ANA MARIA RUFINO GILLIES – rufinogillies@gmail.com
Área de atuação: relações entre escravidão e imigração; presença britânica no Brasil; cotidiano, sociabilidades, práticas culturais; memória, identidade, alteridade, representação e escrita de si /estudos autobiográficos; teorias de processo civilizatório; história de mulheres; a imprensa periódica, documentos/discursos oficiais/institucionais e acervos privados; relação entre história e arte.
Pesquisa: Estudos em História Cultural – Cidades, Migrações, Identidades
Descrição: O projeto particulariza a província do Paraná na segunda-metade do século XIX, podendo ampliar seu escopo espacial; utiliza como fontes primárias básicas periódicos oitocentistas disponíveis no Museu Paranaense e documentação disponível no Arquivo Público do Paraná A perspectiva teórica insere-se na linha de pesquisa ‘Cidades, migrações, identidades’, que tem como objetivo central compreender as representações e construções de identidades com base na pluralidade das culturas, linguagens, religiões e tradições. Discute vivências cotidianas de diversos grupos sociais nas localidades em que se fixaram, suas interpretações e recriações sócio-culturais. Ocupa-se também das relações de gênero, das práticas educacionais, formais ou não e da vivência nas cidades.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Ana Maria Rufino Gillies – Coordenador.
Pesquisa: Estudos Afro-Brasileiros
Descrição: Estudos sobre escravos e libertos; status liber; mulheres escravas e libertas; negros na História do Brasil.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Ana Maria Rufino Gillies – Coordenador.
Pesquisa: NEGROS E NEGRAS NA HISTÓRIA DA ARTE OCIDENTAL
Descrição: Após o estudo realizado sobre artistas negro/as brasileiros, o atual projeto investiga a omissão de figuras de negros e negras nos grandes manuais de história da arte, particularizando ruídos dessa ausência publicados na Inglaterra (e também na Holanda) sobre pinturas produzidas naqueles espaços entre os séculos XVII e XIX. Esta pesquisa está associada ao campo de História Pública, com cujas discussões e objetivos se pretende contribuir.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Ana Maria Rufino Gillies – Coordenador
Grupos de Pesquisa: Cultura, Etnias, Identificações – UNICENTRO
Grupos de Pesquisa: Estudos em História Cultural – UNICENTRO
Grupos de Pesquisa: GRUPO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM ARTES – GIPA – UNESPAR |
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ANCELMO SCHÖRNER – ancelmo.schorner13@gmail.com
Área de atuação: (I)migração; Cidades; Meio Ambiente; Regiões; Terras Comunais; Faxinais; Ruralidades, Territórios Periféricos e Fotografia.
Pesquisa: Os processos de desestruturação e desagregação de faxinais de Rio Azul (PR)
Descrição: Este projeto visa a elaboração de um estudo a respeito dos processos de desestruturação e desagregação dos Faxinais de Rio Azul (PR). Chama-se Faxinal a um modo de ocupação das terras, em comum, para a criação de animais, existente na região sul do Brasil, e que se tem qualificado como manifestação cultural pertencente à categoria dos povos tradicionais. Desde os anos 1970 os Faxinais do Paraná veem sofrendo um processo de desagregação, a ponto de alguns deles desaparecerem, modificando esse território, aqui entendido como mediação espacial das relações do poder em suas múltiplas escalas e dimensões. Nessa pesquisa objetivamos estudar esses processos nos Faxinais Porto Soares, Rio Azul dos Soares, Invernada, Rio Azul de Cima, São João da Palmeirinha, Faxinal São Pedro, Faxinal dos Paula, Cachoeira dos Paulistas e Braço do Potinga. Os processos de desestruturação e posterior desagregação começaram nos anos 1970 e têm comum a plantação de fumo, a chegada de migrantes, genericamente denominados de gaúchos e catarinenses, a presenças dos ?fazendeiros? e ?agricultores? (faxinalenses capitalizados), que plantam soja, pinus e eucalipto, os madeireiros e os chacareiros. Ocorreu, a partir desse conjunto, a passagem de uma sociologia das cercas, conjunto de normas de organização dentro do Faxinal e que se baseia nos princípios comunitários de direitos e de obrigações, para um regime de cercas, cujas principais características são a apropriação individual dos recursos naturais (aguadas, nascentes), a presença de um proprietário e a necessidade de ?ordens? (autorização) para andar pelas terras.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Ancelmo Schörner – Coordenador / José Adilçon Campigoto – Integrante / Nicolas Floriani – Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária – Auxílio financeiro.
