Pesquisadora visitante da Unicentro publica artigo em revista científica búlgara

Pesquisadora visitante da Unicentro publica artigo em revista científica búlgara

Svitlana Kryvoruchko, docente visitante na Unicentro, acaba de publicar um artigo na revista búlgara Balkanistic Forum. Intitulado “Ukrainian Identity of Vasyl Stus: the Concept of ‘Freedom’ in the Movie ‘Prohibited’” (em tradução, ‘Identidade Ucraniana de Vasyl Stus: o conceito de liberdade no filme “Prohibited”’), o trabalho integra o volume 33, divulgado em janeiro deste ano, que tem como tema “Emigrantes e minorias: a memória silenciada da guerra russo-otomana”.

Svitlana Kryvoruchko está na Unicentro desde de 2022 e tem a pesquisa financiada pela SETI/Fundação Araucária. (Foto: Coorc)

No texto, a pesquisadora ucraniana trabalha com os conceitos de “liberdade” e “segurança” presentes no filme “Prohibited” (2019), do diretor Roman Brovko, que trata sobre a vida do poeta ucraniano Vasyl Stus e sua luta contra o sistema soviético. A obra cinematográfica é um dos objetos de estudo de Svitlana, que tem sua pesquisa financiada pela Seti e pela Fundação Araucária por meio do Programa Paranaense de Acolhida aos Cientistas Ucranianos.

“Vasyl Stus deu a vida pelo desenvolvimento da literatura, da cultura, da arte e da língua ucraniana. Ele é um patriota do “ucraniano”. A vida do poeta é uma versão da arte, está envolvida em protestos, em torno da não-aceitação por um indivíduo talentoso de um estado totalitário que sufoca e mata. Os passos da Vasyl Stus são uma resistência ao nacionalismo etnolinguístico russo”, descreve a autora no resumo do artigo.

A Revista Balkanistic Forum é publicada desde 1992 pela South-Western University Neophite Rilsky, localizada na cidade de Blagoevgrad, Bulgária, e conta com três edições anuais. A publicação está disponível nesta página <https://www.ceeol.com/search/journal-detail?id=1069>.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *