Curso de Psicologia realiza 13ª Mostra de Estágios

Nos últimos dias, os alunos do curso de Psicologia da Unicentro puderam compartilhar experiências e aprendizados na 13ª Mostra de Estágios, realizada no Câmpus de Irati da universidade. Mais uma vez, o evento foi dividido entre os estágios básicos – desenvolvidos pelos alunos do 2º ao 4º ano –  e os estágios específicos ou profissionalizantes – realizados pelos formandos. “O objetivo é apresentar um pouco do que o curso tem desenvolvido em termos de campos de estágio, e ao mesmo tempo avaliar essas práticas”, destaca o coordenador de estágios, professor Gustavo Zambenedetti.

Além das apresentações de grupos, a programação da mostra teve oficinas e atividades abertas. (Foto: Coorc)

Como explica o docente, já há alguns anos, a orientação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) é de que o trabalho seja desenvolvido pelos alunos em diferentes áreas – como assistência social, educação e trabalho – distribuído em diversas disciplinas ao longo do curso, e que vá crescendo em complexidade a cada ano letivo. “A ideia [das DCNs] é que o campo de práticas tem que ser mais transversal em relação ao campo teórico. A teoria tem que fundamentar a prática, mas a prática também tem que interrogar a teoria, numa relação dialógica e de produção de sentido contínuo. E é isso que a gente vem desenvolvendo e aprimorando no curso”, detalha.

Leonardo Gerva, acadêmico do quarto ano, apresentou no evento os trabalhos desenvolvidos em dois estágios básicos: o de Técnicas de Aconselhamento Psicológico e o de Orientação Profissional. Para ele, o ponto principal da mostra é ser um espaço de compartilhamento entre os alunos de todos os anos. “A mostra dá uma sensação de fechamento para os estágios. Ela permite você ter a perspectiva de outros alunos, você consegue compartilhar e saber que estão te escutando. E ir para o estágio é uma atividade que tensiona muito os alunos, acaba sendo até estressante algumas vezes, e por isso que eu acho que esse é um espaço essencial”, enfatiza.

O “Mosaico Formativo” foi uma forma diferente de apresentar as experiências de estágio durante o ano letivo (Foto: Coorc)

Uma novidade da edição do ano letivo de 2023 foi o chamado “Mosaico Formativo”. Segundo Gustavo, a proposta foi incentivar os grupos de acadêmicos a refletirem sobre os aspectos do processo formativo que envolveu os estágios, utilizando fragmentos de imagens ou palavras. O resultado está exposto no prédio principal do câmpus, no corredor próximo à sala do Departamento de Psicologia. “Cada fragmento expressa um vínculo, uma prática, uma habilidade construída ou afeto mobilizado neste percurso, resultando em múltiplas possibilidades de leitura na relação entre cada fragmento e suas possibilidades de conexão”.