Alunos de Educação Física participam de aula de salvamento aquático com o Corpo de Bombeiros de Irati

Alunos de Educação Física participam de aula de salvamento aquático com o Corpo de Bombeiros de Irati

Nessa segunda-feira (27), os alunos do quarto ano de Educação Física do Câmpus Irati da Unicentro tiveram uma aula de salvamento aquático, ministrada pelo Corpo de Bombeiros da cidade. O treinamento foi coordenado pelo comandante da Seção de Bombeiros de Irati, 1º Tenente Marcelo Aleixo Cordeiro, pelo Subtenente Valdir do Prado e pelo 3º Sargento Emiliano Sergio Peres, sendo os dois últimos guarda-vidas.

A ação faz parte das disciplinas de Atividades Aquáticas e de Socorros Urgentes, que tem como professores responsáveis André de Camargo Smolarek e Edina Camargo, respectivamente. 

De acordo com o professor André, a aula teve como objetivo a vivência dos princípios metodológicos do salvamento e resgate aquático a nado. “Qualquer atividade envolvendo água pode trazer um alerta extra. Sendo assim, as vivências mostradas pelos bombeiros, bem como a prática realizada pelos alunos simulando o salvamento aquático a nado, podem ser cruciais para a preservação da vida. Desta maneira, se uma aula como essa for suficiente para contribuir em qualquer lugar para a preservação e manutenção da vida, essa vivência é sem dúvida imprescindível e de valor inestimável”, salienta o docente

A professora Edina reforça que o aprendizado dessas e de outras técnicas de salvamento são fundamentais, considerando que em alguns casos a espera pelo socorro profissional pode significar a continuidade da dor, uma piora do quadro ou mesmo a perda da vítima. “Qualquer pessoa pode eventualmente passar por situações de emergência por motivos de lesões, acidentes, ou condições de saúde, seja em casa, no trabalho ou no trânsito. É nesse momento que entra a importância dos primeiros socorros, e ter algum conhecimento pode ser a diferença entre a vida e a morte”, enfatiza.

Um dos participantes da atividade, o acadêmico João Icaro Rocha conta que já passou pela experiência de ter que colocar em prática o que aprendeu em sala de aula. Ele precisou atender uma aluna que teve uma crise de convulsão na escola onde ele faz estágio. “Nós estamos sempre trabalhando em contato com outras pessoas e a gente nunca tem ideia de quando isso pode ser necessário. Essa situação que ocorreu, eu nunca imaginei que iria acontecer tão cedo, e acho que caso não tivesse visto na disciplina, não saberia nem o que fazer naquele momento. Por já ter visto nas aulas, isso me deixou mais tranquilo pra poder ajudar”, relata o estudante. 

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