LINHA ESPAÇOS DE PRÁTICAS E RELAÇÕES DE PODER
DOCENTES PERMANENTES

CARLOS EDUARDO FRANÇA DE OLIVEIRAcarlosoliveira@unicentro.br

Currículo LattesGoogle ScholarÁrea de atuação: História do Brasil, com ênfase em História do Brasil Império e Patrimônio Cultural.

Pesquisa: O Ato e seus epílogos: as reflexões de Silvestre Pinheiro Ferreira sobre o Ato Adicional de 1834
Descrição: O projeto, inscrito no campo da história política sobre o Brasil no Oitocentos, tem com objetivo analisar as considerações do pensador e político português Silvestre Pinheiro Ferreira (1769-1846) a respeito do Ato Adicional (1834) feito à Carta Constitucional brasileira de 1824, que estão contidas na segunda edição da obra “Observações sobre a Constituição do Império do Brasil e sobre a Carta Constitucional do Reino de Portugal”, publicada em 1835. A ideia central é contribuir para o avanço na compreensão do Ato Adicional de 1834 e do liberalismo luso-brasileiro do século XIX..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Carlos Eduardo França de Oliveira – Coordenador.

Grupo de pesquisa: Educação Histórica: Consciência Histórica e Cultura – UNICENTRO
Grupos de Pesquisa: Núcleo de Pesquisas em História da Violência (NUHVI)

GEYSO DONGLEY GERMINARI geysog@gmail.com

Currículo LattesGoogle ScholarÁrea de atuação: História e Educação, com ênfase em Educação Histórica e Ensino de História, didática da história, ensino e aprendizagem, formação de professores, arquivos e ensino de história e consciência histórica e identidade.

Pesquisa: Ensino e aprendizagem de história: mapeamento de infraestrutura e das práticas com tecnologias educacionais nas escolas estaduais públicas localizadas no campo, nos municípios de Prudentópolis e Araucária.
Descrição: O presente projeto de pesquisa vincula-se à área de educação e busca analisar os processos de ensino e de aprendizagem de História a partir de práticas que se utilizam das tecnologias educacionais em escolas estaduais do campo. Os propósitos desse projeto ancoram-se no fato de que desde as últimas categorizações sócio-antropológicas sobre usuários de tecnologias, como as gerações Baby boomers, X, Y e Z, tem-se observado (e experimentado na prática) diferenças fundamentais nas estruturas e estilos cognitivos desses representantes, o que fortalece as máximas relacionadas aos usos de tecnologias como interferentes diretos nos processos de aprendizagem.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Geyso Dongley Germinari – Coordenador / Pedro Leão da Costa Neto – Integrante / Claércio Ivan Schneider – Integrante / Nadia M. Guariza – Integrante / Susane Martins Lopes Garrido – Integrante / Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dos Santos – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

Pesquisa: O Pensamento Histórico de Jovens e Crianças de Escolas da Região Centro-Oeste do Estado do Paraná
Descrição: O projeto tem como meta investigar a natureza do pensamento histórico de crianças e jovens matriculados em escolas públicas e privadas localizadas na região centro-oeste do estado do Paraná, tendo como referência o campo de pesquisa em Educação Histórica, especialmente as reflexões sobre a consciência histórica. As pesquisas e as intervenções didáticas ancoradas nos princípios da Educação Histórica têm apontado caminhos para as crianças e jovens se relacionarem com o passado por meio de reflexões orientadas pela investigação histórica. Nesse sentido, defini os processos básicos do pensamento histórico, em qualquer nível de escolaridade, tais como: a análise de causa e efeito das mudanças ao longo do tempo; a realização de inferências a partir de diferentes fontes históricas, com suportes diversos (fotografia, pinturas, documentos escritos, depoimentos orais, cultura material); a seleção de fontes para confirmação ou refutação de hipóteses e a apreensão da multiperspectividade histórica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Geyso Dongley Germinari – Coordenador.

