Curso de Libras do Centro de Línguas da Unicentro qualifica profissionais da rede municipal de ensino e da comunidade de Irati

Capacitar profissionais do ensino e promover a inclusão. Esses são alguns dos objetivos do curso de Libras, ofertado neste semestre em parceria entre o Centro de Línguas da Unicentro (CEL) e a Secretaria Municipal de Educação de Irati.

Nesta quarta-feira (03), tiveram início as turmas que vão atender funcionários e professores da rede municipal de ensino, além do público em geral. As aulas são presenciais e ocorrem às quartas-feiras, na Faculdade São Vicente, sendo uma turma no período da manhã e a outra, à tarde.

Professor surdo que atua no CEL desde 2019, Lucas Roberto Dalzotto explica que os participantes aprenderão noções básicas da língua, ao mesmo tempo que conhecerão um pouco mais sobre a cultura surda. “As aulas serão todas em Libras, que é o melhor para o aprendizado deles. Eles já vão ter um conhecimento de como funciona a comunicação com o surdo e isso vai ser muito importante. O objetivo é que nós tenhamos continuidade e que futuramente esses professores consigam trabalhar com crianças ou alunos surdos”, ressalta Lucas.

O curso de Libras – Nível I é promovido pelo Centro de Línguas da Unicentro e pela Secretaria de Educação de Irati (Foto: Coorc)

De acordo com a diretora do Centro de Línguas da Unicentro, professora Leonilda Procailo, fazer esse trabalho em um espaço no centro da cidade era um desejo antigo do CEL. “Nós entendemos que esse momento é uma oportunidade da Unicentro também participar da comunidade, de se inserir e conseguir ofertar um curso que é, ao mesmo tempo, uma responsabilidade social da universidade. Nós compreendemos que esse é um papel muito importante nosso aqui. E nós encontramos na Secretaria de Educação do município essa chance de participar de um projeto tão interessante”, pontua.

Além de reforçar a importância da parceria com a Unicentro, a coordenadora do Setor de Educação Especial e Inclusiva da Secretaria Municipal de Irati, Vanderleia Rosiane Golinski, destaca a relevância de proporcionar a capacitação na Língua Brasileira de Sinais para toda a comunidade local. “Ela tem um grande importância para o nosso município, principalmente para a nossa educação. Mas o objetivo dela não é só atender os alunos surdos da nossa rede de ensino. Essa formação está sendo ofertada para toda a comunidade, como profissionais da assistência, da saúde e o público em geral”, enfatiza.

Inscrições do CEL seguem abertas até 12 de abril

As inscrições para as turmas de Libras, assim como para outros cursos ofertados pelo Centro de Línguas, foram prorrogadas até o dia 12 de abril. A matrícula deve ser feita pelo site unicentro.br/cel. É cobrada uma taxa única de R$ 60 para a comunidade interna da Unicentro (alunos, funcionários e professores da universidade), enquanto o público geral paga R$ 120 no ato da matrícula. Vale lembrar que inscritos no Cadastro Único do Governo Federal não pagam nada pelos cursos.

Por Wyllian Correa