Unicentro participa de programa de mobilidade presencial e virtual entre universidades latino-americanas

A Unicentro é uma das universidades brasileiras participantes do Programa INILATmov+, um projeto da Iniciativa Latino-Americana para a Internacionalização do Ensino Superior (INILAT). Com o objetivo de promover a mobilidade virtual e presencial para estudantes de graduação e pós-graduação, o programa conta com oportunidades no Brasil, na Argentina, no Chile, na Colômbia, no México e no Peru.

Segundo a coordenadora de Relações Internacionais da Unicentro, professora Cibele Krause Lemke, são mais de 3 mil ofertas de cursos nas modalidades presencial, remota e híbrida, em 79 universidades latino-americanas. “O interessante dessa candidatura é a diversidade de áreas do conhecimento nas quais são ofertadas as vagas, além da possibilidade de construir uma parceria acadêmica com outras instituições da América Latina”, destaca.

A coordenadora ainda aconselha que os interessados fiquem atentos aos prazos, pois cada universidade estabelece uma data limite para inscrição de acordo com o seu calendário acadêmico. “Então, no caso de estudantes da nossa universidade, eles devem optar por instituições que tenham um calendário mais ou menos aproximado ao da Unicentro que, no ano letivo de 2024, inicia no mês de abril”, aponta.

Por meio do programa, a Unicentro também oferta vagas para estudantes de outras instituições. São 15 cursos para graduandos nas áreas de Agronomia, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Letras-Inglês, Letras-Português, Direito e Administração. Já na pós-graduação, são 14 cursos nas áreas de Ciências Florestais, Geografia, Agronomia, Letras e Desenvolvimento Comunitário. “Para os nossos cursos, em grande maioria, optamos pela modalidade presencial”, enfatiza Cibele.

Além das oportunidades para discentes, o INILATmov+ conta com a modalidade de colaboração docente. Nela, os professores podem realizar o intercâmbio para auxiliar em disciplinas de graduação e pós-graduação, ministrar cursos de curta duração e participar de atividades acadêmicas na instituição escolhida. “É uma estratégia bem interessante para o desenvolvimento, por exemplo, de disciplinas em outras línguas nos programas de pós-graduação”, avalia a coordenadora.

O catálogo com todos os cursos ofertados pela iniciativa pode ser acessado neste link. O início das atividades está previsto para o 1º semestre de 2024.

Os interessados em pleitear as vagas ofertadas pela Unicentro podem entrar em contato com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) pelo telefone (42) 3421-3161 ou pelo e-mail eri@unicentro.br. Os alunos da Unicentro também podem solicitar auxílio ao ERI para se inscreverem nos cursos oferecidos pelas outras universidades vinculadas ao programa.