Pesquisa: Ensinar História: Um estudo sobre as práticas de ensino e a produção de narrativas históricas por professores de História da Educação Básica. (Paraná- São Paulo – 1998 – 2014).
Descrição: O Projeto de Pesquisa: Ensinar História: Um estudo sobre as práticas de ensino de história e a produção de narrativas históricas por professores do ensino básico do Estado do Paraná. (1998- 2014) enquadra-se no domínio científico da educação histórica que pressupõe uma reflexão sobre a natureza do conhecimento histórico tendo como objetivo investigar quais os sentidos que os indivíduos atribuem a História seja ela ensinada ou vivida. Um dos objetivos do projeto é perceber quais ideias sobre a história apresentam professores do ensino fundamental e médio que atuam nos Estados do Paraná e São Paulo. Uma das questões que tem acompanhado o debate sobre a formação inicial e continuada de professores de História, no Brasil, tem sido a problemática da relação entre os saberes da ciência de referência e os saberes pertinentes à prática profissional representados pelos suportes materiais e imateriais no ambiente escolar, como o currículo, o livro didático, a pesquisa produzida sobre ensino de história e o saber do professor. A complexidade desse debate também tem sido abordado por especialistas da área do ensino de história, como, Abud (1998) Bittencourt(1998) Monteiro (2002), Zamboni & Fonseca (2008) , Fonseca (2003) e Schmidt(2004). Enfrentar essa problemática a partir de observações sistematizadas, questionários e entrevistas no campo de pesquisa em educação histórica é o objetivo principal desta investigação. A pesquisa pretende mapear as práticas de ensino em história desenvolvidas no ensino fundamental e médio no estado do Paraná e São Paulo entre os anos de 1998 e 2014 em relação a produção do conhecimento produzido no mesmo período. É uma pesquisa que busca além da observação de campo, dialogar com professores no espaço escolar sobre o conhecimento histórico desenvolvido em sala de aula, através de estudos exploratórios e entrevistas. No desenvolvimento do projeto em questão buscaremos identificar e analisar as metodologias de trabalho desenvolvidas por professores em sala de aula tendo como pressuposto que além da formação inicial e contínua, a experiência do campo de trabalho aliados as representações da realidade vivenciadas na família, na sociedade, nas mídias resultariam em suportes para o desenvolvimento do pensamento histórico e das escolhas didáticas, metodológicas e teóricas dos professores no ensino da disciplina de história na escola. Entre os teóricos que darão suporte a esta investigação podemos citar os pesquisadores Jorn Rusen, Isabel Barca, Peter Lee, Arthur Chapman, Maria Auxiliadora Schmidt. Um dos principais objetivos desta investigação é contribuir para a construção de um caminho que possa subsidiar a formação inicial e continuada dos docentes, incluindo a produção do conhecimento como inerente ao processo que toma o trabalho como princípio educativo nessa trajetória. Palavras chave- Ensino de história. Metodologia do ensino de História. Pratica do ensino de História, educação histórica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Geyso Dongley Germinari – Integrante / Magda Madalena Tuma – Integrante / Marlene Rosa Cainelli – Coordenador / Ronaldo Cardoso Alves – Integrante / Marcia Elisa Teté Ramos – Integrante / Marisa Noda – Integrante / Kátia Maria Abud – Integrante / Maria Cristina Dantas Pina – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

Grupos de Pesquisa: Educação Histórica: Consciência Histórica e Cultura – UNICENTRO (Líder)
Grupos de Pesquisa: GPEDUH: Grupo Pesquisador Educação Histórica – Consciência histórica e narrativas visuais – UFMT

HELIO SOCHODOLAK sochodo@gmail.com
Credenciado em 2012

Currículo LattesGoogle ScholarÁrea de atuação: investigação das práticas de poder; espaços praticados; relações conflituosas entre sujeitos (táticas e/ou estratégicas) ; macro e micro poderes políticos, práticas e saberes de variadas ordens; processos criminais no contexto do Sul do Paraná; história da violência no Paraná

