Exame de proficiência em línguas estrangeiras está com inscrições abertas

Estão abertas até o dia 19 de abril as inscrições para o exame de proficiência em línguas estrangeiras. A prova, que neste semestre terá como opções inglês e espanhol, é promovida pelo Departamento de Letras do Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Para se inscrever basta acessar o site unicentro.br/proficiencia2024, onde também está disponível o edital com todas as informações sobre a avaliação. É cobrada uma taxa de R$ 80 para realizar o teste.

Como explica o coordenador do exame, professor André Luís Specht, a prova de proficiência é uma ferramenta para avaliar e comprovar a habilidade de leitura e interpretação de textos em uma língua estrangeira. “O público que busca e realiza os exames de proficiência são na sua maioria pós-graduandos. Durante o mestrado, os programas de pós-graduação exigem dos alunos a comprovação de habilidade leitora em um língua estrangeira e, no doutorado, duas”, comenta o docente.

O teste será aplicado presencialmente no Câmpus de Irati no dia 25 de abril. Os candidatos terão duas horas para responder dez questões de múltipla escolha sobre textos escritos no idioma escolhido. Os inscritos podem levar somente dicionário impresso para consultar durante a prova, sendo vetado o empréstimo desses materiais entre os candidatos.

“Os participantes que atingirem nota igual ou superior a 7,0 recebem um certificado que comprova a leitura e interpretação de texto na língua escolhida. Em geral, os certificados de proficiência têm validade de dois anos, mas esse prazo pode variar, a depender das regras do programa de pós-graduação”, pontua o professor.

O resultado final do exame de proficiência será divulgado a partir do dia 29 de abril, no site unicentro.br/proficiencia2024.