Pesquisa: Processos de desestruturação e desagregação de Faxinais no Paraná: 1970-2015.
Descrição: Este projeto visa a elaboração de um estudo a respeito dos processos de desestruturação e desagregação dos Faxinais de Rio Azul (PR). Chama-se Faxinal a um modo de ocupação das terras, em comum, para a criação de animais, existente na região sul do Brasil, e que se tem qualificado como manifestação cultural pertencente à categoria dos povos tradicionais. Desde os anos 1970 os Faxinais do Paraná veem sofrendo um processo de desestruturação e desagregação, a ponto de alguns deles desaparecerem, modificando esse território, aqui entendido como mediação espacial das relações do poder em suas múltiplas escalas e dimensões. Nessa pesquisa objetivamos estudar esses processos em faxinais do Paraná, notadamente em Rio Azul, Irati, São Mateus do Sul e Prudentópolis. De modo geral, esses processos começaram nos anos 1970 e têm comum a plantação de fumo, a chegada de migrantes, genericamente denominados de gaúchos e catarinenses, a presenças dos ?fazendeiros? e ?agricultores? (faxinalenses capitalizados), que plantam soja, pínus e eucalipto, os madeireiros, chacareiros e mineradores. Em cada faxinal essas questões podem agir sozinhas ou em conjunto. Ocorre, a partir desse conjunto, a passagem de uma sociologia das cercas, conjunto de normas de organização dentro do Faxinal e que se baseia nos princípios comunitários de direitos e de obrigações, para um regime de cercas, cujas principais características são a apropriação individual dos recursos naturais (aguadas, nascentes), a presença de um proprietário e a necessidade de ?ordens? (autorização) para andar pelas terras. Este projeto conta com alunos do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UNICENTRO, bem como do Programa Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da UNICENTRO.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ancelmo Schörner – Coordenador / José Adilçon Campigoto – Integrante / Leonardo Kroin – Integrante / Márcia Maria Menendes Motta – Integrante / Beatriz Anselmo Olinto – Integrante / Monica Mazur – Integrante / Bárbara Luiza Cruz – Integrante / Adriano Pinto Godoi – Integrante / Raiele Kollaritsch – Integrante / Sônia Vanessa Langaro – Integrante / Angelo Altair de Oliveira – Integrante / Giselle Priscila Scheidt Martins Gartner – Integrante / Fábio Marcelo Andrade da Silva – Integrante / Mário Sérgio Deina – Integrante / Esther Kremer de Souza – Integrante.
Pesquisa: INCT: HISTÓRIA SOCIAL DAS PROPRIEDADES E DIREITO DE ACESSO
Descrição: A REDE PROPRIETAS apresenta uma proposta de estudo sobre a propriedade enquanto instituição social em suas distintas dimensões, com ênfase para seus efeitos sobre a produção e o acesso a bens patrimoniais e culturais. Trata-se, a nosso ver, de um tema merecedor da constituição de um INCT, posto que a questão proprietária e seus desdobramentos em nossos dias ocupam uma posição estratégica para os países de língua portuguesa, além de ser decisiva para o adensamento das políticas públicas de planejamento e/ou de inovação relacionadas às propriedades no Brasil. Elegendo-se a perspectiva histórica como um viés válido e profícuo de análise, pretende-se refletir sobre a construção e funcionamento de determinadas estruturas de regulação da propriedade (material e intelectual), tendo em vista a construção de parâmetros de comparação sobre a apropriação de bens tangíveis e intangíveis. Esse estudo comparativo será desenvolvido tanto do ponto de vista sincrônico ? cotejando-se experiências nacionais distintas (dos países de língua portuguesa, com ênfase na experiência brasileira) e em momentos históricos específicos ? quanto diacrônico ? atentando-se para as continuidades, transformações e rupturas ocorridas ao longo do tempo nos arcabouços jurídico-institucionais observados. Levando-se em conta o destaque que a propriedade intelectual aufere no atual contexto, em que se consolida globalmente a chamada ?era do conhecimento?, objetiva-se fomentar os debates e contribuir para o aprofundamento das reflexões sobre a matéria no país, submetida a uma crescente valorização, porém ainda carente de interlocutores. Para isto, vislumbra-se, para além do exercício de um amplo esforço de pesquisa, a elaboração de um trabalho de divulgação e disseminação junto ao grande público, dos múltiplos temas e objetos que envolvem o campo da propriedade material e imaterial, priorizando-se o alcance aos jovens pesquisadores e estudantes. Ainda dentro do escopo do presente projeto, destacamos que o adensamento do conhecimento sobre a temática da propriedade presta-se a gerar subsídios para futuras propostas de intervenção sobre a estrutura de regulação então vigente, bem como para o desenvolvimento de políticas públicas de fomento à inovação tecnológica e à produção de bens culturais no Brasil e nos países africanos de língua portuguesa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Ancelmo Schörner – Coordenador / SOCHODOLAK, Hélio – Integrante / Márcia Maria Menendes Motta – Integrante / Allan Rocha de Souza – Integrante / Beatriz Anselmo Olinto – Integrante / Francivaldo Alves Nunes] – Integrante / Jorge Gelman – Integrante / Sean Flynn – Integrante / Teresa Cribelli – Integrante / Rosa Congost – Integrante.
Grupos de Pesquisa: Antropologia, Direitos Humanos e Povos Tradicionais – UFMS
Grupos de Pesquisa: Estudos em História Cultural – UNICENTRO
Grupos de Pesquisa: Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental – UFSC |
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CARLOS EDUARDO FRANÇA DE OLIVEIRA – carlosoliveira@unicentro.br
Área de atuação: História do Brasil, com ênfase em História do Brasil Império e Patrimônio Cultural.
Pesquisa: O Ato e seus epílogos: as reflexões de Silvestre Pinheiro Ferreira sobre o Ato Adicional de 1834
Descrição: O projeto, inscrito no campo da história política sobre o Brasil no Oitocentos, tem com objetivo analisar as considerações do pensador e político português Silvestre Pinheiro Ferreira (1769-1846) a respeito do Ato Adicional (1834) feito à Carta Constitucional brasileira de 1824, que estão contidas na segunda edição da obra “Observações sobre a Constituição do Império do Brasil e sobre a Carta Constitucional do Reino de Portugal”, publicada em 1835. A ideia central é contribuir para o avanço na compreensão do Ato Adicional de 1834 e do liberalismo luso-brasileiro do século XIX..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Carlos Eduardo França de Oliveira – Coordenador.
Grupo de pesquisa: Educação Histórica: Consciência Histórica e Cultura – UNICENTRO
Grupos de Pesquisa: Núcleo de Pesquisas em História da Violência (NUHVI) |
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GEYSO DONGLEY GERMINARI – geysog@gmail.com
Área de atuação: História e Educação, com ênfase em Educação Histórica e Ensino de História, didática da história, ensino e aprendizagem, formação de professores, arquivos e ensino de história e consciência histórica e identidade.
Pesquisa: Ensino e aprendizagem de história: mapeamento de infraestrutura e das práticas com tecnologias educacionais nas escolas estaduais públicas localizadas no campo, nos municípios de Prudentópolis e Araucária.