Pesquisa: História da violência no Paraná – Mallet (1913-2006)
Descrição: A presente proposta pretende problematizar, a partir de uma história da violência, os discursos que construíram a região Sul do Paraná e a ocupação eslava. Para tanto possui como objetivos específicos: contribuir para concluir os trabalhos de tratamento arquivístico e disponibilização digital para a pesquisa da série Processos Crime do Judiciário de Mallet-PR no CEDOC/I; identificar as tipologias e quantificar os crimes relacionados nos processos criminais da série Processos Crime do Judiciário de Mallet-PR; aprofundar os estudos sobre o discurso paranista de um ?Brasil diferente?; realizar uma história da violência a partir dos processos criminais de Mallet-PR, cotejando os processos criminais com outras fontes a serem identificadas. Tais objetivos se inserem em um projeto maior sobre ?Cotidiano e tragicidade: para uma história da violência em processos-criminais? vinculado à linha de pesquisa do Programa de pós-graduação em História e regiões: ?Espaços de práticas e relações de poder?. Desenvolve-se, pois, no contexto das pesquisas sobre história e regiões que problematizam suas construções e vivências. Partimos da constatação de que uma fonte importante de pesquisa sobre as práticas da violência e o cotidiano são as fontes criminais, em especial os processos do judiciário que possuem dados importantes para se abordar essa questão. Existe uma série documental recentemente adquirida pelo Centro de Documentação e Memória da Unicentro de Irati-PR (CEDOC/I).). O Fundo do Judiciário de Mallet-PR que foi doado ao CEDOC no ano de 2012. O fundo é composto por aproximadamente 6 mil processos. Dentre eles se destacam os processos criminais que compõem um sexto desse fundo. Os processos criminais datam de 1913 a 2006, cobrindo um importante período da história da ocupação da região sul do Estado do Paraná. Os processos criminais representam tanto a violência legítima exercida pelo Estado através do Judiciário como aquela praticada rotineiramente. As ações relatadas e ?editadas? pelo discurso jurídico se remetem à posse das coisas e objetos, ao relacionamento interpessoal e ao relacionamento das pessoas com instituições e costumes. Além das informações manifestas nos processos existe um sem número de outras acessíveis ao historiador a partir de uma metodologia e teoria adequadas, como veremos logo adiante. Os processos da vara criminal da Comarca de Mallet referem-se a ações de pessoas desde o início do século XX, em geral imigrantes eslavos ou descendentes daqueles. A bibliografia oficial e as representações usuais sobre o Paraná desde o final do século XIX, apresentam um ?Paraná Diferente?, menos brasileiro e mais europeu, mais branco que o Brasil de Gilberto Freire e com insipiente participação dos negros e índios. Por conseguinte, com um tipo humano mais civilizado, religioso, dócil, trabalhador, e outros atributos relacionados. Se o imigrante se colocava como principal via para um país civilizado, trabalhador e ordeiro, o Paraná seria privilegiado, uma vez que imigrantes foram incentivados a ocuparem ostensivamente os seus territórios desde o final do XIX. Restava apagar possíveis traços de culturas remanescentes e construir discursivamente um ?Brasil diferente?. Todavia, em que medida os processos criminais reproduzem esse discurso? Um discurso da diferença pela civilização sobrevive a uma análise micro histórica do cotidiano ou de uma ?política do cotidiano?? Que outras visões de mundo e significados do cotidiano e da vida podem ser depreendidos historicamente nos processos criminais do judiciário de Mallet? São algumas questões iniciais que as fontes nos instigam a investigar.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Hélio Sochodolak – Coordenador / Valter Martins – Integrante / José Miguel Arias Neto – Integrante / Tania Maria Gomes da Silva – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

Grupos de Pesquisa: Deleuze/Guattari e Foucault, elos e ressonâncias – UNESP
Grupos de Pesquisa: Estudos Culturais, Política e Mídia – UEL
Grupos de Pesquisa: Núcleo de Pesquisas em História da Violência (NUHVI) – UNICENTRO
(Líder)

JOSÉ MIGUEL ARIAS NETO – jneto@uel.br

Currículo LattesGoogle ScholarÁrea de atuação: Possui graduação em Historia pela Universidade Estadual de Londrina (1986), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). Realizou estágio pós doutoral no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas UNESP/USP/PUC-SP( 2015). É professor associado de História Contemporânea no curso de Graduação em História e Docente do Programa de Pós-Graduação ( Mestrado) em História Social da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Pós-Graduação em História e Regiões da Universidade do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: história das guerras, estudos culturais, política e mídia. É associado da ANPUH-PR – Seção Paraná da Associação Nacional de História, tendo sido seu Secretario Geral nos biênio 2008-2010/ 2010-2012) . É associado também da SEO- Sociedade Brasileira de Estudos dos Oitocentos. É coordenador dos Grupos de Pesquisa: Estudos Culturais, Política e Mídia.

