerda Militar no Brasil¿, e objetiva nessa nova opção institucional enquanto Grupo de Pesquisa, a dinamização e o aprofundamento de uma linha de investigação tendo em vista a análise e o resgate de um eixo temático pouco explorado, para não dizer, pioneiro, entre os estudos relacionados aos militares e a política. Além de conferir uma outra dimensão relacionada a participação política desses atores, inclusos policiais, e sua relação com a sociedade; a proposta particulariza àqueles militares que focam a ¿Ação Política¿ numa perspectiva em prol da democratização de suas instituições bem como o reconhecimento e a legitimidade de uma presença no debate e nos projetos que envolvam a democracia e a questão nacional bem como o fortalecimento do Estado Democrático e de Direito.
 GRUPO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM ARTE – GIPA – UNESPAR
Docentes Envolvidos: Ana Maria Rufino Gillies
Descrição do Grupo (resumo) O GIPA tem como objetivo possibilitar um campo de estudos em diferentes saberes, tais como as artes, a história, a filosofia, a antropologia, educação, linguagens (Visuais, Literárias, Cênicas, Cinematográficas, Musicais, outros), com ênfase em propostas de investigação que privilegiem múltiplos olhares e reflexões, sobre às formas de subjetivação, os processos, as práticas e trajetórias no campo das artes. Esses olhares marcados pelas representações culturais, sociais, simbólicas e artísticas dos indivíduos e seus mundos, serão pressupostos para as reflexões e análises. Nessa perspectiva, tanto os objetos de estudo, quanto as metodologias, privilegiarão a abordagem de pesquisa interdisciplinar, ou seja, indo além dos limites das disciplinas, abrindo espaço para criação de diferentes modos de análises, problematizações, teorias, e procedimentos que atendam às demandas de conhecimento e formação de docentes na área das artes.
Cultura, Práticas Escolares e Educação Histórica – UFPR
Docentes Envolvidos: Geyso Dongley Germinari
Descrição do Grupo (resumo) Esse grupo dá continuidade a um grupo criado em 1997 e vem agregando pesquisadores cujo foco principal de investigação é a escola, os processos de escolarização e de ensino-aprendizagem da História, analisados na e a partir da categoria cultura. Na perspectiva mais ampla esses pesquisadores fazem parte da Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos, do PPGE, da UFPR, onde têm construído, historicamente, suas trajetórias em torno da dedicação às investigações, especialmente sobre: 1. Educação Histórica. 2. Ensino de História. 3. Didática Específica da História. Projetos têm sido financiados com recursos da Capes, Cnpq e Fundação Araucária. Os resultados das pesquisas desenvolvidas têm sido apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais. Foram publicados artigos da produção do grupo em revistas e anais de encontros nacionais e internacionais, bem como obras de caráter acadêmico. O Grupo é referência para formação inicial e continuada de professores.
História Militar, Política e Fronteiras – UNIVERSO
Docentes Envolvidos: José Miguel Arias Neto
Descrição do Grupo (resumo) O Grupo História Militar, Política e Fronteiras tem por objetivo reunir profissionais da área das Ciências Humanas e Sociais dedicados à pesquisa sobre a História Militar e sua interface com as fronteiras em suas diversas abordagens, incluindo investigadores de diferentes origens civis e militares e de distintas instituições, interessados em apresentar e discutir os seus trabalhos de investigação. O Grupo também pretende estimular a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, permitindo-lhes discutir seus trabalhos e conhecer novas perspectivas e novas possibilidades teóricas-metodológicas da História Militar e Fronteiras. Buscar-se-á, portanto, estimular a divulgação de estudos sobre a história militar e fronteiras, através de pesquisas e debates, e por meio de publicações impressas e digitais. Neste sentido, a função social de um consórcio formado por instituições militares e civis de ensino superior destaca-se pelo estabelecimento de intercâmbios entre pesquisas.
GPEDUH: Grupo Pesquisador Educação Histórica – Consciência histórica e narrativas visuais – UFMT
Docentes Envolvidos: Geyso Dongley Germinari
Descrição do Grupo (resumo) Criado em 2013, este grupo de pesquisa busca investigar as ideias históricas de professores historiadores e estudantes a partir dos elementos da cultura escolar tendo como princípio a teoria da consciência histórica. Investiga as ideias epistemológicas da Histórica que fundamentam as experiências históricas a partir das narrativas visuais. Ao analisar os princípios que organizam a Didática da História, a Educação Histórica dialoga com as dimensões estética, política e cognitiva da cultura histórica da memória histórica presente nas inferências que possibilitam acesso ao passado mediado pelas narrativas históricas visuais, tais como histórias em quadrinhos, filmes, televisão, vídeos da internet e das redes sociais e games. Seus pesquisadores têm vínculos em diferentes laboratórios ou grupos de pesquisa e desde 2013 já organizaram 2 eventos internacionais com repercussões nas investigações acadêmicas e escolares da Didática da História no Brasil, na América Latina e na Europa.