Descrição: O presente projeto de pesquisa vincula-se à área de educação e busca analisar os processos de ensino e de aprendizagem de História a partir de práticas que se utilizam das tecnologias educacionais em escolas estaduais do campo. Os propósitos desse projeto ancoram-se no fato de que desde as últimas categorizações sócio-antropológicas sobre usuários de tecnologias, como as gerações Baby boomers, X, Y e Z, tem-se observado (e experimentado na prática) diferenças fundamentais nas estruturas e estilos cognitivos desses representantes, o que fortalece as máximas relacionadas aos usos de tecnologias como interferentes diretos nos processos de aprendizagem.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Geyso Dongley Germinari – Coordenador / Pedro Leão da Costa Neto – Integrante / Claércio Ivan Schneider – Integrante / Nadia M. Guariza – Integrante / Susane Martins Lopes Garrido – Integrante / Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dos Santos – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Pesquisa: O Pensamento Histórico de Jovens e Crianças de Escolas da Região Centro-Oeste do Estado do Paraná
Descrição: O projeto tem como meta investigar a natureza do pensamento histórico de crianças e jovens matriculados em escolas públicas e privadas localizadas na região centro-oeste do estado do Paraná, tendo como referência o campo de pesquisa em Educação Histórica, especialmente as reflexões sobre a consciência histórica. As pesquisas e as intervenções didáticas ancoradas nos princípios da Educação Histórica têm apontado caminhos para as crianças e jovens se relacionarem com o passado por meio de reflexões orientadas pela investigação histórica. Nesse sentido, defini os processos básicos do pensamento histórico, em qualquer nível de escolaridade, tais como: a análise de causa e efeito das mudanças ao longo do tempo; a realização de inferências a partir de diferentes fontes históricas, com suportes diversos (fotografia, pinturas, documentos escritos, depoimentos orais, cultura material); a seleção de fontes para confirmação ou refutação de hipóteses e a apreensão da multiperspectividade histórica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Geyso Dongley Germinari – Coordenador.
Pesquisa: Ensinar História: Um estudo sobre as práticas de ensino e a produção de narrativas históricas por professores de História da Educação Básica. (Paraná- São Paulo – 1998 – 2014).
Descrição: O Projeto de Pesquisa: Ensinar História: Um estudo sobre as práticas de ensino de história e a produção de narrativas históricas por professores do ensino básico do Estado do Paraná. (1998- 2014) enquadra-se no domínio científico da educação histórica que pressupõe uma reflexão sobre a natureza do conhecimento histórico tendo como objetivo investigar quais os sentidos que os indivíduos atribuem a História seja ela ensinada ou vivida. Um dos objetivos do projeto é perceber quais ideias sobre a história apresentam professores do ensino fundamental e médio que atuam nos Estados do Paraná e São Paulo. Uma das questões que tem acompanhado o debate sobre a formação inicial e continuada de professores de História, no Brasil, tem sido a problemática da relação entre os saberes da ciência de referência e os saberes pertinentes à prática profissional representados pelos suportes materiais e imateriais no ambiente escolar, como o currículo, o livro didático, a pesquisa produzida sobre ensino de história e o saber do professor. A complexidade desse debate também tem sido abordado por especialistas da área do ensino de história, como, Abud (1998) Bittencourt(1998) Monteiro (2002), Zamboni & Fonseca (2008) , Fonseca (2003) e Schmidt(2004). Enfrentar essa problemática a partir de observações sistematizadas, questionários e entrevistas no campo de pesquisa em educação histórica é o objetivo principal desta investigação. A pesquisa pretende mapear as práticas de ensino em história desenvolvidas no ensino fundamental e médio no estado do Paraná e São Paulo entre os anos de 1998 e 2014 em relação a produção do conhecimento produzido no mesmo período. É uma pesquisa que busca além da observação de campo, dialogar com professores no espaço escolar sobre o conhecimento histórico desenvolvido em sala de aula, através de estudos exploratórios e entrevistas. No desenvolvimento do projeto em questão buscaremos identificar e analisar as metodologias de trabalho desenvolvidas por professores em sala de aula tendo