Pesquisa: Imprensa militar no século XIX: Um estudo dos periódicos navais – 1851-1882
Descrição: O projeto visa realizar o estudo dos periódicos navais publicados entre os anos de 1851 e 1882 com objetivo de compreender os impactos políticos e culturais da imprensa militar na sociedade brasileira. Também visa compreender as relações entre ciência, tecnologia e política nestes periódicos e a modernização da Marinha ao longo do século XIX; as relações entre a modernização e a ação política dos militares da marinha; a constituição e funcionamento das redes de comunicação em que estes periódicos se inserem em nível nacional tentando reconstituir alguns diálogos com a imprensa comum e em nível internacional, tentando compreender a dinâmica da recepção, da leitura e da tradução de artigos dos periódicos estrangeiros para publicação nos nacionais, fazendo ainda uma comparação com o caso argentino; Palavras chave: Imprensa Militar ? Política ? Ciência ? Tecnologia.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: José Miguel Arias Neto – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 10

Grupos de Pesquisa: Democracia, Militares e a Esquerda Militar – UNESP
Grupos de Pesquisa: Estudos Culturais, Política e Mídia – UEL (Líder)
Grupos de Pesquisa: Núcleo de Pesquisas em História da Violência (NUHVI)

MÉRI FROTSCHER KRAMERmerikramer@unicentro.br

Currículo LattesGoogle ScholarÁrea de atuação: História do Brasil República e História Contemporânea: Campanha de Nacionalização e repercussões da 2a. Guerra Mundial no Vale do Itajaí – SC; imigração alemã no Brasil, história e cidade, nacionalismos, nacional-socialismo, identidades étnicas e culturais, migrações entre Brasil e Europa, memória, patrimônio, história oral, narrativa autobiográfica.

Pesquisa: História e Relações Étnico-Raciais no Paraná (séculos XX e XXI): aportes para uma educação antirracista
Descrição: O projeto visa, por meio da nucleação de pesquisadores de 4 universidades públicas do Paraná, investigar história e relações étnico-raciais no estado entre os séculos XX e XXI com o intuito de identificar situações e contextos nos quais a categoria raça/etnia tem operado enquanto uma das formas de marcação social da diferença. A partir da chave de leitura da etnicidade, em foco estão representações sociais, estigmas, identificações, diferenciações etnoculturais produzidas no jogo das interações interétnicas e protagonismos de sujeitos e grupos menorizados historicamente, como afrodescendentes e indígenas. Parte-se da hipótese da persistência da invisibilidade histórica desses sujeitos, assim como da branquitude, que racializa e hierarquiza a sociedade e que ainda é presente nas relações sociais e na bibliografia existente sobre o Paraná. A investigação será desenvolvida a partir de 4 subeixos temáticos: 1) Indígenas: História, Educação e Relações étnico-raciais; 2) Negros e relações étnico-raciais na História e na Arte; 3) Relações étnico-raciais entre imigrantes, negros, indígenas; 4) Consciência histórica e educação antirracista nas escolas do campo. Projeto contemplado pela Chamada CNPq/MCTI N 10/2023.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Méri Frotscher – Coordenador / Marcos Nestor Stein – Integrante / Angela Meirelles – Integrante / Odinei Fabiano Ramos – Integrante / MARTINS, Ilton César – Integrante / Rhuan Targino Zaleski Trindade – Integrante / Danilo Ferreira da Fonseca – Integrante / Ana Maria Gillies – Integrante / Mariulce da Silva Lima Leineker – Integrante / Geyso Germinari – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

Pesquisa: Migração, Memória e Geração: alemães no Brasil e interações sociais após a Segunda Guerra Mundial
Descrição: O projeto individual que visa investigar as distintas experiências de (re)inserção de imigrantes alemães e descendentes no Brasil logo após a Segunda Guerra Mundial, a transmissão do passado vivido na Alemanha e nos primeiros anos no Brasil no interior da família e as conexões que a geração dos filhos estabelece com as histórias de vida dos pais. O projeto é baseado em entrevistas de História Oral (a serem) conduzidas no Sul do Brasil e em São Paulo. Projeto contemplado pela Chamada CNPq N 09/2023 Bolsa PQ.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Méri Frotscher – Coordenador
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

ODINEI FABIANO RAMOSodineiramos@gmail.com

Currículo LattesGoogle ScholarÁrea de atuação: História moderna e contemporânea, com ênfase em imaginário representações e processos migratórios, identidade étnica e memória coletiva.

Pesquisa: Relatórios da Secretaria dos negócios de obras públicas e colonização e suas intervenções na região centro-sul do Paraná (1892-1913)
Descrição: Relatórios da Secretaria dos Negócios de Obras Públicas e Colonização e suas intervenções na região centro-sul do Paraná (1892-1913).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Odinei Fabiano Ramos – Coordenador.

Grupos de Pesquisa: Cultura, Etnias, Identificações – UNICENTRO

OSÉIAS DE OLIVEIRAoseias50@yahoo.com.br

Credenciado em 2012

Currículo LattesGoogle ScholarÁrea de atuação: educação étnico-racial, regiões e religiosidades, diversidade cultural, identidade étnica, indígenas e quilombolas.

Pesquisa: A construção do sertão de Guarapuava – séc. XVIII
Descrição: Esta pesquisa integra parte das atividades do pós-doutoramento no exterior, junto ao Instituto de Investigação Científica Tropical, em Lisboa, Portugal, e pretende compreender, a partir das últimas problematizações na história sobre regiões e, principalmente, sertões, como se deu o processo de ocupação não-indígena, no século XVIII, e a transformação do tradicional território Kaingang, conhecido como Koran-Bang-Re, em sertão de Guarapuava. Estes sertões comumente tem sido abordados pela historiografia com uma delimitação temporal restrita ao século XIX, em função da facilidade do acesso da documentação administrativa que, após o desmembramento de São Paulo em 1853, tornou-se mais detalhada e preocupada com as fronteiras no Brasil Meridional. Os temas que tradicionalmente caracterizaram o uso desta documentação (tomada de forma descritiva para relatar a conquista de Guarapuava) tem dado lugar à trabalhos focados na demografia histórica, nas relações interétnicas, envolvendo indígenas e não-indígenas, e nas relações socioculturais desenvolvidas entre os muitos sujeitos históricos que constituíam a sociedade no sertão. Desta forma, um importante período, centrado no século XVIII, tem sido pouco abordado e quando mencionado, se faz a partir da referência de uns poucos estudos que buscaram oferecer um panorama geral da região geográfica que compreendia entre os rios Paranapanema e o Iguaçu (sentido norte-sul), e os rios Tibagi e Ivaí até o rio Paraná (sentido leste-oeste). As noções de regiões e espaços podem ser aplicadas para compreender a construção discursiva dos sertões de Guarapuava, seja enquanto uma disputa nas ciências pelo domínio do objeto, ou seja enquanto um conjunto de práticas sociais que atravessam e organizam os lugares. Então, os sertões de Guarapuava, no século XVIII, podem ser entendidos como uma categoria manifesta por um espaço decorrente de um lugar praticado e em condições de ser lido por um sistema de signos. O sertões devem ser interpretados como um espaço definido a partir das ações dos sujeitos que o produzem, delineiam e o configuram por meio de práticas e ações cotidianas, ou operações espacializantes, decorrentes dos muitos embates culturais praticados neste sertão, que o produzem enquanto movimento e transformação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Oséias de Oliveira – Coordenador.

Pesquisa: Regiões e Representações nos Relatos do Século XVIII e XIX

Descrição: A partir da problematização das noções de espaço, região e sertão, o projeto pretende analisar a formas como são concebidas e representados os indígenas e os negros nos séculos XVIII e XIX.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Oséias de Oliveira – Coordenador.

Número de produções C, T & A: 2

Grupos de Pesquisa: Cultura, Etnias, Identificações – UNICENTRO
Grupos de Pesquisa: Estudos em História Cultural – UNICENTRO
(Líder)

LINHA ESPAÇOS SIMBÓLICOS, SABERES E CORPOREIDADES

ALEXANDRA LOURENÇOalels1@hotmail.com

Currículo LattesGoogle ScholarÁrea de atuação: Sociologia e História, com ênfase em ciência política e antropologia.

Pesquisa: Dimensões da violência contra as mulheres: mapeamento do fenômeno na região de Irati-PR
Descrição: O projeto pretende dar continuidade ao mapeamento dos casos de violência contra as mulheres na região de Irati-PR, já iniciado em pesquisa anterior, ampliando para a região da AMCESPAR. A metodologia consiste em pesquisa quantitativa e qualitativa que fará uso de levantamento de dados numéricos de atendimentos formais de violência contra mulheres registrados nos equipamentos da segurança pública, saúde, assistência social e judiciário. Contará também com entrevistas com gestores e/ou usuárias ou mulheres da comunidade, a fim de compreender a atuação da rede e fomentar dados para melhorias das políticas publicas de assistência às mulheres em situação de violência.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Alexandra Lourenço – Integrante / Kátia Alexsandra dos santos – Coordenador / Paula Marques da Silva – Integrante / Kelly Martins Geronazzo – Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

