Câmpus de Irati passa a ofertar atendimento em grupo para crianças e adolescentes de 5 a 12 anos com dificuldades escolares

O Câmpus de Irati da Unicentro conta agora com mais um serviço voltado para a comunidade da região. Foi implementado neste mês o Grupo de Atendimento às Dificuldades Encontradas no Processo de Escolarização, o Gadepe. Entre os objetivos do projeto está avaliar e superar eventuais problemas escolares a partir do acompanhamento de grupos de crianças e adolescentes (de 5 a 12 anos), da orientação dos familiares responsáveis e de visitas às escolas desses alunos.

Uma das coordenadoras da ação, a professora Alayde Digiovanni explica que os atendimentos feitos pelas acadêmicas do curso de Psicologia serão semanais e em grupos, sob supervisão dela e da professora Paula Marques. “As famílias se inscrevem e passam inicialmente por uma entrevista. Daí então as alunas de Psicologia acompanham as crianças nos grupos, a partir das questões que são trazidas como queixa, com avaliações que são feitas coletivamente. E ao mesmo tempo que a gente avalia, também já intervém”, detalha.

Ainda segundo a docente, as demais frentes de atuação do projeto ocorrem concomitantemente ao trabalho com as crianças. “Simultaneamente, os pais ou responsáveis vão participar do grupo de orientação. Outra etapa que acontece ao mesmo tempo são as visitas às escolas, no qual vai ser levantado todo o processo educativo da criança e feita uma devolutiva. Você tem que dizer para a escola o que a psicologia tem a dizer daquela queixa que se instituiu nas questões escolares para contribuir com a superação”, afirma.

As inscrições para o Gadepe estão abertas e são contínuas. Os pais ou responsáveis pelos estudantes podem entrar em contato com o Serviço-Escola de Psicologia pelo Whatsapp (42) 98822-5141.