como pressuposto que além da formação inicial e contínua, a experiência do campo de trabalho aliados as representações da realidade vivenciadas na família, na sociedade, nas mídias resultariam em suportes para o desenvolvimento do pensamento histórico e das escolhas didáticas, metodológicas e teóricas dos professores no ensino da disciplina de história na escola. Entre os teóricos que darão suporte a esta investigação podemos citar os pesquisadores Jorn Rusen, Isabel Barca, Peter Lee, Arthur Chapman, Maria Auxiliadora Schmidt. Um dos principais objetivos desta investigação é contribuir para a construção de um caminho que possa subsidiar a formação inicial e continuada dos docentes, incluindo a produção do conhecimento como inerente ao processo que toma o trabalho como princípio educativo nessa trajetória. Palavras chave- Ensino de história. Metodologia do ensino de História. Pratica do ensino de História, educação histórica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Geyso Dongley Germinari – Integrante / Magda Madalena Tuma – Integrante / Marlene Rosa Cainelli – Coordenador / Ronaldo Cardoso Alves – Integrante / Marcia Elisa Teté Ramos – Integrante / Marisa Noda – Integrante / Kátia Maria Abud – Integrante / Maria Cristina Dantas Pina – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Grupos de Pesquisa: Educação Histórica: Consciência Histórica e Cultura – UNICENTRO (Líder)
Grupos de Pesquisa: GPEDUH: Grupo Pesquisador Educação Histórica – Consciência histórica e narrativas visuais – UFMT
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HELIO SOCHODOLAK – sochodo@gmail.com
Credenciado em 2012
Área de atuação: investigação das práticas de poder; espaços praticados; relações conflituosas entre sujeitos (táticas e/ou estratégicas) ; macro e micro poderes políticos, práticas e saberes de variadas ordens; processos criminais no contexto do Sul do Paraná; história da violência no Paraná
Pesquisa: História da violência no Paraná – Mallet (1913-2006)
Descrição: A presente proposta pretende problematizar, a partir de uma história da violência, os discursos que construíram a região Sul do Paraná e a ocupação eslava. Para tanto possui como objetivos específicos: contribuir para concluir os trabalhos de tratamento arquivístico e disponibilização digital para a pesquisa da série Processos Crime do Judiciário de Mallet-PR no CEDOC/I; identificar as tipologias e quantificar os crimes relacionados nos processos criminais da série Processos Crime do Judiciário de Mallet-PR; aprofundar os estudos sobre o discurso paranista de um ?Brasil diferente?; realizar uma história da violência a partir dos processos criminais de Mallet-PR, cotejando os processos criminais com outras fontes a serem identificadas. Tais objetivos se inserem em um projeto maior sobre ?Cotidiano e tragicidade: para uma história da violência em processos-criminais? vinculado à linha de pesquisa do Programa de pós-graduação em História e regiões: ?Espaços de práticas e relações de poder?. Desenvolve-se, pois, no contexto das pesquisas sobre história e regiões que problematizam suas construções e vivências. Partimos da constatação de que uma fonte importante de pesquisa sobre as práticas da violência e o cotidiano são as fontes criminais, em especial os processos do judiciário que possuem dados importantes para se abordar essa questão. Existe uma série documental recentemente adquirida pelo Centro de Documentação e Memória da Unicentro de Irati-PR (CEDOC/I).). O Fundo do Judiciário de Mallet-PR que foi doado ao CEDOC no ano de 2012. O fundo é composto por aproximadamente 6 mil processos. Dentre eles se destacam os processos criminais que compõem um sexto desse fundo. Os processos criminais datam de 1913 a 2006, cobrindo um importante período da história da ocupação da região sul do Estado do Paraná. Os processos criminais representam tanto a violência legítima exercida pelo Estado através do Judiciário como aquela praticada rotineiramente. As ações relatadas e ?editadas? pelo discurso jurídico se remetem à posse das coisas e objetos, ao relacionamento interpessoal e ao relacionamento das pessoas com instituições e costumes. Além das informações manifestas nos processos existe um sem número de outras acessíveis ao historiador a partir de uma metodologia e teoria adequadas, como veremos logo adiante. Os processos da vara criminal da Comarca de Mallet referem-se a ações de pessoas desde o início do século XX, em geral