Pesquisa: Estratégias de participação das mulheres na política eletiva dos dois lados do Atlântico: recrutamento das deputadas no Brasil e Portugal nas eleições de 2018 e 2019
Descrição: Trata-se da proposta para realização de um estágio de pós-doutoramento no IPRI-FCSH-UNL sob a supervisão do professor doutor Pedro Tavares de Almeida, no segundo semestre de 2021 e primeiro semestre de 2022. O objetivo deste estudo é analisar as relações de poder que envolvem os processos de formação, de escolha e apoio financeiro, daqueles que compõem a elite política do legislativo nacional em Portugal e Brasil, nas eleições de 2018 e 2019, sob a perspectiva das relações de gênero e das teorias sobre o recrutamento das elites políticas. Esta pesquisa insere-se no campo da ciência política em estudos comparados, estudos empíricos sobre elites políticas e estudos de gênero. Ela almeja contribuir com as discussões sobre práticas socioculturais e relações de poder no campo da política eletiva e representação institucional.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Alexandra Lourenço – Coordenador.

Pesquisa: Poder e violência nos espaços simbólicos das relações de gênero na esfera política, social e cultural no tempo presente
Descrição: O principal objetivo deste estudo, é analisar as relações de poder que envolvem os processos de formação (treinamento da base), de escolha (seleção ou recrutamento) e apoio (financiamento), daqueles que compõem a elite política do legislativo nacional no Brasil a partir das eleições de 2018, sob a perspectiva das relações de gênero e compreender em que medida, o gênero do aspirante a candidato e posteriormente candidato, se constitui, em fator importante na estrutura de oportunidades.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Alexandra Lourenço – Coordenador.

Grupos de Pesquisa: Estudos em História Cultural – UNICENTRO
Grupos de Pesquisa: Núcleo de Pesquisas em História da Violência (NUHVI)

ARIANE CARLA PEREIRA FERNANDESarianepereira1977@gmail.com

Currículo LattesGoogle ScholarÁrea de atuação: Telejornalismo; Linguística, com ênfase em Análise do Discurso; e História da/na Mídia.

Pesquisa: Reconstruindo uma trajetória: a história da televisão em Guarapuava (TVs Manchete, Bandeirantes e Globo)
Descrição: Guarapuava. Cidade localizada no centro-oeste paranaense com quase 200 anos e, segundo o último censo do IBGE, 170 mil habitantes. Apesar de mais antiga que muitas das cidades do interior do estado, o município assistiu (passivamente) a criação, construção, crescimento e desenvolvimento de outros que, pouco a pouco, o foram deixando para trás ? econômica, política e culturalmente ? como Maringá e Londrina. Esta última, por exemplo, que tem menos metade da idade de Guarapuava, foi a primeira cidade interiorana brasileira a ter instalada uma emissora de televisão, a TV Coroados, de 1963. Sua universidade estadual (UEL ? Universidade Estadual de Londrina) data de 1970 e oferece o curso de Jornalismo desde a década de 1970.Curso este mais antigo que a própria Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), criada em 1990. Já o curso de Jornalismo em terras guarapuavanas teve início em 2002. Curso jovem como também são razoavelmente recentes as transmissões telejornalísticas na cidade. Atualmente, são duas emissoras funcionando na cidade – a TV Guairacá/RPCTV/Rede Globo e a TV Humaitá. Assim, pensar sobre o ensino e a pesquisa de telejornalismo localmente, ou seja, na Unicentro, passa, também, pela constituição da TV e do telejornalismo no município. No início da década de 1990, aproximadamente 30 anos depois da instalação da TV Coroados, em Londrina, e da TV Tibagi, em Apucarana, ambas no interior paranaense, é instalada a primeira emissora aberta de Guarapuava: a TV Independência, pertencente ao Sistema Sul de Comunicação, rede de afiliadas da TV/Rede Manchete, no Paraná. Porém, com a extinção desta, a TV local passou a retransmitir o sinal da TV/Rede Bandeirantes. No ano 2000, a emissora é comprada pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC) e passa a fazer parte do grupo retransmissor da TV/Rede Globo no Paraná. Na época, mais nova entre as emissoras pertencentes ao grupo. A presença do curso de Jornalismo – concomitantemente ao funcionamento de emissoras de TV em Guarapuava – não promoveu o interesse por se estudar as origens da televisão na cidade, não havendo registros acadêmicos e/ou científicos das duas primeiras fases da TV na cidade, com as presenças, inicialmente, da TV Manchete seguida pela TV Bandeirante. Nesse sentido, esse trabalho visa dar continuidade a uma pesquisa anterior em que foi feita memória da implantação da TV Guairacá em Guarapuava, desta vez, promovendo o registro da história dessas emissoras locais a partir do testemunho das pessoas – jornalistas e técnicos – que atuaram em ambas televisões. Assim, o objetivo geral do projeto de pesquisa aqui proposto é sistematizar a história da televisão aberta e, sobretudo, do telejornalismo nas primeiras emissoras abertas a atuarem na cidade – TV Manchete e TV Bandeirantes. Para isso, buscar-se-á, de modo específico incentivar a produção de pesquisa acerca de memória da mídia no Centro-Oeste do Paraná, especificamente em Guarapuava; e registrar, em formato de texto científico (artigo(s) e/ou livro), as memórias dos profissionais que atuaram nessas emissoras, possibilitando, assim, a manutenção da uma certa história da televisão guarapuavana. Esta pesquisa se dará, primeiramente, através da pesquisa bibliográfica de fontes primárias. Ou seja, do levantamento nos jornais e revistas publicados na região das notícias referentes ao funcionamento das emissoras afiliadas a TV Manchete e a TV Bandeirantes. Concomitantemente, serão realizadas entrevistas, utilizando-se das técnicas de pesquisa e de apuração jornalística e da história oral, para que profissionais que atuaram nas emissoras relatem os fatos por ele vividos e presenciados enquanto funcionários da televisão, permitindo, desse modo, a reconstrução de uma mirada sobre a história da TV em Guarapuava. Também procuraremos levantar com nossas fontes (entrevistados) se eles armazenam registros audiovisuais das transmiss.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Ariane Carla Pereira – Coordenador.

