Câmpus de Irati realiza primeira edição do “UniCalouros”

Aproximar os novos acadêmicos da vida universitária e promover a interação com veteranos e alunos de outros cursos. Esses são os principais objetivos do “UniCalouros”, evento de integração do Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), realizado durante a tarde e a noite da última quarta-feira (10).

No espaço ao lado do Centro de Convivência, calouros e veteranos de todos os cursos se divertiram com músicas e atividades propostas por diversas organizações estudantis. Entre brincadeiras e conversas, estudantes recém-chegados, como Mariana da Rosa Lucatto, puderam se familiarizar um pouco mais com o ambiente universitário. “Dessa forma a gente se diverte brincando junto, fazendo algo que não é tão sério, ou tendo que falar sobre coisas sérias. Com certeza dá uma amenizada, deixa mais leve, pelo menos nessa primeira semana. E está sendo bem legal se aproximar do pessoal da Unicentro. A gente se sente mais acolhido e mais família”, destaca a acadêmica de Fonoaudiologia.

Evento contou com programação nos períodos da tarde e da noite (Foto: Coorc)

Para Luiz Lascoski, do 1º ano de Administração, isso ajuda os alunos na transição da rotina entre o ensino médio e a universidade. “Olha, está sendo um pouquinho difícil, mas é incrível porque todo dia que eu chego aqui, bate uma emoção e eu me lembro que eu consegui passar, que eu vou orgulhar minha família e eu estou muito feliz de estar aqui hoje. E ver todas essas pessoas que são novas, assim como eu, que estão aqui se divertindo, é incrível”, ressalta.

A primeira edição do UniCalouros foi organizada pela Direção do Câmpus de Irati, com o apoio da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (Coorae) e de Centros Acadêmicos, Atléticas e representantes dos cursos, como explica o diretor do Câmpus, professor Ronaldo Maganhoto. “O evento vem de conversas da Direção com outros setores da universidade buscando um momento de descontração entre os alunos. A ideia então é uma programação recreativa no sentido de proporcionar interação entre a nossa comunidade acadêmica”, salienta.

Além de brincadeiras, as barraquinhas dos apoiadores do UniCalouros trouxeram informações e produtos para serem comercializados durante o dia.

No espaço da Coordenadoria de Apoio ao Estudante, os acadêmicos receberam orientações e materiais de divulgação dos serviços que são prestados pelo setor no câmpus. “Na Coorae, nós temos o ambulatório, os psicólogos, a Divisão de Inclusão e Acessibilidade… E nós também estamos distribuindo um folder que tem o mapa do câmpus, os horários dos ônibus, todas as informações que os alunos que estão entrando na Unicentro precisam. Além disso, esse folder tem os contatos para que os calouros e os veteranos possam ser atendidos pela Coordenadoria de Apoio Estudantil”, detalha a professora Andrea Nogueira Dias.

Para Heloise Andrade, vice-presidente da Alcateia – Atlética dos cursos do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, o evento é uma oportunidade de receber os novos alunos e apresentar o que são as atividades desenvolvidas pelas associações estudantis. “Eu acredito que é de extrema importância para a nossa integração com os alunos e para mostrar que a nossa Atlética está presente dentro da universidade e não só em eventos fora. A gente está procurando fazer ações sociais que movam a Atlética junto com a Unicentro, para mostrar que nós somos um conjunto, e que acrescentem tanto na universidade quanto para a gente”, reforça.

Por Wyllian Correa