imigrantes eslavos ou descendentes daqueles. A bibliografia oficial e as representações usuais sobre o Paraná desde o final do século XIX, apresentam um ?Paraná Diferente?, menos brasileiro e mais europeu, mais branco que o Brasil de Gilberto Freire e com insipiente participação dos negros e índios. Por conseguinte, com um tipo humano mais civilizado, religioso, dócil, trabalhador, e outros atributos relacionados. Se o imigrante se colocava como principal via para um país civilizado, trabalhador e ordeiro, o Paraná seria privilegiado, uma vez que imigrantes foram incentivados a ocuparem ostensivamente os seus territórios desde o final do XIX. Restava apagar possíveis traços de culturas remanescentes e construir discursivamente um ?Brasil diferente?. Todavia, em que medida os processos criminais reproduzem esse discurso? Um discurso da diferença pela civilização sobrevive a uma análise micro histórica do cotidiano ou de uma ?política do cotidiano?? Que outras visões de mundo e significados do cotidiano e da vida podem ser depreendidos historicamente nos processos criminais do judiciário de Mallet? São algumas questões iniciais que as fontes nos instigam a investigar.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Hélio Sochodolak – Coordenador / Valter Martins – Integrante / José Miguel Arias Neto – Integrante / Tania Maria Gomes da Silva – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Grupos de Pesquisa: Deleuze/Guattari e Foucault, elos e ressonâncias – UNESP
Grupos de Pesquisa: Estudos Culturais, Política e Mídia – UEL
Grupos de Pesquisa: Núcleo de Pesquisas em História da Violência (NUHVI) – UNICENTRO(Líder)
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JOSÉ MIGUEL ARIAS NETO – jneto@uel.br
Área de atuação: Possui graduação em Historia pela Universidade Estadual de Londrina (1986), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). Realizou estágio pós doutoral no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas UNESP/USP/PUC-SP( 2015). É professor associado de História Contemporânea no curso de Graduação em História e Docente do Programa de Pós-Graduação ( Mestrado) em História Social da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Pós-Graduação em História e Regiões da Universidade do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: história das guerras, estudos culturais, política e mídia. É associado da ANPUH-PR – Seção Paraná da Associação Nacional de História, tendo sido seu Secretario Geral nos biênio 2008-2010/ 2010-2012) . É associado também da SEO- Sociedade Brasileira de Estudos dos Oitocentos. É coordenador dos Grupos de Pesquisa: Estudos Culturais, Política e Mídia.
Pesquisa: Imprensa militar no século XIX: Um estudo dos periódicos navais – 1851-1882
Descrição: O projeto visa realizar o estudo dos periódicos navais publicados entre os anos de 1851 e 1882 com objetivo de compreender os impactos políticos e culturais da imprensa militar na sociedade brasileira. Também visa compreender as relações entre ciência, tecnologia e política nestes periódicos e a modernização da Marinha ao longo do século XIX; as relações entre a modernização e a ação política dos militares da marinha; a constituição e funcionamento das redes de comunicação em que estes periódicos se inserem em nível nacional tentando reconstituir alguns diálogos com a imprensa comum e em nível internacional, tentando compreender a dinâmica da recepção, da leitura e da tradução de artigos dos periódicos estrangeiros para publicação nos nacionais, fazendo ainda uma comparação com o caso argentino; Palavras chave: Imprensa Militar ? Política ? Ciência ? Tecnologia.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: José Miguel Arias Neto – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 10
Grupos de Pesquisa: Democracia, Militares e a Esquerda Militar – UNESP
Grupos de Pesquisa: Estudos Culturais, Política e Mídia – UEL (Líder)
Grupos de Pesquisa: Núcleo de Pesquisas em História da Violência (NUHVI)
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MÉRI FROTSCHER KRAMER – merikramer@unicentro.br
Área de atuação: História do Brasil República e História Contemporânea: Campanha de Nacionalização e repercussões da 2a. Guerra Mundial no Vale do Itajaí – SC; imigração alemã no Brasil, história e cidade, nacionalismos, nacional-socialismo, identidades étnicas e culturais, migrações entre Brasil e Europa, memória, patrimônio, história oral, narrativa autobiográfica.