Deleuze/Guattari e Foucault, elos e ressonâncias – UNESP
Docentes Envolvidos: Helio Sochodolak
Descrição do Grupo (resumo) É patente para os leitores de Foucault e de Deleuze/Guattari que alguns conceitos de um solicitam certos conceitos do outro, como um grito ou canto que lhes é próprio. Por exemplo, os conceitos do pensamento político a respeito da vigência de uma “sociedade disciplinar” e de uma ?sociedade de controle? pertencem a essa zona de interseção, de relação, onde não é mais possível, nem necessário, discernir o que é de Foucault e o que é de Deleuze. A junção entre Foucault e Deleuze/Guattari, na construção de uma ideia, de uma hipótese de trabalho, de uma delimitação temática ou de objeto de estudo surge como a concordância espontânea de dois movimentos. Desejamos evidenciar tal interseção, reunindo trabalhos que tratem de problemas como: ontologia, tempo e história, saber/poder, subjetivação/corpo, insconsciente/esquizoanálise, devires da arte.
Grupo de Estudo e Pesquisa Educação, Cultura e Contemporaneidade – UNICENTRO
Docentes Envolvidos: Geyso Dongley Germinari
Descrição do Grupo (resumo) O Grupo de Estudo e Pesquisa Educação, Cultura e Contemporaneidade tem como foco de interesse o estudo das dimensões culturais da Educação e suas relações com a sociedade contemporânea. Ao mesmo tempo em que o olhar socioantropológico sobre a Cultura e a Educação pode revelar os contornos que elas assumem na contemporaneidade, pode também contribuir com o debate sobre a fundamentação teórica e epistemológica dos processos culturais e educativos.
Estudos de literaturas de língua espanhola e inglesa – UNICENTRO
Docentes Envolvidos: Davi Silva Gonçalves
Descrição do Grupo (resumo) Este grupo integra pesquisadores – docentes e estudantes – que estudam as literaturas de língua espanhola e inglesa na sua constituição histórica e no panorama das teorias, críticas e abordagens analíticas com enfoque nas discussões da Modernidade, Identidade(s) e Alteridade, bem como dos Estudos Interartes, Estudos de Gênero e de Cultura de Massa. Há como repercursões e metas do grupo: disseminar os estudos na área de literaturas estrangeiras modernas de língua espanhola e inglesa em eventos científicos institucionais; submeter trabalhos para publicação em revistas e periódicos especializados na área em níveis nacional e internacional, promover anualmente eventos dentro da UNICENTRO – DELET/I – que apresentem as discussões e os resultados do grupo. Para tanto, haverá encontros semanais entre os integrantes do grupo para refletir e analisar os trabalhos desenvolvidos, bem como a disseminação do grupo e da sua linha de pesquisa em eventos e publicações indexadas.
ANTROPOLOGIA, DIREITOS HUMANOS E POVOS TRADICIONAIS – UFMS
Docentes Envolvidos: Ancelmo Schörner
Descrição do Grupo (resumo) +ESPECIALIZAÇÃO na temática: Culturas e História dos Povos Indígenas, com mais de 200 alunos (MEC/UFMS). +Publicação de livros: Direitos Humanos (MEC); Cultura e História dos Povos Indígenas em MS (UFMS); Políticas de Inclusão: indígenas no Ensino Superior. +03 cursos de Formação de profissionais – EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS em MS (2008, 2010 e 2013) Municípios polos (Campo Grande, Amambaí, Aquidauana, Coxim, Corumbá, Bela Vista) e outros 16 municípios vizinhos. +Criação do Comitê Estadual de Educação em DH de MS em 2010 e capacitação de 350 profissionais da educação sobre os Direitos Humanos. +Projeto de pesquisa com financiamento público – Políticas públicas em comunidades quilombolas de MS; no prelo, livro sobre o tema. +Projeto do UNICEF (2010-2011) LEVANTAMENTO DIAGNÓSTICO QUALITATIVO sobre o grau de realização de Direitos Humanos das mulheres e crianças indígenas de Dourados/MS; +Projeto de pesquisa: Análise da Migração e tráfico de pessoas na fronteira de MS (UCDB. UFMS e MPT)
Estudos Literários: teoria, crítica e ensino – UNICENTRO
Docentes Envolvidos: Davi Silva Gonçalves
Descrição do Grupo (resumo) Estudos Literários: teoria, crítica e ensino.
Cultura, Fronteira e Desenvolvimento Regional – UNIOESTE
Docentes Envolvidos: José Adilçon Campigoto
Descrição do Grupo (resumo) Subsidiar políticas públicas, estudos e projetos de desenvolvimento regional. – Promover intercâmbio científico e cultural com as instituções voltadas ao estudo da formação social platina. – Construir um referencial multidisciplinar de elementos teórico-práticos para a compreensão da complexidade regional. – Difundir as experiências socioeconômicas e culturais historicamente produzidas no espaço social do Oeste do Paraná.