Grupos de Pesquisa: Conversas Latinas em Comunicação (CLC) – UNICENTRO (Líder)
Grupos de Pesquisa: Leitura, Mídia e Formação de Professores de Línguas – UEM

DANILO FERREIRA DA FONSECA – daniloffonseca@gmail.com

Currículo LattesÁrea de atuação: História Contemporânea, com ênfase no continente africano e em relações étnico raciais no mundo contemporâneo. Teoria da História e etnocentrismo. Questões afro-brasileiras.

Pesquisa: Relações étnico-raciais no mundo contemporâneo
Descrição: Com o presente projeto pretende-se dar continuidade a estudos e discussões realizadas nos últimos anos pelo docente proponente sobre questões consideradas de interesse para a mundo contemporânea a partir da segunda metade do século XX e início do século XXI no que tange relações étnico-raciais e a educação principalmente no que envolve o continente africano (mas também com possibilidade de ampliar para outras territorialidades). O Resultado esperado é a publicação de artigos em periódicos especializados na temática, além da difusão da pesquisa em eventos acadêmicos. Também pretende-se articular tais atividades de pesquisa à atividades de extensão vinculadas ao Núcleo de Estudos Étnico-Raciais (NEER).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Grupos de Pesquisa: Educação Histórica: Consciência Histórica e Cultural – UNICENTRO
Grupos de Pesquisa: História das direitas – UFF
Grupo de pesquisa: África do século XX e tempo presente – História Contemporânea – UNEB

DAVI SILVA GONÇALVES gdavi1210@gmail.com

Currículo LattesGoogle ScholarÁrea de atuação: História e literatura. Metaficção historiográfica. Romance histórico. Materialismo histórico-dialético.

Pesquisa: História e literatura
Descrição: Este projeto busca desenvolver e orientar pesquisas que articulem um paralelo entre a história e a literatura, levando em conta a produção literária preferencialmente (mas não exclusivamente) de autores eslavos e/ou descendentes de eslavos, tendo em vista o contexto particular de Irati e região.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Davi Silva Gonçalves – Coordenador.

Grupos de Pesquisa: Estudos de literaturas de língua espanhola e inglesa – UNICENTRO
Grupos de Pesquisa: Estudos Literários: teoria, crítica e ensino – UNICENTRO

 

 

NADIA MARIA GUARIZAnadiamguariza@gmail.com

Currículo LattesGoogle ScholarÁrea de atuação: história, gênero, catolicismo, educação e culto mariano.