Pesquisa: História e Relações Étnico-Raciais no Paraná (séculos XX e XXI): aportes para uma educação antirracista
Descrição: O projeto visa, por meio da nucleação de pesquisadores de 4 universidades públicas do Paraná, investigar história e relações étnico-raciais no estado entre os séculos XX e XXI com o intuito de identificar situações e contextos nos quais a categoria raça/etnia tem operado enquanto uma das formas de marcação social da diferença. A partir da chave de leitura da etnicidade, em foco estão representações sociais, estigmas, identificações, diferenciações etnoculturais produzidas no jogo das interações interétnicas e protagonismos de sujeitos e grupos menorizados historicamente, como afrodescendentes e indígenas. Parte-se da hipótese da persistência da invisibilidade histórica desses sujeitos, assim como da branquitude, que racializa e hierarquiza a sociedade e que ainda é presente nas relações sociais e na bibliografia existente sobre o Paraná. A investigação será desenvolvida a partir de 4 subeixos temáticos: 1) Indígenas: História, Educação e Relações étnico-raciais; 2) Negros e relações étnico-raciais na História e na Arte; 3) Relações étnico-raciais entre imigrantes, negros, indígenas; 4) Consciência histórica e educação antirracista nas escolas do campo. Projeto contemplado pela Chamada CNPq/MCTI N 10/2023.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Méri Frotscher – Coordenador / Marcos Nestor Stein – Integrante / Angela Meirelles – Integrante / Odinei Fabiano Ramos – Integrante / MARTINS, Ilton César – Integrante / Rhuan Targino Zaleski Trindade – Integrante / Danilo Ferreira da Fonseca – Integrante / Ana Maria Gillies – Integrante / Mariulce da Silva Lima Leineker – Integrante / Geyso Germinari – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Pesquisa: Migração, Memória e Geração: alemães no Brasil e interações sociais após a Segunda Guerra Mundial
Descrição: O projeto individual que visa investigar as distintas experiências de (re)inserção de imigrantes alemães e descendentes no Brasil logo após a Segunda Guerra Mundial, a transmissão do passado vivido na Alemanha e nos primeiros anos no Brasil no interior da família e as conexões que a geração dos filhos estabelece com as histórias de vida dos pais. O projeto é baseado em entrevistas de História Oral (a serem) conduzidas no Sul do Brasil e em São Paulo. Projeto contemplado pela Chamada CNPq N 09/2023 Bolsa PQ.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Méri Frotscher – Coordenador
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
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ODINEI FABIANO RAMOS – odineiramos@gmail.com
Área de atuação: História moderna e contemporânea, com ênfase em imaginário representações e processos migratórios, identidade étnica e memória coletiva.
Pesquisa: Relatórios da Secretaria dos negócios de obras públicas e colonização e suas intervenções na região centro-sul do Paraná (1892-1913)
Descrição: Relatórios da Secretaria dos Negócios de Obras Públicas e Colonização e suas intervenções na região centro-sul do Paraná (1892-1913).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Odinei Fabiano Ramos – Coordenador.
Grupos de Pesquisa: Cultura, Etnias, Identificações – UNICENTRO |
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OSÉIAS DE OLIVEIRA – oseias50@yahoo.com.br
Credenciado em 2012
Área de atuação: educação étnico-racial, regiões e religiosidades, diversidade cultural, identidade étnica, indígenas e quilombolas.
