VI Ceoc reúne cursos do Setor de Ciências Sociais Aplicadas para discutir empreendedorismo

Começou nessa terça-feira (6) a sexta edição do Congresso de Estudos sobre Organizações e Controladoria da Unicentro, o Ceoc. Realizado simultaneamente em Irati e Prudentópolis, o evento é organizado pelos cursos do Setor de Ciências Sociais Aplicadas do Câmpus de Irati (Sesa/I): Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Durante três dias, os quase 300 inscritos no congresso vão poder acompanhar palestras, mesas-redondas, exposições de trabalhos científicos e apresentações culturais nas unidades universitárias das duas cidades.

De acordo com a organização do Ceoc, desde 2018, o congresso vem se consolidando como um espaço de discussão sobre as relações entre o ambiente organizacional e as formas de controle e gestão, assim como de suas interações com a sociedade. Outro objetivo do evento é promover o contato entre a comunidade acadêmica e os profissionais que atuam em organizações públicas e privadas, além, é claro, de propiciar uma percepção interdisciplinar do tema.

“Imaginamos que o nosso público, nas apresentações dos banners, dos artigos científicos, poderá receber excelentes feedbacks, tanto dos professores de Administração quanto de Turismo, de Contabilidade. Essa visão diferenciada de áreas vai enriquecer muito o conhecimento de todos os cursos do setor”, pontua o diretor do Câmpus Avançado de Prudentópolis, professor Edson Roberto Macohon, um dos coordenadores desta edição do congresso.

Abertura em Irati e Prudentópolis

Na noite de ontem (6), os acadêmicos do Câmpus de Irati puderam acompanhar a apresentação musical da professora Svitlana Kryvoruchko, pesquisadora ucraniana que está na Unicentro desde 2022, por meio do Programa Paranaense de Acolhida aos Cientistas Ucranianos da Seti/Fundação Araucária.

O professor Fernando Antonio Prado Gimenez (UFPR) tratou sobre ecossistemas empreendedores na abertura do Ceoc em Irati. (Foto: Coorc)

No Auditório Denise Stoklos, a palestra de abertura do congresso foi do professor Fernando Antonio Prado Gimenez, da Universidade Federal do Paraná, que tratou sobre o tema “Ecossistemas Empreendedores e Desenvolvimento Local”. “A ideia é abordar como é que uma região, por exemplo, uma cidade como é Irati, pode evoluir para se transformar no que a gente está chamando hoje em dia de ecossistema empreendedor, que seria um espaço  mais favorável, ou menos dificultoso, de surgirem novos empreendimentos, novas pessoas que empreendem. Tem uma série de fatores para isso, mas mais importante do que os fatores em si é entender como eles interagem para criar esse espaço. Além de existir pessoas, organizações, recursos, ideias, é entender como que o espaço todo interage para que algo assim seja possível”, detalha o docente.

Já no Câmpus Avançado de Prudentópolis, a apresentação cultural foi do grupo de dança do Instituto Federal do Paraná de Irati, que trouxe os ritmos do frevo e carimbó ao Auditório São José.

Em Prudentópolis, a palestra de abertura foi do juiz Ronney Bruno dos Santos Reis, que falou a responsabilidade dos sócios de empresas. (Foto: Coorc)

A conferência de abertura foi do juiz Ronney Bruno dos Santos Reis, da Comarca de Prudentópolis, que falou sobre “A Responsabilidade do Sócio: da Constituição à Liquidação da Empresa”. “O objetivo é fazer um panorama geral de toda a responsabilidade dos sócios para os mais diversos tipos societários, desde a constituição até o encerramento, a liquidação, seja por falência ou por recuperação judicial. Eu teço alguns comentários sobre o porquê dessa distinção entre a pessoa do sócio e a empresa, a justificativa disso, que também serve para fomentar o empreendedorismo, para que a pessoa possa investir, mas se resguardar dos riscos, para resguardar o seu patrimônio mínimo, a sua vivência”, explica o magistrado.

Evento segue até quinta-feira (8)

Nesta quarta (7), além da sessão virtual de apresentação de trabalhos em Prudentópolis, o Ceoc vai promover, às 19h30, mesas-redondas nos dois câmpus com relatos de experiências de empresários e acadêmicos.

Em Prudentópolis, a atividade vai ser coordenada pelo professor Aldo Siatkowski, e terá como debatedores Cláudia Crisóstimo, Lidiane Campagnaro e Salmo Andrei Bobato. Em Irati, a coordenação da discussão entre alunos e empreendedores será do professor Diogo Luders Fernandes.

O Congresso de Estudos sobre Organizações e Controladoria termina na quinta-feira à noite, com a apresentação de trabalhos orais e banners.

Ao todo, serão apresentados 142 trabalhos científicos tanto em sessões virtuais quanto presenciais. “Há seis anos atrás nós criamos o Ceoc, a partir de eventos que já existiam nos departamentos, com o objetivo de dar vazão a toda a produção científica dos nossos alunos, assim como também de receber a produção externa. Então é um evento muito importante nesse sentido. Mas o mais importante de tudo realmente é essa articulação entre os cursos, entre os professores e os alunos do setor”, enfatiza o diretor do Sesa, professor Edélcio Stroparo.

A programação completa pode ser acessada na página do evento.