Pesquisa: Ensino e aprendizagem de história: mapeamento de infraestrutura e das práticas com tecnologias educacionais nas escolas estaduais públicas localizadas no campo, nos municípios de Prudentópolis e Araucária
Descrição: O presente projeto de pesquisa vincula-se à área de educação e busca analisar os processos de ensino e de aprendizagem de História a partir de práticas que se utilizam das tecnologias educacionais em escolas estaduais do campo. Os propósitos desse projeto ancoram-se no fato de que desde as últimas categorizações sócio-antropológicas sobre usuários de tecnologias, como as gerações Baby boomers, X, Y e Z, tem-se observado (e experimentado na prática) diferenças fundamentais nas estruturas e estilos cognitivos desses representantes, o que fortalece as máximas relacionadas aos usos de tecnologias como interferentes diretos nos processos de aprendizagem.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Nadia Maria Guariza – Coordenador / Claércio Ivan Schneider – Integrante / Rita Gonçalves – Integrante / Pedro Leão da Costa Neto – Integrante / Susane Martins Lopes Garrido – Integrante / Geyso Dongley Germinari – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro

Pesquisa: Levantamento de fontes sobre estudos de religião em Irati – PR.
Descrição: O presente projeto pretende conduzir um levantamento de fontes nas duas principais paróquias da cidade de Irati (PR), Nossa da Luz e São Miguel, com a finalidade de desenvolvimento de pesquisar posteriores com alunos da graduação e pós-graduação do Dehis Unicentro (Campus Irati)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nadia Maria Guariza – Coordenador.

Número de orientações: 1

Grupos de Pesquisa: Educação Histórica: Consciência Histórica e Cultura – UNICENTRO

PAULO RODRIGO ANDRADE HAIDUKE paulohaiduke@unicentro.br

Currículo LattesGoogle ScholarÁrea de atuação: História e Educação com ênfase em História Moderna e Contemporânea, Teoria e Filosofia da História, literaturas estrangeiras modernas e patrimônio histórico e cultural.

Pesquisa: Proust visita o Brasil: a recepção pela intelectualidade brasileira (décadas de 1920 à 1950)
Descrição: A pesquisa busca analisar o corpus documental referente à recepção da obra de Marcel Proust no Brasil (1920-50), para compreender qual foi o impacto da mesma no campo intelectual brasileiro…
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Paulo Rodrigo Andrade Haiduke – Coordenador.

Grupos de Pesquisa: Intelectuais, ciência e nação – UNICENTRO

VANDERLEI SEBASTIÃO DE SOUZAvanderleidesouza@yahoo.com.br

Currículo LattesGoogle ScholarÁrea de atuação: nação, raça e identidade nacional, pensamento médico, história da saúde pública, interpretações do Brasil, trajetórias e biografias intelectuais, história da eugenia, da genética e da antropologia física.

Pesquisa: Ciência, raça e nação: os retratos e representações da identidade nacional na escrita médico-científica da primeira metade do século XX
Descrição: O objetivo do projeto é analisar as ideias e representações sobre a construção da nação, bem como as diferentes formas de intervenção na vida social, promovidos no Brasil por cientistas e intelectuais ligados ao campo médico. Meu interesse é analisar especialmente um grupo de cientistas e intelectuais que tiveram suas trajetórias associadas ao campo da medicina, da eugenia, da antropologia física e da genética humana na primeira metade do século XX. Neste contexto, trata-se de analisar desde o debate sobre interpretações médico-científicas em torno das relações entre raça, natureza e sociedade, temáticas inescapáveis desde o final do século XIX, até as questões relacionadas à ocupação do interior do país e o processo civilizatório, as discussões sobre sertão, regiões, saúde pública, imigração e identidade nacional. Alguns aspectos a serem explorados ao longo da pesquisa dizem respeito à relação entre a escrita intelectual, ou científica, e a intervenção na vida pública, bem como a relação e as fronteiras entre ciência, política e nação. Além disso, é importante considerar também a formação dos campos intelectuais, as relações de poder, as estratégias simbólicas de construção de prestígio e legitimação, as forma de apropriação, resignificação e difusão de ideias, as polêmicas, divergências e consensos em torno da formulação de projetos intelectuais e científicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Vanderlei Sebastião de Souza – Coordenador / Marcela Cristiane Cavalheiro Miranda Francescon – Integrante / Francielle Aparecida Uchak – Integrante / Osvaldo Carneiro de Matos Neto – Integrante / Alana Juni Pereira Costa – Integrante / Denis Henrique Fiuza – Integrante / Megi Monique Maria Dias – Integrante.

Grupos de Pesquisa: Intelectuais, ciência e nação – UNICENTRO (Líder)