Pesquisa: A construção do sertão de Guarapuava – séc. XVIII
Descrição: Esta pesquisa integra parte das atividades do pós-doutoramento no exterior, junto ao Instituto de Investigação Científica Tropical, em Lisboa, Portugal, e pretende compreender, a partir das últimas problematizações na história sobre regiões e, principalmente, sertões, como se deu o processo de ocupação não-indígena, no século XVIII, e a transformação do tradicional território Kaingang, conhecido como Koran-Bang-Re, em sertão de Guarapuava. Estes sertões comumente tem sido abordados pela historiografia com uma delimitação temporal restrita ao século XIX, em função da facilidade do acesso da documentação administrativa que, após o desmembramento de São Paulo em 1853, tornou-se mais detalhada e preocupada com as fronteiras no Brasil Meridional. Os temas que tradicionalmente caracterizaram o uso desta documentação (tomada de forma descritiva para relatar a conquista de Guarapuava) tem dado lugar à trabalhos focados na demografia histórica, nas relações interétnicas, envolvendo indígenas e não-indígenas, e nas relações socioculturais desenvolvidas entre os muitos sujeitos históricos que constituíam a sociedade no sertão. Desta forma, um importante período, centrado no século XVIII, tem sido pouco abordado e quando mencionado, se faz a partir da referência de uns poucos estudos que buscaram oferecer um panorama geral da região geográfica que compreendia entre os rios Paranapanema e o Iguaçu (sentido norte-sul), e os rios Tibagi e Ivaí até o rio Paraná (sentido leste-oeste). As noções de regiões e espaços podem ser aplicadas para compreender a construção discursiva dos sertões de Guarapuava, seja enquanto uma disputa nas ciências pelo domínio do objeto, ou seja enquanto um conjunto de práticas sociais que atravessam e organizam os lugares. Então, os sertões de Guarapuava, no século XVIII, podem ser entendidos como uma categoria manifesta por um espaço decorrente de um lugar praticado e em condições de ser lido por um sistema de signos. O sertões devem ser interpretados como um espaço definido a partir das ações dos sujeitos que o produzem, delineiam e o configuram por meio de práticas e ações cotidianas, ou operações espacializantes, decorrentes dos muitos embates culturais praticados neste sertão, que o produzem enquanto movimento e transformação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Oséias de Oliveira – Coordenador.
Pesquisa: Regiões e Representações nos Relatos do Século XVIII e XIX
Descrição: A partir da problematização das noções de espaço, região e sertão, o projeto pretende analisar a formas como são concebidas e representados os indígenas e os negros nos séculos XVIII e XIX.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Oséias de Oliveira – Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2
Grupos de Pesquisa: Cultura, Etnias, Identificações – UNICENTRO
Grupos de Pesquisa: Estudos em História Cultural – UNICENTRO (Líder)
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DOCENTE COLABORADOR |
JOSÉ ADILÇON CAMPIGOTO – jacampigoto@gmail.com
Credenciado em 2012
Área de atuação: História Cultural; região – fronteira – cotidiano – movimento social – hermenêutica – ruralidade – saber e imaginário; povos faxinalenses e eslavos do Sul do Brasil.
Pesquisa: A Escola e o Ensino de História na Região dos Faxinais
Descrição: Investigação sobre o ensino da história em escolas públicas do ensino básico situadas em comunidades de povos tradicionais, no caso, faxinalenses, visando divulgar as experiências que vinculam a cultura faxinalense e os conteúdos curriculares de história e promover adequações previstas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação às peculiaridades da vida rural na área de abrangência dos faxinais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: José Adilçon Campigoto – Coordenador / Rejane Klein – Integrante / João Carlos Corso – Integrante / Edson Santos Silva – Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2
Pesquisa: Os faxinais na região de Irati-PR: história dos povos tradicionais.
Descrição: Estudo sobre o sistema de faxinais na região de Irati-PR envolvendo a descrição e o registro da história e da cultura dos faxinalenses a partir de fontes variadas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: José Adilçon Campigoto – Coordenador / Fabiane Maria de Oliveira – Integrante / Adriane do Rocio Kaminski – Integrante / Jeferson do Nascimento Machado – Integrante / Rafael Santos – Integrante / Gabriel José Pochapski – Integrante / Willian Ribeiro Pinto – Integrante / Francelize Franczak – Integrante / Leonilso Souza Santos – Integrante / Ancelmo Schörner – Integrante / Rosenaldo de Carvalho – Integrante.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 8
Grupos de Pesquisa: Cultura, Fronteira e Desenvolvimento Regional – UNIOESTE
Grupos de Pesquisa: Estudos em História Cultural – UNICENTRO (Líder) |
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