Paraná Fala Espanhol está com matrículas abertas para a comunidade acadêmica

Paraná Fala Espanhol está com matrículas abertas para a comunidade acadêmica

Alunos, professores, funcionários e terceirizados da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) têm até 17 de abril para se inscrever nos cursos ofertados pelo programa Paraná Fala Espanhol (PFE). Neste semestre, estão disponíveis quatro opções: “Espanhol Iniciante” e “Espanhol Básico”, com aulas presenciais nos câmpus de Irati e Santa Cruz; e “Leitura e Produção de Textos Acadêmicos” e “Espanhol Para Viagens Acadêmicas”, oferecidos na modalidade remota. 

As matrículas são feitas pela página unicentro.br/pfe2024. Para se inscrever, os interessados devem comprovar vínculo com a Unicentro, conforme o regulamento do programa. Os cursos são gratuitos e apenas o material didático é pago. 

Lançado em 2023, o Paraná Fala Espanhol integra o programa Paraná Fala Idiomas, iniciativa conjunta das instituições de ensino superior públicas estaduais do Paraná (Unicentro, UEPG, UEL, UEM, Unespar, UENP, Unioeste), com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e da Unidade Executiva do Fundo Paraná (UEF). 

Como explica a coordenadora institucional do PFE na Unicentro, professora Cibele Krause Lemke, o objetivo do projeto é contribuir para o fortalecimento das ações de internacionalização das universidades, nas quais a excelência em uma língua estrangeira como o espanhol é fundamental. “A Unicentro possui acordos de cooperação com diversas universidades da Espanha e da América Latina, portanto, o conhecimento do espanhol torna-se fundamental para o estabelecimento de parcerias, bem como para a divulgação de projetos e pesquisas que são desenvolvidos em nossa universidade”, destaca Cibele. 

De acordo com a coordenadora, ao longo de 2023, mais de 100 pessoas se inscreveram nos primeiros cursos ofertados na universidade, incluindo docentes, discentes e agentes interessados em participar de programas de mobilidade internacional, bem como em eventos nos quais o uso do espanhol é requerido. “Além disso, o Governo do Paraná, por meio da Seti, está lançando o programa ‘Ganhando Mundo’, destinado à comunidade universitária das instituições de ensino superior do estado, o que aumenta ainda mais a necessidade de aprendizado de idiomas para participar desse programa”, salienta a professora.

CURSOS 1º SEMESTRE DE 2024 – PFE UNICENTRO

Espanhol Iniciante (A1.1)

Turmas presenciais nos câmpus de Irati e Santa Cruz.

Aulas: segundas e quartas-feiras, das 17:30 às 19:30.

Espanhol Básico (A2.1)

Turmas presenciais nos câmpus de Irati e Santa Cruz.

Aulas: terças e quintas-feiras, das 17:30 às 19:30.

Leitura e Produção de textos acadêmicos

Turma remota.

Aulas: quartas-feiras, das 19:30 às 21:30.

Espanhol Para Viagens Acadêmicas

Turma remota.

Aulas: sábados, das 08:00 às 12:00.

 

Por Wyllian Correa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *